Sistema B na construção civil: como agregar valor à sua empresa?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

21/07/2021

Sistema B na construção civil

O Sistema B na construção civil representa uma inovação e traz vantagens ao modelo de negócio desse setor. O movimento global intitulado Sistema B foi criado em 2006, nos Estados Unidos, com a proposta de redefinir o conceito de sucesso para as empresas, convidando-as a não mais focar apenas em aspectos econômicos, mas também se atentarem para o valor compartilhado que geram, ou seja, para os impactos sociais e ambientais, os quais são responsáveis.

As empresas que são signatárias deste movimento, presente no Brasil desde 2012, são certificadas pela B Lab, sendo avaliadas por meio de uma ferramenta online e gratuita: a Avaliação de Impacto B. Esse reconhecimento pode ser dado às empresas de diversos segmentos de negócio, inclusive da construção civil.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Quer conhecer um pouco mais sobre o tema? Continue conosco!

Gestão ambiental

O que é Certificado B?

Sistema B na construção civil

A pauta da sustentabilidade, bastante discutida atualmente, gera um alerta para as organizações quanto à adesão ao capitalismo consciente ou de propósito. O momento exige das empresas uma nova postura, qual seja: uma redefinição do seu modelo de negócio, que passaria a não ter como objetivo principal somente o lucro, mas também levar em consideração os impactos que gera na sociedade e no meio ambiente.

Dessa forma, as empresas têm sido provocadas a serem mais transparentes, conscientes e atuantes em relação à sociedade e ao planeta. Contudo, não basta apenas executar ações sustentáveis, é preciso comunicar essas práticas a todos os stakeholders, sendo os selos ou certificações empresariais, um caminho seguro para essa necessidade.

Nesse contexto, a Certificação B, creditada pela B Lab (Organização sem fins lucrativos), emerge como uma ótima alternativa para as organizações que desejam medir e comunicar o seu desempenho social e ambiental. Para alcançar esse reconhecimento, a empresa é avaliada em toda a sua operação por meio de uma ferramenta online e gratuita, disponibilizada no site do Sistema B, que avalia indicadores e métricas da organização em cinco diferentes dimensões: Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente.

Para obter essa certificação, as empresas devem seguir 7 passos:

  1. completar a Avaliação de Impacto B (BIA);
  2. enviar sua Avaliação de Impacto B (BIA) para revisão;
  3. esperar na fila de avaliação;
  4. passar pela avaliação;
  5. esperar na fila de verificação;
  6. passar pela verificação;
  7. realizar o pagamento da taxa anual;
  8. cumprir os requisitos legais de uma Empresa B.

É importante ressaltar que, para obter a Certificação B Corp, as organizações devem atingir uma pontuação mínima na Avaliação de Impacto B (BIA), além de cumprir outros requisitos, como:

  • possuir mais de 12 meses de operação;
  • adicionar as Cláusulas B aos seus documentos.

Por que adotar o selo B Corp na sua empresa de construção civil?

Sistema B na construção civil

No que se refere ao setor da construção civil, este é responsável pela geração de um volume significativo de resíduos, também conhecidos como Resíduos da Construção Civil. Esse tipo de material pode gerar um impacto social e ambiental significativo quando não recebe uma destinação final adequada.

Portanto, é essencial que as empresas desse segmento invistam em instrumentos e ferramentas para assegurar uma excelência organizacional, além de se atentar para gerenciar os impactos sociais e ambientais que geram em toda a sua cadeia produtiva. Nesse cenário, o Selo B Corp pode representar uma solução viável para estes tipos de organização.

Quais vantagens para empresas da construção civil?

Dentre as vantagens da Certificação B para a construção civil, pode-se destacar:

  • disponibilizar uma estrutura para medir o desempenho social e ambiental da empresa em cinco diferentes áreas (Governança, Trabalhadores, Clientes, Comunidade e Meio Ambiente), o que é uma tarefa desafiadora. A partir dos resultados é possível propor melhorias e gerenciar riscos;
  • aumentar a transparência da organização, por meio da publicação de resultados e do estabelecimento de compromissos para melhoria contínua;
  • fortalecer a marca e visibilidade no mercado, uma vez que a empresa se posiciona como uma organização responsável socialmente;
  • engajar a organização com a sustentabilidade no setor da construção civil, podendo vir a ser referência para esse segmento de negócio.

Como o Sistema B na construção civil agrega valor à sua empresa?

Sistema B na construção civil

Diante do exposto, fica evidente que uma vez que a organização recebe a Certificação B, esta passa a se posicionar como uma empresa que se preocupa com questões relacionadas ao desenvolvimento social e à melhoria da qualidade ambiental, o que chama a atenção dos consumidores, agregando valor à marca.

Uma pesquisa realizada pela Union + Webter, em março de 2021, apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Além disso, concluiu-se que 70% dos entrevistados também afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais caro por isso. Logo, investir em selos como a Certificação B na construção civil pode alavancar resultados e representar uma vantagem frente aos concorrentes.

Como interfere na Gestão Ambiental e Gestão dos Resíduos?

Nesse sentido, uma vez que para ser reconhecida como uma empresa B, as organizações do ramo da construção civil passam por uma Avaliação de Impacto (BIA), sendo considerados critérios relacionados à comunidade e ao meio ambiente. Essas instituições conseguem mensurar de forma mais efetiva os impactos sociais e ambientais que geram, e portanto, passam a gerenciá-los da forma mais assertiva.

Dessa maneira, a Certificação B para construção civil representa uma ferramenta para controle e monitoramento do seu desempenho social e ambiental, proposição de melhorias na operação e comunicação de resultados aos consumidores. Como resultado, as organizações que são certificadas asseguram uma melhor performance também quanto a gestão ambiental, e consequentemente, a gestão de resíduos. Além disso, é importante ressaltar que a Avaliação de Impacto (BIA), que a empresa se submete para obter a Certificação B, leva em consideração aspectos relativos ao modelo de negócio da organização, no caso da construção civil, essa avaliação vai levar em consideração temas relevantes como o processo de gerenciamento dos resíduos e ciclo de vida dos produtos, impactando diretamente a gestão ambiental dessas organizações.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar o Gestor Ambiental?

Sistema B na construção civil

O processo de gerenciamento dos resíduos sólidos, especialmente os resíduos sólidos da construção civil, em geral, envolve diversas etapas, que são determinantes para a redução dos impactos sociais e ambientais gerados por esse modelo de negócio, permitindo que as organizações desse setor estejam aptas para concorrer a certificações, como a do Sistema B na construção civil.

Diante do exposto, o software VGR se apresenta com excelente opção no que compete a sistemas de informação integrados para o gerenciamento adequado de resíduos sólidos. O software é capaz de auxiliar o empreendedor, uma vez que mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável.

Dessa forma, por meio da utilização do software VGR, é possível obter informações relevantes sobre o tipo de resíduo que está sendo gerado, as quantidades dos respectivos tipos de materiais, bem como realizar todo o acompanhamento da destinação final adequada de todos os resíduos gerados.

Por fim, neste artigo, você conheceu a Certificação B para empresas da construção civil, além de entender a importância desse reconhecimento para os consumidores atualmente. Foram apresentados os benefícios de se obter essa certificação para as empresas desse setor, com destaque para a melhoria contínua da operação, além da transparência e do relato adequado do desempenho social e ambiental da empresa.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Agende uma demonstração Online

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5