Software online de gestão de resíduos, eficácia aplicada ao seu negócio

04/08/2020

Software Gestão de Resíduos

Um Software online de gestão de resíduos é a ferramenta ideal para o controle de resíduos, destinação, bem como os dados dos transportadores e tratadores. Também, pelo software online, a empresa consegue elaborar, emitir e analisar os documentos e registros ambientais já nos moldes exigidos pela legislação, gerenciar planos de gestão ambiental, controlar licença ambiental, entre outros. Neste artigo, vamos compreender como um software de gestão de resíduos é a eficácia aplicada ao seu negócio!

Controlar e gerenciar os planos de gestão ambiental, gerenciar todo um processo produtivo, atender às legislações vigentes em todos os âmbitos. E, ainda, pensar no que fazer com os resíduos sólidos gerados na empresa. Ufa! Muita atividade para deixar em dia, não é mesmo?

Portanto, somente com um software online para te auxiliar em uma adequada gestão de resíduos e ainda otimizar seus processos, tornando sua empresa economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. Veja agora o que abordaremos:

  • por que se preocupar com a geração de resíduos
  • como destinar resíduos de forma eficaz
  • o que é plano de gerenciamento de resíduos sólidos
  • vantagens da gestão de resíduos sólidos
  • software online de gestão de resíduos

Então vamos lá!

Por que se preocupar com a geração de resíduos?

Geração de Resíduos

Os resíduos industriais são aqueles gerados nos processos produtivos e em instalações industriais. Podem está na forma sólida, líquida ou gasosa ou combinação dessas, e que por suas características físicas, químicas ou microbiológicas não se assemelham aos resíduos domésticos.

Os riscos ambientais causados pelo controle inadequado desses resíduos na maioria dos casos são agressões ambientais ou uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública. Esses resíduos não destinados corretamente podem comprometer a qualidade do solo, água e ar, expor a população a substâncias tóxicas e patogênicas.

A empresa geradora do resíduo industrial deve buscar a redução na geração desses resíduos por meio da adoção das melhores práticas tecnológicas e organizacionais disponíveis. E, quando não for possível reduzir, destinar adequadamente para tratamento ou disposição final. Essas são diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.

A PNRS, através do princípio da Responsabilidade Compartilhada, obriga as indústrias a estabelecer o descarte sustentável dos resíduos e o gerenciamento de forma adequada.

Para cumprir a lei e evitar esses riscos ambientais é preciso, antes de qualquer coisa, ter controle da geração de resíduos através de uma gestão integrada de resíduos.

A gestão integrada de resíduos consiste em um conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, sob a premissa do desenvolvimento sustentável. E, para implantar, o software online de gestão de resíduos pode auxiliar a empresa, uma vez que mantém todos os dados relativos à geração e destinação de resíduos armazenados.

Todo gerador de resíduos deve gerenciar corretamente os seus resíduos, devendo promover meios de minimizar a geração, maximizar o reaproveitamento e a reciclagem e ainda dar a destinação final ambientalmente correta a eles.

A organização que não realizar o gerenciamento estará cometendo crime ambiental, podendo sofrer penalidades e pagar multas.

ebook passo a passo para encontrar fornecedor qualificado

Como destinar resíduos de forma eficaz?

A PNRS, em seu artigo 3º, define a destinação de resíduos de forma ambientalmente correta da seguinte forma:

“Destinação de resíduos que inclui a reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações. Estas deverão ser admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final. Para isso, deverá ser observando normas operacionais específicas para evitar danos ou riscos à saúde pública. Como também à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos”.

Assim sendo, os resíduos gerados na empresa podem ser enviados para reutilização, reciclagem, compostagem, recuperação, aproveitamento energético ou outras formas de destinação. O que definirá o modelo de destinação dependerá do tipo de resíduo.

A destinação de resíduos pode ser facilitada através das plataformas de compra e venda, como o Mercado de Resíduos.

O Mercado de Resíduos possibilita agregar valor aos resíduos, transformando-os em matéria-prima ou insumo na fabricação de outros produtos voltados ao mercado consumidor industrial ou final.

A principal função é servir como guia para promoção de oportunidades de negócios, a fim de evitar o desperdício e permitir melhor qualidade, menor custo e menor impacto ambiental.

No Mercado de Resíduos você já encontra fornecedores homologados e que possuem todas as licenças necessárias para tratar seu resíduo.

O que é plano de gerenciamento de resíduos sólidos?

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS é um documento técnico que identifica a quantidade e a tipologia de cada tipo de resíduo gerado na empresa. A sua elaboração e execução é prevista no PNRS.

No plano, deve conter:

  • caracterização do empreendedor;
  • responsabilidade Técnica;
  • caracterização do empreendimento;
  • caracterização dos resíduos gerados;
  • legislação referente à Gestão de Resíduos pertinente ao negócio;
  • metas de redução dos resíduos gerados;
  • definição de procedimentos, processos e ações para coleta, manuseio, armazenamento e destinação final.

Os geradores de resíduos industriais são obrigados a elaborar seus devidos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos a fim de demonstrar a sua capacidade de dar uma destinação final ambientalmente adequada aos seus resíduos.

Gerenciamento de resíduos

As empresas que não elaborarem o PGRS podem perder sua licença de operação, além de poder sofrer penalidades e pagar multas.

O PGRS é exigido pelo órgão ambiental municipal, conforme regulamentação específica municipal a respeito da responsabilidade pelo manejo de resíduos. Sendo uma condição para emissão de alvarás. Além disso, integra o licenciamento ambiental de atividades potencialmente poluidoras.

Para elaborar o PGRS o software online de gestão simplifica, automatiza e agiliza.

Benefícios da Gestão de Resíduos Sólidos

Os resíduos industriais exigem um modelo de gestão adequado, que não se resumem apenas a coleta e o transporte para fora da área do gerador. E sim pelo tratamento ideal com a finalidade de evitar problemas de saúde pública e contaminação ambiental, impactos sociais e econômicos.

Para tal, a adoção de um software online de gestão de resíduos que permita a gestão inteligente e completa dos resíduos, em todas as etapas do processo (da geração até a destinação/disposição final) é importante para que a empresa atenda à PNRS e as demais legislações ambientais vigentes no Brasil.

A Gestão de Resíduos Sólidos demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam, principalmente, os associados à destinação final.

A gestão de resíduos é uma oportunidade das empresas ganharem dinheiro com a compra e venda de resíduos. Através de uma das ferramentas de gestão, a coleta seletiva eficiente, é possível realizar a separação dos materiais recicláveis de qualidade que podem ser comercializado.

Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. Contribui para uma imagem positiva diante de seus clientes, parceiros e a comunidade local, além da garantia do cumprimento dos requisitos legais, minimizando os riscos de multas e punições.

Por que ter um software online de gestão de resíduos?

Descartar o resíduo industrial gerado, ou simplesmente levar o lixo para fora da sua empresa não é o fim do processo, mas sim o começo dele. Pensando nisso, o Grupo Verde Ghaia criou o VG RESÍDUOS. Uma plataforma, 100% on-line, que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, e que facilita o monitoramento e a gestão dos processos, da documentação, dos prestadores de serviço, do atendimento às legislações aplicáveis, do planejamento de resíduos.

O software online da VG Resíduos permite que a empresa realize a gestão de resíduos através de um sistema integrado e automatizado.

A gestão de resíduos através do sistema automatizado afasta multas ambientais, já que controla a geração, a destinação, os documentos comprobatórios e emite os relatórios exigidos pelos órgãos ambientais tudo dentro do prazo. Ao automatizar a gestão de resíduos em uma empresa, estamos falando em mais eficiência, menos custos, melhor aproveitamento do tempo, maior segurança nos dados e menores risco de descumprir leis ambientais.

O sistema online de gestão de resíduos garante a conformidade ambiental. E possibilita ter todas informações em um ambiente único e confiável. Além disso, gera documentos de forma rápido e automaticamente nos casos aplicáveis (MTR, FDSR, Ficha de Emergência etc., inventários anuais CONAMA e IBAMA).

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Sendo assim, um software online de gestão de resíduos permite o atendimento à PNRS, mantém seus registros, auxilia no controle da validade e input de documentos como: Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), Certificado de Destinação Final (CDF) e ficha de emergência. Através do software é possível visualizar e monitorar as principais ações e pendências da empresa. Além disso, permite uma visão estratégica por meio de emissão de gráficos e relatórios para tomada de decisões.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

biblioteca virtual

Compartilhe!