reciclagem                    
       
4 Outubro
5 min de leitura

Sucata: 7 dicas para empreender e lucrar reciclando esse resíduo

cover image
O termo sucata ainda é lembrado como aqueles materiais sem serventia e que devem ser descartados, mas essa ideia é errônea. Saiba mais!
sucata

O termo sucata ainda é lembrado como aqueles materiais sem serventia e que devem ser descartados, mas essa ideia é errônea. Embora sejam resíduos que sobram dos processos de fabricação e cujos reparos não compensam economicamente, as sucatas podem ser transformadas. Por meio da reciclagem, elas podem virar matéria-prima ou subprodutos, ambos com valor comercial.

Segundo a Política de Resíduos Sólidos  deve haver empenho do cidadão brasileiro e de outros setores da sociedade em diminuir a geração de resíduos. Ao mesmo tempo, deve-se investir na reciclagem, objetivando poupar o planeta e a extração desmedida de recursos naturais.  Essas duas práticas são fundamentais para quem quer empreender com as sucatas. São medidas essenciais para conter os problemas decorrentes do excesso de lixo e da destinação incorreta das sobras.

A seguir, você se informa como a sucata pode ser transformada, poupando o meio ambiente. Também conhece dicas de como empreender nesse ramo e obter renda com esse resíduo. Acompanhe!

sucata

Entenda o potencial das sucatas

sucata

Os resíduos chamados de sucata são aqueles originários de processos de fabricação ou acabamento de produtos. São todas as sobras provenientes de diferentes setores produtivos, como a indústria automobilística, siderúrgica, naval e de construção civil. Há, também, a sucata obsolescência que engloba produtos que perderam sua vida útil, como máquinas, fogões e geladeiras.

Ao contrário do que pode se pensar, as sucatas são materiais que têm potencial de transformação e podem ser a base de um empreendimento. Por meio de técnicas de reciclagem, muitas tratadoras têm conseguido transformar essas sobras, comercializando-as em seguida.

A vantagem de abrir um negócio apostando na sucata não vem só do seu potencial de ser reciclada gerando renda.  Dar vida nova a esses resíduos também favorece a sustentabilidade, pois evita a extração desmedida de recursos naturais. Este estudo mostra que a reciclagem da sucata de aço economiza 1.140 kg de minério de ferro, 154 kg de carvão e 18 kg de cal.

Saiba a importância da reciclagem de sucatas

sucata

Apostar na reciclagem de sucatas é o melhor caminho para transformar as sobras dos processos produtivos.  A reciclagem é o sistema de **reaproveitamento dos resíduo**s que não têm mais serventia. Modificando seus estados físico, físico-químico ou biológico, os resíduos ganham características que os transformam novamente em matéria-prima ou produto.

As técnicas de reciclagem diminuem a geração de rejeitos e seu acúmulo na natureza, reduzindo os riscos de degradação ambiental.  Além disso, poupa os recursos naturais porque as sucatas recicladas substituem o material virgem utilizado na fabricação dos produtos.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do PET (ABIPET), a reciclagem de qualquer material, incluindo as sucatas, engloba quatro fases. As duas primeiras são a coleta e a separação dos resíduos. A terceira etapa é a revalorização, fase intermediária entre a triagem e a reciclagem do material. Por fim vem a transformação, que é o processamento dos materiais para que se tornem reciclados.

Veja as sucatas mais lucrativas

sucata

Alguns tipos de sucata são mais valorizados tanto para a venda quanto para a compra. Entre as sobras que têm mais potencial de reciclagem e de lucro estão:

  • sucata de ferro: tem grande aplicabilidade na construção mecânica, substituindo o aço, muitas vezes com vantagem. Pode ser empregada para construir máquinas, ferramentas, estruturas e instalações que necessitam de materiais de grande resistência;
  • sucata de cobre: metal que é 100% reciclável, podendo ser transformado diversas vezes   sem qualquer perda de desempenho ou de qualidade. É empregado principalmente na transmissão elétrica e na telefonia;
  • sucata de alumínio: pode ser picotada e fundida, gerando o alumínio líquido. A sucata reciclada pode ser transformada em lingote e chapas de alumínio, empregadas para a fabricação de embalagens;
  • sucata de aço: um dos materiais mais recicláveis e reciclados. As sucatas alimentam os fornos das siderúrgicas, tornando-se novamente aço com a mesma qualidade.
sucata

Evite a perpetuação dos lixões

sucata

Além da possibilidade de ganhos, as tratadoras que reciclam as sucatas também evitam outro problema ambiental, a continuidade dos lixões. Apesar de serem proibidos por lei e terem que ser substituídos pelos aterros sanitários, os lixões ainda persistem.

Ao se investir na transformação das sobras, esses terrenos, inadequados para a disposição dos resíduos, deixam de receber um grande volume de material. Além disso, evita-se o aparecimento de doenças e a contaminação de solos e mananciais que podem ser oriundos dos lixões.

Acompanhe a legislação ambiental

A tratadora que quer empreender reciclando as sucatas precisa ser firme no cumprimento à legislação ambiental. É essencial ter conhecimento das diretrizes ambientais e aplicá-las corretamente. Seguir o que determina as normas ambientais  evita punições e aumenta a reputação das tratadoras.

Recorra a uma consultoria

O empreendimento envolvendo as sucatas precisa ser bem planejado para que o negócio prospere. O apoio de uma consultoria ajuda o tratador a conhecer a legislação, as técnicas de reciclagem e as melhores estratégias para se destacar. O grupo Verde Ghaia tem consultores especializados em gerenciamento de resíduos que podem dar o suporte necessário à tratadora.

sucata

Comercialize as sucatas por meio do Mercado de Resíduos

Muitas vezes o grande entrave para o empreendedor que negocia as sucatas é encontrar bons fornecedores ou compradores dos materiais reciclados. O software Mercado de Resíduos soluciona esse impasse. Trata-se de uma plataforma de gestão de resíduos que interliga geradores e tratadores. Por meio dela é possível localizar os geradores de resíduos, comprar os materiais e, depois de tratados, comercializá-los.  Todo o processo é feito pelo ambiente virtual, o que traz praticidade e segurança aos negociadores.

Como se nota, é grande o potencial para quem vislumbra o mercado de sucata. Investir em sobras dos processos industriais, transformando-as por meio da reciclagem, pode ser lucrativo. Além do ganho financeiro é um negócio que pode se tornar sustentável, poupando o planeta e a extração desmedida de recursos naturais.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Se quiser aprofundar mais sobre o assunto leia este outro artigo do blog:  Cinco dicas para transformar o lixo em fonte de renda.

sucata
seta para cima