Sistema B: como aliar lucro a preocupação socioambiental?

30/06/2020

Sistema B

Sistema B é um movimento global que alia o lucro com a preocupação socioambiental. Através dos produtos e serviços que vendem, as empresas utilizam seu poder de mercado para solucionar algum tema social e ambiental. A proposta do Sistema B visa uma economia que possa criar valor para a comunidade e meio ambiente. O valor é medido a partir do bem-estar das pessoas, sociedades e do meio ambiente.

Portanto, para ter um olhar mais estratégico sobre o Sistema B você precisa entender melhor sobre e quais os seus benefícios. Neste artigo vamos entender melhor o conceito, como obter a certificação B e aliar o lucro a preocupação socioambiental. Então vamos lá! Confira tudo sobre Empresa B.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

O que é Sistema B e Empresa B?

Sistema B

O movimento B ou Sistema B é um movimento que reúne empresas que aliam lucro a preocupação socioambiental. Qualquer empresa pode fazer parte desse movimento, porém devem se comprometer a ter altos padrões de gestão e transparência, gerar benefícios sociais e ambientais.

O sistema muda a lógica econômica vigente. As empresas que fazem parte do movimento buscam o lucro, mas através de práticas de desenvolvimento social e ambiental. Como consequência, elas abandonam as práticas que causam significativos impactos negativos à sociedade e ao meio ambiente. O “lucro a qualquer custo” não faz mais parte da lógica econômica das empresas B.

O Sistema B surgiu em 2006, nos Estados Unidos, por três empreendedores que ao vender sua empresa de artigos esportivos perceberam que as práticas de impacto social e ambiental positivo adotados em sua gestão não haviam sido consideradas na transação. E, que também não foram mantidas pelos novos donos.

Isso fez com que eles refletissem sobre impacto e valor que ações sociais e ambientais de empresas têm em transações comerciais. Diante disso, começaram a refletir sobre como criar uma metodologia de métricas econômicas, sociais e ambientais para medir o impacto positivo de uma empresa.

No Brasil o movimento chegou em 2012.

Uma Empresa B concorda com valores como mutualidade, cuidado, inovação, construção, paixão e diversidade. Além disso, toda Empresa B possuem a missão de solucionar problemas socioambientais.

Ou seja, Empresas B são aquelas que usam seus negócios para o desenvolvimento das comunidades, para a redução da pobreza, busca soluções para os problemas climáticos, etc.

A Empresa B prospera financeiramente ao mesmo tempo que preserva o meio ambiente, demonstrando que suas práticas de crescimento econômico não prejudicam a natureza ou o homem.

O que é a certificação B?

Sistema B

A certificação B ou B Corp é concedida exclusivamente pelo Conselho Consultivo de Normas e Conselho de Administração da BLab após uma análise ampla e aprofundada das práticas empresarias, em todos os âmbitos. É verificada a relação com trabalhadores, comunidade, meio ambiente, fornecedores, governo, além de práticas de transparência.

Para obter a certificação B Corp primeiramente a empresa precisa fazer a avaliação de impacto B (Avaliação B ou AIB). O impacto B avalia o impacto global da organização. Essa avaliação varia de acordo com o número de funcionários, setor e localização de operação primária. Após ter concluído a avaliação, é emitido um Relatório de Impacto B com uma nota geral. Para poder se certificar como Empresa B é necessário ter uma pontuação mínima de 80 pontos, em todas as áreas avaliadas.

Em seguida, é feito uma revisão da Avaliação B com um membro da equipe B Lab. Durante essa revisão será revisto as questões que não foram claramente compreendidas, além de entender quais são as melhores práticas da empresa.

Posteriormente, a empresa responde o Questionário de Divulgação. Neste questionário serão analisados os impactos negativos, multas e sanções relacionadas à organização ou aos seus parceiros.

Uma vez completada a Avaliação de Impacto B e o Questionário de Divulgação, deve-se entregar a avaliação para a Verificação.

Após isso as empresas passam pelos processos listados abaixo até serem certificados:

  • análise de elegibilidade inicial: fase em que são verificados as respostas da Avaliação de Impacto B e se a empresa cumpre com os requisitos necessários para certificação;
  • preparação para verificação: a organização deve preparar toda a documentação necessária que respalde as respostas informadas na avaliação;
  • verificação desses documentos com a B Lab;
  • revisão de antecedentes;
  • revisão presencial;
  • divulgação do Relatório de Impacto B pela internet através do site www.bcorporation.net;
  • modificar estatutos;
  • pagar taxa anual de certificação;
  • obter a Certificação B.

Conheça os benefícios e vantagens do Sistema B

Sistema B

Você sabe quais os benefícios e vantagens em ser Empresa B? Com o Sistema B as organizações adquirem várias oportunidades boas. Vamos conhecer esses benefícios!

1. Lideres globais

As empresas B se tornam lideres do novo modelo econômico e, desta forma, conseguem inspirar muitas outras empresas. Tornam-se um modelo a ser seguido;

2. Engajamento com a sustentabilidade

Uma empresa B contribui para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável;

3. Atrai investidores ligados à economia solidária

Participa de campanhas publicitárias promovidas pela B-Corp fazendo com que seu negócio ganhe mais notoriedade;

4. Constrói novos relacionamentos

5. Atrai talentos para fazer parte de sua equipe de funcionários

6. Melhora o impacto do negócio no mercado de forma positiva

A relação do Sistema B com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável

Sustentabilidade é um tema estratégico dentro das empresas, pois é uma oportunidade para inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e serviços, tornando-se mais competitivas. Este termo se refere à adoção de práticas ambientais, sociais e econômico-financeiras.

A sustentabilidade trás vantagens de longo prazo para clientes, funcionários e a sociedade. Por meio da sustentabilidade, a organização reduz impactos ambientais, contribui para o social, atua com ética e transparência - requisitos específicos para ser uma Empresa B.

Na prática, significa que as organizações devem priorizar os resultados econômicos ao mesmo tempo em que desenvolvem ações para eliminar os impactos socioambientais, mantendo a longevidade do negócio.

O sistema B é um movimento que pretende disseminar um desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade.

Gerenciamento de resíduos

Como melhorar o negócio e ser Empresa B?

Sistema B

Como falamos, quando uma empresa faz parte do Sistema B, ela entende que, além de prosperar financeiramente, pode se dedicar a preservar o meio ambiente, demonstrando que suas práticas de crescimento econômico não prejudicam a natureza ou o homem.

Para tanto, uma gestão de resíduos adequada contribui para a empresa comprovar que realiza práticas socioambientais.

A gestão de resíduos é uma forma eficiente de preservação dos recursos naturais, fonte de renda para catadores e de incentivos para a sociedade. Através de uma gestão eficiente, as empresas divulgam sua responsabilidade socioambiental e as ações em busca da sustentabilidade.

A VG Resíduos também é uma Empresa B Certificada, que usa a tecnologia para auxiliar empresas a realizar a sua gestão de resíduos completa e eficiente, e, com isso, contribui para um desenvolvimento mais sustentável.

A solução para garantir a gestão de resíduos eficiente é automatizar o processo. A automatização tem demonstrado ser uma aliada para eliminar os impactos negativos sobre a economia e o meio ambiente. Isso graças ao desenvolvimento de plataformas de gestão de resíduos, a exemplo da VG Resíduos.

Com a automatização é possível fazer a gestão completa de forma online. Assim cumprirá com todas as obrigações legais, como também a emissão de documentos, relatórios e inventários para disponibilizar aos órgãos públicos dentro dos prazos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

biblioteca virtual

Compartilhe!