gestao de residuos                    
       
18 Janeiro
5 min de leitura

Sistema de Gestão Ambiental: o que é e qual sua importância?

cover image
O Sistema de Gestão Ambiental - SGA é uma estrutura organizacional que auxilia a empresa avaliar e controlar os... Saiba mais!
Sistema de Gestão Ambiental: o que é e qual sua importância?

O Sistema de Gestão Ambiental - SGA é uma estrutura organizacional que auxilia a empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades. O SGA, também, prevê seleção e monitoramento dos fornecedores, o que evita sanções e penalizações, devido o enquadramento da organização como corresponsável por uma infração ambiental cometida pelo seu fornecedor. Neste artigo explicaremos melhor sobre o sistema e qual a sua importância. Confira!

O Sistema de Gestão Ambiental é uma importante estratégia de negócio para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente. Através do SGA a organização obtém melhores oportunidades de negócios, melhora a imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

O que é Sistema de Gestão Ambiental?

O que é Sistema de Gestão Ambiental

O Sistema de Gestão Ambiental – SGA é uma estrutura organizacional formado por um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma empresa, de forma a obter o melhor controle sobre os impactos ambientais de suas atividades.

Além disso, o sistema prevê meios para a seleção e monitoramento dos fornecedores, o que evita sanções e penalizações, devido o enquadramento da organização como corresponsável por uma infração ambiental cometida pelo seu fornecedor.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

O Sistema de Gestão Ambiental é estabelecido pela NBR ISO 14001, que faz parte de um conjunto de normas, a ISO 14000. A ISO 14001:2015 tem como objetivo, o controle dos processos da empresa e sua relação com o meio ambiente. Assim, a norma abordará a questão de riscos, melhoria contínua, prevenção de acidentes e redução do impacto ambiental causado pelas operações da organização.

O sistema ganhou relevância após a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente em Estocolmo, na qual surgiu o conceito de “desenvolvimento sustentável”. Daí, as empresas começaram a sofrer uma pressão para a proteção do meio ambiente, e se viram obrigadas a atuarem de forma mais amigável possível com a natureza.

Esse cenário fez com que surgissem metodologias e processos a fim de tornar o processo produtivo menos impactante negativamente ao meio ambiente.

O Sistema de Gestão Ambiental se tornou uma das respostas das empresas a este conjunto de pressões, em busca de uma industrialização mais sustentável.

Quais os objetivos do Sistema de Gestão Ambiental?

objetivos do Sistema de Gestão Ambiental

O principal objetivo do Sistema de Gestão Ambiental é prover as empresas uma estrutura para proteção do meio ambiente e possibilitar uma mudança das condições ambientais em equilíbrio com as necessidades socioeconômicas.

Também:

  • aumento do desempenho ambiental;
  • controle ou influencia no modo em que os produtos e serviços da empresa são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados;
  • relacionamento mais eficaz com órgãos de fiscalização ambiental;
  • melhor relacionamento com o poder publico;
  • melhoria da imagem da organização perante a sociedade;
  • alcance dos benefícios financeiros e operacionais que podem resultar da implementação de alternativas ambientais que reforçam a posição da organização no mercado.

Como implantar um sistema de gestão ambiental?

Como implantar um sistema de gestão ambiental

Para a implementação do Sistema de Gestão Ambiental é necessário que todos os setores da empresa estejam alinhados com os objetivos do SGA.

A base para abordagem que sustenta o SGA é fundamentada no conceito PDCA (Planejar, Executar, Avaliar e Agir).

O PDCA é uma ferramenta de gestão que visa priorizar o planejamento e avaliação criteriosa dos processos, para então chegar a conclusões e executar ações de melhoria para proteção ambiental.

Na fase de planejamento (P), o gestor ambiental deverá identificar as fases do processo que possam causar impactos ambientais, desenhar fluxogramas, diagramas de escopo e interface, estabelecer os indicadores ambientais a serem monitorados e quantificar sua operação.

Na fase de ação (D), o gestor ambiental deverá executar as melhorias propostas para que o processo atinja seus objetivos, os quais estarão representados nas metas dos indicadores.

Na fase de medição (C), o gestor ambiental verificará se as ações foram efetivas ou se novas melhorias precisam ser feitas para atingir os objetivos ambientais propostos.

Na fase de ação (A), o gestor ambiental executará as melhorias propostas e também avaliará se a meta foi atingida. Em caso positivo, reinicia-se o ciclo com novas metas de melhoria e em caso negativo, reinicia-se o ciclo com as metas estabelecidas anteriormente, corrigidas pelos resultados alcançados durante o processo. Desta maneira, o PDCA garante a execução da melhoria contínua.

Gestão ambiental

Benefícios do Sistema de Gestão Ambiental

Além do sistema de gestão ambiental proporcionar para as empresas melhores oportunidades de negócios, há outros benefícios como:

  • melhoria na imagem da empresa;
  • promove a melhoria dos processos produtivos;
  • redução de riscos e acidentes ambientais;
  • melhoria na eficiência energética e materiais;
  • redução de gastos desnecessários com matéria prima;
  • redução na geração de resíduos e custo com a destinação;
  • cumprimento da legislação ambiental;
  • aumento da competitividade no mercado nacional e internacional;
  • possibilidade de obter melhores financiamentos, uma vez que a empresa - demonstra estar alinhada às políticas ambientais.

A importância da gestão de resíduos no Sistema de Gestão Ambiental

importância da gestão de resíduos no Sistema de Gestão Ambiental

A gestão de resíduos demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam principalmente os associados ao descarte final. Além disso, contribui para alcançar a sustentabilidade. Haja vista que através da gestão serão adotadas práticas que contribuem para a preservação ambiental.

A gestão de resíduos possibilita o controle sobre os resíduos, o acompanhamento do ciclo de vida deles no impacto ambiental, o gerenciamento estruturado e o estabelecimento de objetivos e metas para redução na geração de resíduos.

Através da gestão de resíduos os requisitos legais do âmbito federal, estadual e municipal serão cumpridos, como é o caso da elaboração dos relatórios e emissão de documentos que comprovam a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

As organizações que tem uma gestão de resíduos têm a capacidade de evitar desperdícios, além de reutilizar os materiais que antes eram descartados, reduzindo assim custos com a aquisição de matéria prima.

Para implantar uma gestão de resíduos eficiente o uso de um sistema automatizado tem demonstrado ser uma aliada para eliminar os impactos negativos sobre a economia e o meio ambiente. Isso graças ao desenvolvimento de plataformas de gestão de resíduos.

A Plataforma de gestão de resíduos Vertown é uma dessas plataformas, que auxilia na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável.

Um sistema automatizado mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, para eliminar multas e perda de licença ambiental

Veja um dos nossos cases e entenda como revolucinamos a Gestão de Resíduos da ALE no artigo Vertown e ALE combustíveis, parceria de sucesso.

Sendo assim, o sistema de gestão ambiental é um modelo estratégico de gestão para redução dos impactos ambientais gerados pelas atividades das empresas. Quando aplicado juntamente com a gestão de resíduos trás como benefício a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais após o fim de sua vida útil. Trás também o aumento da competitividade e promoção da inovação, crescimento econômico e emprego.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima