sistema de gestao                    
       
20 Setembro
6 min de leitura

Por que devo usar um software especializado de Gestão de Resíduos?

cover image
Um software especializado de Gestão de Resíduos permite que as empresas gerenciem e reduzam seus resíduos, garantam conformidade ambiental e aprimorem seu desempenho ambiental.Confira!
software gestão de resíduos

Um software especializado de Gestão de Resíduos permite que as empresas gerenciem e reduzam seus resíduos, garantam conformidade ambiental e aprimorem seu desempenho ambiental. O sistema, através de um mecanismo automático, gerencia o ciclo de vida dos resíduos, desde a sua geração, armazenamento, transporte, até chegar à sua disposição final.

A empresa que deseja se manter competitiva no cenário atual, no qual o consumidor procura empresas sustentáveis, precisa adotar práticas ecologicamente corretas. Entre as práticas mais comuns adotadas tem a de gestão de resíduos. E a melhor forma de realizar a gestão de resíduos é através de softwares especializados. Neste artigo você verá:

Gerenciamento de resíduos

O que é gestão de resíduos?

 TV descartada incorretamente por falta de um software especializado de gestão de resíduos

Realizar a gestão de resíduos é adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Tais atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento.

O objetivo do gerenciamento é minimizar a produção de resíduos, preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

A legislação que rege a gestão adequada de resíduos é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei nº 12.305/2010. Conforme estabelecido na PNRS a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos.

A lei determina que cada gerador é responsável pelos resíduos gerados. Além disso, devem garantir que os mesmo sejam segregados na fonte geradora e encaminhados para destinação final ambientalmente correta.

A gestão de resíduos na empresa tem a finalidade de diminuir a quantidade de materiais e incentivar o seu reaproveitamento. Além de melhorar a sua imagem junto a clientes, acionistas, governo e população.

Também, minimizam acidentes ambientais, riscos de contaminação e proliferação de doenças. E o mais importante, a gestão aumenta os ganhos econômicos, pois são reduzidos custos com matéria prima ao reaproveitar os resíduos e custo com o seu descarte final.

Quais empresas devem fazer gestão de resíduos?

A gestão de resíduos é compartilhada entre o Poder Público, as empresas e a população.

Cada gerador deve se responsabilizar pelos resíduos gerados por ele, sempre se esforçando para reduzir ou contribuir para o máximo de reaproveitamento e reciclagem. A Política Nacional de Resíduos Sólidos define tanto que pessoas físicas como pessoas jurídicas são responsáveis pela implementação e operacionalização da gestão de resíduos.

Para isso devem elaborar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS.

Para elaborar o PGRS é necessário que a empresa realize um amplo estudo sobre quais os resíduos e em quais processos são gerados, a sua composição, qual a destinação atual dos resíduos e principalmente seus impactos. Portanto, utilizando um software especializado de Gestão de Resíduos a elaboração do PGRS é facilitada.

Por que usar o software especializado de Gestão de Resíduos?

resíduos sendo separadados com a ajuda de um software especializado de gestão de resíduos

A gestão de resíduos ganhou um grande auxílio com a transformação digital e os avanços tecnológicos.

A automatização de processos na gestão de resíduos é realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. O objetivo é otimizar e agilizar os processos que antes eram realizados de forma manual e passaram a ser automáticos, principalmente o controle das destinações.

O software permite ao gerador o acompanhamento e controle sobre a gestão dos resíduos. Através dele são garantidos que todas as etapas necessárias para uma gestão eficiente sejam realizadas. Além disso, garante o cumprimento de todas as leis ambientais, a segurança e a sustentabilidade.

Conheça as vantagens do software de gestão de resíduos

gases saíndo de uma chaminé industrial

1. Controle total de todos os processos de gestão de resíduos

A vantagem em ter um software especializado de gestão de resíduos é o fim das planilhas manuais. Com um único ambiente é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

2. Agilidade na emissão dos documentos

Com o software fica mais fácil e ágil a emissão e elaboração de documentos e relatórios exigidos pela legislação ambiental.

Os relatórios e inventários de gestão de resíduos são ferramentas importantes para as empresas estarem em concordância com as legalidades exigidas, já que a legislação ambiental determina que elas informem e comprove a destinação correta de seus resíduos. Além disso, estabelece um posicionamento sustentável da empresa, uma boa imagem para o cliente e evita multas, sanções e punições.

Em um software, os dados necessários para gerar esses documentos não são perdidos e o preenchimento é feito automaticamente. Dessa forma as informações não precisam ser checadas em planilhas avulsas.

3. Redução de custos

O software reduz significativamente o custo com a gestão de resíduos. Haja vista que o sistema gera aumento de produtividade, reduz o tempo de tramitação de informações e agiliza o trabalho como um todo, principalmente a emissão de documentos e elaboração de relatórios.

4. Segurança dos dados

Por meio do software a segurança dos dados referente à gestão de resíduos aumenta. Haja vista, que o risco de perda ou extravio de um documento é eliminado. Na prática, os arquivos ficam salvos em um ambiente seguro e acessível, com o devido nível de controle.

Por meio de um sistema de gestão de resíduos, é possível controlar e monitorar o acesso às informações. Além disso, realizar o controle sobre os fornecedores.

5. Controle de documentos

Um dos grandes desafios da gestão de resíduos é o cumprimento de prazos, controle de licenças e dos documentos obrigatórios que comprovem a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

O uso de um sistema de gestão, como um software, facilita esse controle, já que esses sistemas emitem alertas e lembretes sobre os prazos das licenças e entrega de relatórios. Além disso, geram automaticamente todos os documentos e relatórios necessários.

A emissão dos documentos só é possível graças a tramitação eletrônica de informações alimentadas pelo usuário sobre a geração de resíduos.

Software especializado de Gestão de Resíduos da VG Resíduos

software especializado de gestão de resíduos

O software especializado de gestão de resíduos da Vertown permite que as empresas gerenciem e reduzam seus resíduos, garantam conformidade ambiental e aprimorem seu desempenho ambiental.

A Plataforma de Gestão de Resíduos da Vertown é excelente para atender às necessidades da organização relacionadas à gestão dos resíduos gerados, armazenados, transportados, tratados e que recebem a disposição final. Através dela, a empresa tem acesso a um mecanismo automático, que gerencia o ciclo de vida completo dos resíduos, iniciando na sua geração até chegar em sua disposição final.

Veja algumas vantagens da utilização da Plataforma de Gestão de Resíduos Vertown:

  • Emissão de MTRs de forma totalmente automatizada e nos principais órgãos ambientais
  • Painel de Indicadores para apoiar a tomada de decisão
  • Controle de toda documentação de fornecedores da cadeia de gestão de resíduos
  • Centralizar toda a operação de gestão de resíduos, como emissão de MTRs, CDFs e outras documentações pertinentes ao processo
  • Apoio no cumprimento das exigências legais, elaboração de PGRS, auditoria de fornecedores, workshops e treinamentos

Sendo assim, o software especializado de gestão de resíduos é uma solução integrada que facilita a gestão dos resíduos da organização. Com o software a empresa terá melhor visibilidade de todo o processo de gestão. Também, será mais fácil o gerenciamento do inventário de resíduos. Você pode conhecer mais detalhes sobre a nossa plataforma de gestão de resíduos clicando no link banner:

Gerenciamento de resíduos

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

seta para cima