Sistema B na indústria automobilística: entenda as vantagens!

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

03/08/2021

Sistema B na indústria automobilística

Quais as vantagens do Sistema B na indústria automobilística? Apesar do fato de que muitas grandes empresas têm problemas com excesso de capacidade e baixa lucratividade, a indústria automotiva mantém uma influência e importância muito fortes.

A indústria também oferece empregos bem remunerados com bons benefícios, tem fortes vínculos com as indústrias fornecedoras (o que lhe confere um papel superdimensionado no desenvolvimento econômico) e tem uma forte influência política.

Alinha lucratividade, modernidade, credibilidade no mercado e responsabilidade socioambiental é uma tarefa árdua e necessária para qualquer negócio, o que inclui a indústrias automobilísticas. E é exatamente aqui que o Sistema B pode ajudar!

As indústrias B estão para os negócios como como bom café está para sua manhã. São empresas que consideram tanto o seu impacto social e ambiental quanto o seu retorno financeiro, ajudando a fortalecer sua marca e seus negócios.

Criado em 2006 nos Estados Unidos com objetivo de redefinir o sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta, o Movimento já alcança hoje mais de 5000 Corporações no Brasil, e mais de100.000 em todo o Planeta!

As empresas sempre tentarão divulgar os produtos e serviços como mais benéficos para o consumidor (sem falar no meio ambiente e na sociedade) do que realmente são. É o jeito dos negócios - sempre foi, sempre será. Mas os consumidores estão ficando cansados ​​disso. E é aqui, justamente, que entra a importância do Sistema B para sua indústria automobilística!

Neste post, nós iremos ver:

Neste artigo falaremos mais sobre as vantagens do Sistema B na indústria automobilística. Confira!

Agende uma demonstração Online

Sistema B na indústria automobilística: o que é? Por que é importante?

Sistema B na indústria automobilística

O compromisso com o meio ambiente e a sociedade está cada vez mais na agenda de todos. O índice ESG é agora um elemento chave nas declarações da empresa. Para alguns, o status do Sistema B pode ser visto como uma forma de suprimir a agilidade e restringir a capacidade de se concentrar no lucro. Mas, para outros, é uma oportunidade de obter vantagem competitiva, além de beneficiar o mundo em geral.

Tornar-se uma Certificação B pode ter benefícios óbvios; como um impacto positivo no valor da marca e um maior apelo de recrutamento, mas também há alguns menos óbvios. Pode impulsionar o desempenho - em uma pesquisa relatou uma taxa média de crescimento significativamente maior de Empresas B do que a média nacional. Pode melhorar a capacidade de venda de uma organização também - os investidores também estão procurando trazer diversidade para seus portfólios e pode haver menos due diligence necessária em uma venda entre Empresas B da indústria automobilística.

Como uma empresa da indústria automobilística pode ser certificada?

Sistema B na indústria automobilística

O status de Corporação B pode ser alcançado ao receber o credenciamento do Sistema B Brasil. O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab desde 2012, responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B em todo país e na América Latina.

A etapa inicial é realizar uma avaliação on-line (avaliação de impacto B). Depois de concluir esta avaliação, o Sistema B avalia e verifica se sua pontuação atende aos padrões de certificação. Como parte desse processo, você se reúne virtualmente com a equipe do Sistema B para enviar qualquer documentação confidencial e verificar suas respostas.

Após a conclusão do processo com a pontuação exigida, para confirmação da Certificação como Empresa B, a empresa deverá pagar os 70% restantes da taxa anual de certificação conforme estabelecido no início do processo.

A Certificação como Empresa B possui validade de 3 anos. Ao final deste período a empresa deverá passar pelo processo de recertificação para manter o status de Empresa B Certificada.

Quais benefícios e vantagens para as empresas deste setor (citar e exemplificar)?

Sistema B na indústria automobilística

Tornar sua indústria automotiva certificada pelo Sistema B pode gerar inúmeras vantagens e benefícios. Aqui listamos alguma delas:

1. É uma ferramenta de marketing eficaz. Ter o status de indústria automotiva com Certificação B é uma eficaz ferramenta de marketing em si. Isso dá à sua organização credibilidade instantânea no que diz respeito à causa que você está tentando apoiar. Inúmeras empresas afirmam estar “tornando-se verdes” ou “apoiando o meio ambiente” por meio de diferentes credenciamentos que podem ou não ser reais. O status de Empresa B permite que os consumidores saibam que você leva sua missão a sério e que pode respaldar suas alegações com evidências reais.

2. Possui requisitos embutidos que devem ser seguidos. Quando há vários acionistas envolvidos com uma organização, o debate interno sobre o melhor curso de ação a seguir pode ser estressante e demorado. O Sistema B fornece mecanismos embutidos que ajudam a ditar a direção que sua indústria automotiva deve tomar. Existem padrões que devem ser cumpridos. Mesmo auditorias aleatórias são usadas para garantir que todas as regras estão sendo seguidas.

3. Fontes alternativas de recursos Pessoas que apoiam a missão de sua organização podem acabar tendo suas contribuições dedutíveis do imposto de renda. Muitas Corporações B podem se qualificar neste sentido porque sua missão é criar ou manter uma boa causa dentro da comunidade local. Sua indústria automotiva pode, por exemplo, arrecadar fundos para atividades sem fins lucrativos que são convidativas aos investidores, tornando seus negócios ainda mais sustentável.

4. Há uma bolsa de empresas B que compartilha recursos Existem vários recursos para membros que estão disponíveis para um B Corp Empresas B assim que eles podem são certificadas. O status de corporação permite uma rede instantânea com proprietários de negócios semelhantes que têm objetivos semelhantes em suas próprias comunidades locais. Esses auxílios permitem o compartilhamento de uma forma mutuamente benéfica que outras empresas nem sempre podem ter.

Qual sua importância e como interfere na Gestão ambiental e Gestão dos Resíduos?

A indústria automotiva é muito importante no desenvolvimento econômico e tecnológico. Junto a esse crescimento na produção são gerados muitos resíduos. E surge uma questão muito importante a ser resolvida: o descarte de resíduos da indústria automotiva. Uma gestão eficaz desses resíduos contribui para a preservação ambiental, aumentos do lucro e produtividade da empresa.

Com a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS ficou estabelecido que as empresas geradoras de resíduos são responsáveis pela destinação final ambientalmente correta. A indústria deve praticar hábitos de consumo sustentável e propor um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos.

A gestão de resíduos da indústria automotiva nada mais é que a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação adequada dos resíduos. A decisão de como implantar a gestão de resíduos é determinada pela própria empresa, desde que a mesma siga as instruções normativas impostas pela lei 12.305/2010.

A organização pode criar um setor interno responsável pelo gerenciamento dos resíduos ou contratar uma empresa terceirizada para realizar esse serviço. A contratação não exime a geradora da responsabilidade pela destinação correta dos seus resíduos.

Para uma gestão eficaz que contribua para o aumento da produtividade dentro da indústria é de extrema importância à educação ambiental dentro da empresa, junto de seus colaboradores, e a implementação de ferramentas de automação. Isso garantirá que todo esse processo seja mais efetivo.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar o Gestor ambiental?

Sistema B na indústria automobilística

O uso da tecnologia digital pelas empresas para melhorar seu controle da geração de resíduos surge como sua grande aliada na gestão de resíduos.

Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

O software VGR Resíduos realiza toda a gestão de resíduos de uma indústria automotiva. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações. Com a tecnologia a empresa possuirá um sistema online com módulos diferenciados conforme a necessidade do seu segmento.

Os benefícios em ter o software da VG Resíduos são inúmeros, entre eles:

  • Auxilio no cumprimento da [Política Nacional de Resíduos];
  • Facilitação na gestão de informações e evita perdas e falhas no processo aumentando a produtividade;
  • Padronização na comunicação com fornecedores;
  • Minimização de passivos ambientais e prejuízos para a empresa;
  • Controle completo de documentação e licenças;
  • Otimização na elaboração de relatórios e inventários;
  • Sistematização das informações em gráficos para orientar a tomada de decisões estratégicas.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5