Símbolo PP: qual sua importância na gestão de resíduos?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

13/07/2021

símbolo pp

O Símbolo PP é uma sinalização, que é fundamental para segregação, tratamento e destinação final adequada dos resíduos sólidos plásticos, contribui diretamente para a identificação do tipo de plástico de cada objeto e de suas características, bem como com o processo de reciclagem e gestão ambiental.

As garrafas e embalagens plásticas possuem símbolos em alto relevo, geralmente em sua parte inferior, que são de extrema importância para uma gestão eficaz dos resíduos sólidos. Essas ilustrações são divididas em 7 categorias, as quais separam os plásticos mais rígidos dos mais flexíveis. Dentre eles, por exemplo, pode-se destacar o polipropileno, representado pelo Símbolo PP, componente da categoria 5.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Quer conhecer um pouco mais sobre o tema? Continue conosco!

ebook passo a passo para encontrar fornecedor qualificado

O que é o símbolo PP?

símbolo pp

O Símbolo PP compõe um dos 7 símbolos, desenvolvidos pela American Society of the Plastics Industry (SPI), e no Brasil normatizados pela NBR 13230/1994 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para serem ilustrados em garrafas e embalagens plásticas, com o intuito de sinalizar o tipo de plástico do qual o objeto é composto, e portanto, alertar quanto às suas característica, formas de manuseio e processo de reciclagem. Atualmente, os símbolos de reciclagem plástica são divididos em 7 categorias, quais sejam:

  1. PET ou PETE Tereftalato de polietileno);
  2. PEAD (Polietileno de alta densidade);
  3. PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila);
  4. PEBD (Polietileno de baixa densidade);
  5. PP (Polipropileno);
  6. PS (Poliestireno);
  7. Outros plásticos. O símbolo da reciclagem número 7 é destinado aos tipos de plástico composto por policarbonato, ABS, poliamida e acrílicos.

No caso do Símbolo PP, um selo ou marca de identificação reconhecida facilmente pelo símbolo triangular (que se refere a produtos recicláveis), com o número cinco dentro e com a nomenclatura “PP” escrita, é usado para indicar o Polipropileno, que consiste em um polímero termoplástico. Esse tipo de plástico pode ser moldado quando submetido a temperaturas elevadas, e é produzido a partir da polimerização do gás propileno ou propeno.

Dentre as características do Polipropileno, pode-se apontar: o baixo custo; a alta resistência química; a facilidade de moldagem e de coloração; a resistência moderada ao impacto; a boa estabilidade térmica; é considerado um plástico atóxico; possui uma alta resistência à flexão e uma baixa absorção de umidade. Diante de todas essas qualidade, é portanto um dos tipos de plásticos mais comuns de ser encontrado no nosso cotidiano.

Qual a sua finalidade e sua importância?

símbolo pp

Portanto, a presença do Símbolo PP, bem como dos demais símbolos da reciclagem, nas garrafas e embalagens plásticas, permitem uma fácil identificação do tipo de material, do qual o objeto é composto, e consequentemente auxilia no manuseio correto do mesmo, seja no momento da utilização, seja quando é necessário realizar o descarte final adequado, influenciando no processo de reciclagem a ser utilizado.

Por exemplo, no caso do Polipropileno, representado pelo Símbolo PP, sabe-se que esse tipo de plástico é de baixo custo, com uma resistência moderada e não é tóxico, o que estende a sua funcionalidade significativamente. Além disso, pode ser modelado em altas temperaturas, o que impacta diretamente no seu processo de reciclagem.

Como interfere na sustentabilidade e gestão ambiental?

símbolo pp

Nesse sentido, quanto à sustentabilidade e a gestão ambiental, é válido sinalizar que os símbolos da reciclagem, especialmente o Símbolo PP, são uma grande conquista para os catadores e fabricantes, e também um grande auxílio para sensibilização e adesão da população à reciclagem.

Nessa perspectiva, os símbolos da reciclagem, bem como o Símbolo PP, auxiliam os catadores a identificarem qual o tipo de material que compõem cada um dos objetos, permitindo que façam a segregação de cada material segundo a sua composição e direcionam da melhor forma o processo de reciclagem.

Em complemento, uma vez que a população entende o significado de cada um desses símbolos, especialmente no que se refere a possibilidade desse material poder ser reciclado, há uma maior chance de ocorrer uma segregação e coleta seletiva assertiva, o que impacta diretamente na redução dos impactos causados pelo descarte incorreto de material plástico no meio ambiente, bem como na melhoria da qualidade ambiental, ponto relevante para a dimensão ambiental da sustentabilidade.

Como interfere na gestão dos resíduos?

Desse modo, na gestão dos resíduos sólidos, a presença do Símbolo PP contribui para o descarte correto desse material, uma vez que essa ilustração sinaliza, de imediato, que o composto pode ser reciclado. Além disso, caso seja levado em consideração o tipo de plástico de cada resíduo, sinalizados pelo símbolo das embalagens, é possível assegurar um processo de reciclagem mais rápido, seguro e eficaz. No caso do Polipropileno, o processo de reciclagem é extremamente simples, uma vez que esse material pode ser facilmente modelado em altas temperaturas, sendo um dos plásticos com maior potencial de serem reciclados.

É importante ressaltar que o Símbolo PP, além de contribuir para o direcionamento do processo de reciclagem a ser adotado, proporciona um retorno desse material à cadeia produtiva da forma mais homogênea possível, trazendo vantagem tanto para os catadores, como também para os fabricantes. Quanto mais homogêneo o material retorna para a cadeia produtiva, mas este conserva as suas características, que, no caso do Polipropileno, fazem com que este seja um dos plásticos mais usados no cotidiano.

Como a VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar

símbolo pp

O processo de gerenciamento dos resíduos sólidos, em geral, envolve diversas etapas, nas quais os detalhes devem ser levados em consideração, pois influenciam diretamente o produto final. A presença do Símbolo PP, por exemplo, contribui diretamente para a identificação e segregação adequada, determinação do tipo de processo de reciclagem adotado, que nesse caso, pode ser mais simples, e por fim, no produto final gerado, que é entregue de forma mais homogênea à cadeia produtiva, conservando todas as características desse composto. Diante do exposto, o software VGR se apresenta com excelente opção no que compete a sistemas de informação integrados para o gerenciamento adequado de resíduos sólidos. O software é capaz de auxiliar o empreendedor, uma vez que mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável.

Dessa forma, por meio da utilização do software VGR, é possível obter informações relevantes sobre o tipo de resíduo que está sendo gerado, as quantidades dos respectivos tipos de materiais, bem como todo o acompanhamento da destinação final adequada de tudo que foi gerado.

Por fim, neste artigo, você conheceu os símbolos da reciclagem dos diferentes tipos de plástico, especialmente o Símbolo PP. Além disso, assimilou a importância da utilização dessas ilustrações da forma correta, uma vez que estas possibilitam identificar o tipo de material plástico de cada objeto, contribuindo para uma gestão desses resíduos de forma mais assertiva, impactando diretamente no processo de reciclagem e em seu resultado final.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5