mercado de residuos                    
       
5 Março
4 min de leitura

Sete vantagens em ter mais de um comprador para o seu resíduo?

cover image
Ter um comprador para o seu resíduo ou ter vários deles? Confira porque é melhor ter mais de um comprador de resíduos no nosso post! Leia!

Ter um comprador para o seu resíduo ou ter vários deles? Esse é um dos questionamentos que vários gestores fazem. Ter vários compradores pode trazer benefícios como maior possibilidade de vender os resíduos, de reduzir custos com o armazenamento, de negociar preço, ter maior segurança, entre outros.

A venda dos resíduos gera muito valor para as empresas. Contudo, ter apenas um comprador torna o modelo mais frágil. Neste texto, explicamos porque é melhor ter mais de um comprador de resíduos. Confira!

1º Vantagem: Varias possibilidades de vender os resíduos

Ter mais de um comprador de resíduos permite que a sua empresa tenha mais opções de venda. Com isso seu lucro aumenta e você reduz o armazenamento de resíduos.

Caso um comprador não faça o negócio por algum motivo é possível negociar com outros. Assim não há o risco de ficar com resíduo parado dentro da empresa. O resíduo armazenado gera um custo, além de ser uma preocupação ambiental já que não recebe uma destinação ambientalmente correta imediatamente. Para armazenamento de resíduos, mesmo que por um curto período, é necessário seguir todas as diretrizes de armazenamento de resíduos conforme normas e legislação ambiental. Além disso, os resíduos tem potencial poluidor.

Caso, também, você tenha gerado uma quantidade a mais de resíduo do que seu comprador precisa é possível negocia-lo para outro. O comprador pode ter inúmeros motivos para não fechar o negócio e o resíduo não irá se movimentar. Estoque alto, parada de linha de produção, problemas financeiros, etc. são alguns desses problemas. Com mais de um comprador você consegue reduzir e/ou eliminar o risco de não ter lucro.

2º Vantagem: Maior poder de negociação de preço

Quando se tem mais de um comprador é possível negociar melhor preços de venda. A organização pode seguir uns dos principais dogmas de mercado o “quem dá mais”, principalmente se o resíduo gerado for um recurso limitado. Ou se esse resíduo sofre alterações de quantidade em épocas sazonais.

O comprador para garantir o material e não parar sua linha de produção aceita negociar preços. Se a empresa tiver apenas um comprador há o risco de não conseguir barganhar valores.

3º Vantagem: Diminui o armazenamento dos resíduos

Quando a empresa tem mais de um comprador para o seu resíduo ela reduz a quantidade de resíduos armazenados. Dessa forma, o tempo de armazenamento e acondicionamento dos resíduos é menor, evitando os potenciais riscos dos resíduos.

Além disso, o empreendimento não vai ter dinheiro parado no armazenamento.

4º Vantagem: Elimina o risco de não vender

Ter mais de um comprador permite a empresa ter maior segurança. A organização que tem apenas um comprador tem o risco de perder a venda e ficar com o resíduo encalhado em seu armazém é enorme.

Um único comprador fixo não é garantia para um negócio. Esse comprador pode ter problemas e não efetuar a compra. Além de a empresa ficar com o resíduo parado sem dar destinação correta, ela perde dinheiro e tempo, haja vista que será necessário mais tempo para ofertar esse resíduo a outros compradores.

Com mais de um comprador, mesmo que um deles tenha problemas para efetuar a compra, os outros conseguem manter o fluxo do negócio até que se encontre outro.

5º Vantagem: Encontrar compradores mais versáteis

Ter mais compradores possibilita o fechamento de melhores negócios, já que a base de compradores será mais versátil.

A comercialização de resíduos não necessariamente precisa ser feito por valor monetário, é possível fazê-la através de trocas. O gerador pode através da permuta trocar resíduos de seu interesse com o comprador

6º Vantagem: Maior margem de lucro

Como em qualquer transação comercial manter uma margem de lucro considerável para a manutenção do negócio é fundamental. Com vários compradores é possível aumentar a margem de lucro com o resíduo, já que as chances de melhores negociações são maiores.

É possível gerenciar uma rota de transporte mais econômica, negociar prazos, gerenciar o armazenamento, entre outros.

7º Vantagem: Maior versatilidade dos contratos

comprador para o seu resíduo

Com mais de um comprador você pode ter maior versatilidade dos contratos. Podendo ser semestral, anual, trimestral ou mensal. O contrato dependerá da quantidade de resíduo gerado, do tempo de geração, das condições de pagamento ou do que for mais importante.

Aprenda como negociar resíduos online

Com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), os geradores passaram a ser responsáveis pelo destino correto de todos os resíduos que produzem.

Nesse contexto, por meio do mercado de resíduos, surge uma oportunidade de cumprir as novas regras da PNRS e gerar receita a partir dela.

O mercado de resíduos possibilita agregar valor aos resíduos, transformando-os em matéria-prima ou insumo na fabricação de outros produtos.

A negociação online de resíduos tem a função de servir como guia para promoção de oportunidades de negócios, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais. Tudo isso através do anúncio de resíduos para compra, venda, troca ou doação.

Nessas plataformas de negociação os resíduos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.

O Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um desses ambientes onde empresas compradoras encontram geradores de resíduos, ou vice versa. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e compradores.

Para localizar bons geradores ou tratadores é vantajoso aderir uma plataforma que reúna as empresas dispostas a venderem seus resíduos.

A plataforma de compra e venda aumenta a chances de qualquer empresa aumentarem seu lucro.  É uma excelente alternativa que beneficia a todos, gerador e comprador.

Essas são algumas das vantagens em ter mais de um comprador para o seu resíduo. A venda de resíduos gera uma renda alta para as empresas, desde que essa busque diversificar seus compradores.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

seta para cima