Sustentabilidade corporativa: o que é e quais suas vantagens?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

27/07/2021

sustentabilidade corporativa

A sustentabilidade corporativa é um tema estratégico dentro das empresas, pois é uma oportunidade para inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e serviços, tornando-se mais competitivas. Este termo se refere à adoção de práticas ambientais, sociais e econômico-financeiras.

A mentalidade empresarial mudou. Hoje, Governos, sociedades e partes interessadas esperam que as empresas se envolvam em práticas de negócios que sejam boas para as pessoas e o meio ambiente, e não somente para os resultados financeiros. Isso ocorre porque o crescimento econômico sustentável não é mais apenas um imperativo empresarial - é fundamental para o nosso futuro.

Nesse contexto, é essencial que as organizações adotem estratégias de sustentabilidade corporativa para lidar com a volatilidade do clima, criar um mundo melhor para nossas comunidades e garantir que o crescimento econômico de longo prazo seja possível.

A sustentabilidade corporativa traz vantagens de longo prazo para clientes, funcionários e a sociedade. Através da sustentabilidade a organização reduz impactos ambientais, contribui para o social, atua com ética e transparência. Saiba mais sobre esse termo!

Agende uma demonstração Online

Quais são os princípios da sustentabilidade?

sustentabilidade corporativa

A sustentabilidade corporativa vem do conceito de “desenvolvimento sustentável”. A Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, uma iniciativa das Nações Unidas, definiu esse conceito em 1987. Desenvolvimento sustentável significa ações que “atendem às necessidades das gerações presentes sem comprometer as necessidades das gerações futuras”.

Para contribuir com o desenvolvimento sustentável, as empresas devem criar riqueza para reduzir a pobreza, mas fazê-lo sem prejudicar o meio ambiente natural. Dessa forma, as empresas ajudam nosso mundo hoje e garantem que as gerações futuras também possam prosperar.

A sustentabilidade corporativa é uma estratégia de negócios de crescimento de longo prazo que trabalha em harmonia com as pessoas e o planeta.

Na prática, isso significa que a empresa deve considerar três coisas-chave em suas operações:

1. Direitos humanos e justiça social: A sustentabilidade exige que as empresas reconheçam seu impacto nas pessoas que empregam e nas comunidades ao seu redor. Esse reconhecimento significa se comprometer com salários justos, tratamento justo e ético e um ambiente limpo e seguro.

  • Por exemplo: Diferentes setores acumularam bilhões em contas não pagas durante o COVID-19 por causa da queda dos preços dos produtos não vendidos, deixando milhões de trabalhadores do setor em condições desesperadoras. Mesmo assim, algumas marcas continuaram a pagar aos fornecedores, embora suas próprias receitas tivessem diminuído drasticamente.

2. Extração e resíduos de recursos naturais: Muitas vezes, as empresas dependem de recursos naturais com insumos para sua linha produtiva, como água e energia. Embora muitos recursos naturais possam ser renovados ou “regenerados”, isso leva tempo. As empresas precisam respeitar esses ciclos, usando os recursos naturais na velocidade com que se regeneram.

  • Por exemplo: as empresas podem reduzir a extração de recursos usando produtos reciclados ou reaproveitados e tornar suas operações mais eficientes, reduzindo o desperdício. Ao fazer isso, eles contribuem para a ‘economia circular’.

3. Pensamento de curto e longo prazo: As empresas enfrentam intensa pressão por lucros imediatos, mas a sustentabilidade requer investimentos em tecnologias e pessoas para o futuro, embora os benefícios financeiros apareçam muito mais tarde. As empresas estão acostumadas com o pensamento de longo prazo para investimentos de capital, mas uma orientação para a sustentabilidade aplica essa lógica aos investimentos nas pessoas e na sociedade.

  • Por exemplo: Algumas empresas de combustíveis fósseis se reinventaram como empresas de energia, embora grandes investimentos em energias renováveis ​​sejam menos lucrativos no curto prazo do que suas operações de petróleo, gás ou carvão. Eles reconhecem que as mudanças climáticas exigem que construam novas capacidades e fontes de energia.

Na prática, significa que as organizações devem priorizar os resultados econômicos ao mesmo tempo em que desenvolvem ações para eliminar os impactos socioambientais, mantendo a longevidade do negócio. A sustentabilidade corporativa contribui para uma sociedade cada vez mais justa e igualitária, e atua de forma ética e transparente.

Deve ser pensada como criadora de valor. Haja vista, que o termo é uma ferramenta de redução de riscos, de diminuição de custos, de atração de investimentos, de geração de valor para a marca e de motivação e retenção de pessoal.

Por que a sustentabilidade corporativa é importante?

sustentabilidade corporativa

Muitos governos, cidadãos e outras partes interessadas querem ver as empresas demonstrando preocupação com suas comunidades. Não fazer isso pode significar perder a licença social para operar , que é a confiança da sociedade em uma empresa. As evidências mostram que os benefícios financeiros vêm de várias formas. Por exemplo:

  • Reduzir o desperdício, por exemplo, por meio de investimentos em eficiência energética, geralmente produz economia.

  • Cada vez mais, os investidores procuram empresas com classificações “ESG” (ambientais, sociais e de governança) mais elevadas como forma de gestão de riscos.

  • Indivíduos criativos e comprometidos procuram empregadores comprometidos com a sustentabilidade e estão até dispostos a aceitar um salário menor se tal compromisso for sincero.

As empresas podem caminhar passo a passo em direção à sustentabilidade, aumentando e expandindo gradativamente suas ações. Frequentemente, as empresas começam colocando suas próprias casas em ordem, olhando internamente para a tomada de decisões, operações, cultura e outras áreas. Eles podem passar a fazer parceria com fornecedores, vendedores e outras empresas que podem ajudar as organizações a aprender e compartilhar as melhores práticas. Eventualmente, as empresas precisam se envolver com a sociedade, desde as partes interessadas da comunidade até as ONGs.

Em última análise, nenhuma empresa pode criar um desenvolvimento sustentável: deve ser um esforço coletivo. Isso porque muitas questões de sustentabilidade, como mudança climática e pobreza, são tão grandes que exigem ação de muitos cidadãos e organizações. E para qualquer empresa criar emissões zero, ela precisa de fornecedores para inovar em produtos mais limpos e reguladores e clientes dispostos a apoiar seus esforços. A sustentabilidade requer novas formas de colaboração e um novo pensamento sobre a economia.

Como posso construir uma estratégia de sustentabilidade corporativa na minha organização?

A sustentabilidade corporativa é uma forma de assegurar o crescimento e desenvolvimento no longo prazo do negócio. Contudo, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da organização e todas as partes envolvidas.

Para inserir o conceito é necessário desenvolver a responsabilidade socioambiental e estabelecer a sustentabilidade como valor estratégico da empresa

Veja algumas dicas nos quais é possível colocar em prática ações sustentáveis na empresa, contribuindo para que todos se beneficiem

Benefícios Sociais

As ações sociais desenvolvem entre os colaboradores, acionistas e comunidade uma consciência voltada para o desenvolvimento sustentável. Abaixo listamos algumas ações que contribuem para a sustentabilidade corporativa:

  • Programas educacionais, de formação de funcionários e qualificação de jovens: trata-se de programas que a empresa pode desenvolver para contribuir com o desenvolvimento educacional dos funcionários e da sociedade em torno. Os programas investem na qualificação de jovens, da sociedade, bem como de seus colaboradores. Através destes programas as partes envolvidas ganham à oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos e, consequentemente, contribuem para o desenvolvimento sustentável;

  • Inclusão de pessoas: através de ações de inclusão a empresa abre vagas para receber pessoas com deficiência, permitindo a eles terem os mesmos direitos que os demais. Além disso, oportuniza o crescimento de corporativas de reciclagem gerando mais oportunidades para os catadores de resíduos;

  • Investimento social na comunidade de entorno: a empresa investe em ações sociais que beneficiem a comunidade localizada no entorno como: mutirões de combate a dengue, estabelecimento de bibliotecas comunitárias, pontos de recolhimento de recicláveis, entre outros.

Benefícios Ambientais As ações ambientais buscam a proteção ambiental, através do consumo consciente dos recursos naturais e da redução dos impactos negativos que suas atividades podem causar.

Abaixo listamos algumas ações que contribuem para a sustentabilidade corporativa:

  • Ecoeficiêcia: a empresa encontrará maneiras de otimizar a sua produção, diminuindo a quantidade de recursos que utiliza e de resíduos que despeja no meio ambiente;
  • Reciclagem e destino correto de resíduos: a organização através da consciência para busca do desenvolvimento sustentável busca meios para reduzir a geração de resíduos enviados para aterros através da reciclagem e logística reversa;
  • Uso de combustível de fontes renováveis;
  • Compensação de emissões de CO2 e crédito de reciclagem.

Benefícios Econômicos As ações econômicas buscam o crescimento econômico da empresa ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e a sociedade.

Abaixo listamos algumas ações que contribuem para a sustentabilidade corporativa:

  • Participação de clientes e comunidade no desenvolvimento de novos produtos: através dessa participação a organização mostra transparência em suas ações e valoriza a todos com parte integrante para o sucesso do negócio. Essa ação gera lucro para a organização;
  • Cumprir corretamente com suas obrigações legais: entre as ações econômicas está o pagamento correto de seus tributos, bem como cumprir com seus deveres perante clientes, colaboradores e fornecedores. O cumprimento de leis e obrigações ambientais, tais como: a - Política Nacional de Resíduos Sólidos, a emissão de CDF, MTR, CADRI, o transporte seguro de resíduos etc.;
  • Postura ética: a empresa deve agir de forma ética, respeitando a todos, principalmente, a concorrência;
  • Atendimento às reclamações e sugestões de consumidores.

As vantagens da sustentabilidade corporativa

sustentabilidade corporativa

O desenvolvimento da sustentabilidade corporativa traz algumas vantagens para a empresa. Entre elas a publicidade positiva, o engajamento dos colaboradores e o crescimento econômico.

Os consumidores estão cada vez mais críticos e atentos aos processos produtivos. Buscando sempre aquelas preocupadas empresas com a proteção ambiental e o respeito à sociedade.

Investir em sustentabilidade corporativa reforça a imagem do negócio, traz publicidade positiva e aumenta a sua competitividade no mercado, ou seja, sua marca se destaca de forma positiva entre os seus concorrentes.

Para implantar ações sustentáveis para busca da sustentabilidade corporativa empresas, que se destacam no mercado como uma marca sustentável, incorporam uma gestão de resíduos eficiente.

Através da gestão é possível pontuar melhorias no processo que contribuirá para a proteção ambiental, o desenvolvimento econômico e social.

A VGR Resíduos pode auxiliar, uma vez que a plataforma incentiva destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

A plataforma traz funcionalidades específicas para o controle das áreas geradoras, dos processos, dos prestadores de serviços e dos documentos, tudo com metodologia baseada na Política Nacional de Resíduos e demais legislações pertinentes ao assunto.

A sustentabilidade corporativa pode não ser simples, mas é necessária. As empresas que adotam toda a complexidade das ideias de sustentabilidade mais cedo ou mais tarde contribuirão para um mundo melhor e terão maiores lucros a longo prazo. Por que não desejaríamos todos trabalhar em prol dessa visão?

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

software online de emissão de mtr online

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5