sustentabilidade                    
       
12 Março
5 min de leitura

Sustentabilidade corporativa: o que é e quais suas vantagens?

cover image
Sustentabilidade corporativa é um tema estratégico para as empresas que buscam por inovação, diferencial competitivo e valor agregado. Saiba mais!

Sustentabilidade corporativa é um tema estratégico dentro das empresas, pois é uma oportunidade para inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e serviços, tornando-se mais competitivas. Este termo se refere à adoção de práticas ambientais, sociais e econômico-financeiro.

A sustentabilidade corporativa trás vantagens de longo prazo para clientes, funcionários e a sociedade. Através da sustentabilidade a organização reduz impactos ambientais, contribui para o social, atua com ética e transparência. Saiba mais sobre esse termo!

O que é sustentabilidade corporativa?

A conscientização dos países em descobrir formas de promover o crescimento econômico das empresas ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente para as gerações futuras foi primordial para dá origem ao termo sustentabilidade. Esse conceito surgiu durante a década de 1980 e desde então transformou em cenário para causas sociais e ambientais, principalmente no mundo dos negócios.

A partir deste princípio, a sustentabilidade corporativa passou a ser um fator determinante para o sucesso das empresas. A sustentabilidade corporativa reúne, simultaneamente, o econômico-financeiro, o social e o ambiental.

Na prática, significa que as organizações devem priorizar os resultados econômicos ao mesmo tempo em que desenvolve ações para eliminar os impactos socioambientais, mantendo a longevidade do negócio. A sustentabilidade corporativa contribui para uma sociedade cada vez mais justa e igualitária, e atua de forma ética e transparente.

Deve ser pensada como criadora de valor. Haja vista, que o termo é uma ferramenta de redução de riscos, de diminuição de custos, de atração de investimentos, de geração de valor para a marca e de motivação e retenção de pessoal.

Como inserir o conceito de sustentabilidade corporativa?

A sustentabilidade corporativa é uma forma de assegurar o crescimento e desenvolvimento no longo prazo do negócio. Contudo, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da organização e todas as partes envolvidas.

Para inserir o conceito é necessário desenvolver a responsabilidade socioambiental e estabelecer a sustentabilidade como valor estratégico da empresa

Veja algumas dicas nos quais é possível colocar em prática ações sustentáveis na empresa, contribuindo para que todos se beneficiem:

Benefícios sociais

As ações sociais desenvolvem entre os colaboradores, acionistas e comunidade uma consciência voltada para o desenvolvimento sustentável.

Abaixo listamos algumas ações que contribuem para a sustentabilidade corporativa:

  • programas educacionais, de formação de funcionários e qualificação de jovens: trata-se de programas que a empresa pode desenvolver para contribuir com o desenvolvimento educacional dos funcionários e da sociedade em torno. Os programas investem na qualificação de jovens, da sociedade, bem como de seus colaboradores. Através destes programas as partes envolvidas ganham à oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento sustentável;
  • inclusão de pessoas: através de ações de inclusão a empresa abre vagas para receber pessoas com deficiência, permitindo a eles terem os mesmos direitos que os demais. Além disso, oportuniza o crescimento de corporativas de reciclagem gerando mais oportunidades para os catadores de resíduos;
  • investimento social na comunidade de entorno: a empresa investe em ações sociais que beneficiem a comunidade localizada no entorno como: mutirões de combate a dengue, estabelecimento de bibliotecas comunitárias, pontos de recolhimento de recicláveis, entre outros.

Benefícios Ambientais

As ações ambientais buscam a proteção ambiental, através do consumo consciente dos recursos naturais e da redução dos impactos negativos que suas atividades podem causar.

Abaixo listamos algumas ações que contribuem para a sustentabilidade corporativa:

  • ecoeficiência: a empresa encontrará maneiras de otimizar a sua produção, diminuindo a quantidade de recursos que utiliza e de resíduos que despeja no meio ambiente;
  • reciclagem e destino correto de resíduos: a organização através da consciência para busca do desenvolvimento sustentável busca meios para reduzir a geração de resíduos enviados para aterros através da reciclagem e logística reversa;
  • uso de combustível de fontes renováveis;
  • compensação de emissões de CO2 e crédito de reciclagem.

Benefícios Econômicos

As ações econômicas buscam o crescimento econômico da empresa ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e a sociedade.

Abaixo listamos algumas ações que contribuem para a sustentabilidade corporativa:

  • participação de clientes e comunidade no desenvolvimento de novos produtos: através dessa participação a organização mostra transparência em suas ações e valoriza a todos com parte integrante para o sucesso do negócio. Essa ação gera lucro para a organização;
  • cumprir corretamente com suas obrigações legais: entre as ações econômicas está o pagamento correto de seus tributos, bem como cumprir com seus deveres perante clientes, colaboradores e fornecedores. O cumprimento de leis e obrigações ambientais, tais como: a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a emissão de CDF, MTR, CADRI, o transporte seguro de resíduos etc.;
  • postura ética: a empresa deve agir de forma ética, respeitando a todos, principalmente, a concorrência;
  • atendimento às reclamações e sugestões de consumidores.

As vantagens da sustentabilidade corporativa

O desenvolvimento da sustentabilidade corporativa trás algumas vantagens para a empresa. Entre elas a publicidade positiva, o engajamento dos colaboradores e o crescimento econômico.

Os consumidores estão cada vez mais críticos e atentos aos processos produtivos. Buscando sempre aquelas preocupadas empresas com a proteção ambiental e o respeito à sociedade.

Investir em sustentabilidade corporativa reforça a imagem do negócio, traz publicidade positiva e aumenta a sua competitividade no mercado, ou seja, sua marca se destaca de forma positiva entre os seus concorrentes.

Para implantar ações sustentáveis para busca da sustentabilidade corporativa empresas, que se destacam no mercado como uma marca sustentável, incorporam uma gestão de resíduos eficiente.

Através da gestão é possível pontuar melhorias no processo que contribuirá para a proteção ambiental, o desenvolvimento econômico e social.

A VG Resíduos pode auxiliar, uma vez que a plataforma incentiva destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

A plataforma traz funcionalidades específicas para o controle das áreas geradoras, dos processos, dos prestadores de serviços e dos documentos, tudo com metodologia baseada na Política Nacional de Resíduos e demais legislações pertinentes ao assunto.

Sendo assim, uma à sustentabilidade corporativa  influenciar a otimização de recursos, a retenção de colaboradores, a conquista de investimentos, a imagem perante a sociedade e, como consequência, os resultados econômicos da empresa.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

seta para cima