sustentabilidade                    
       
15 Julho
4 min de leitura

Como ficará a sustentabilidade nas empresas pós-pandemia?

cover image
A sustentabilidade nas empresas pós-pandemia passará a ser fator competitivo. Saiba mais!
sustentabilidade-nas-empresas-pos-pandemia

A sustentabilidade nas empresas pós-pandemia passará a ser um fator competitivo. As organizações que integrarem as questões ambientais, sociais e econômicas reduzirão as incertezas do mercado e aumentarão os seus lucros. Também, após a pandemia, será possível distinguir na prática quais são as empresas realmente sustentáveis das que dizem ser.

A sustentabilidade nas empresas, ou melhor, a sustentabilidade empresarial é um conceito que abrange as questões ambientais, sociais e econômicas. Afinal, ser sustentável significa ter a capacidade de se sustentar economicamente, socialmente e ambientalmente. Neste artigo vamos entender como ficará a sustentabilidade pós-pandemia. Confira!

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

A sustentabilidade nas empresas pós-pandemia

sustentabilidade-nas-empresas-pos-pandemia

O termo sustentabilidade empresarial se tornou mais popular entre as empresas depois que os consumidores começaram a exigir das empresas a responsabilidade ambiental e social pelas suas atividades.

De fato, a sustentabilidade é uma das maiores preocupações da sociedade atual, principalmente entre os mais jovens que estão mais ligados às questões ambientais. Os consumidores atuais dão preferência para comprar de marcas que valorizam a questão da sustentabilidade empresarial.

A pandemia do coronavírus apresentou circunstâncias cruciais para que as organizações incorporassem os três pilares da sustentabilidade na sua estratégia: o social, o ambiental e o econômico.

Com a pandemia as empresas tiveram que se reorganizar e estabelecer novos métodos de trabalho e formas de obterem lucros, como o home Office.

Os cuidados com a saúde e o bem-estar dos colaboradores são fatos que o atual cenário tem despertado. Além da preocupação com a sociedade que é mais atingida com as restrições para conter a propagação do vírus. As iniciativas de solidariedade se tornaram uma questão de sobrevivência.

Com pandemia, a tendência é que os consumidores e até mesmo os investidores ficarem mais atentos com os compromissos de sustentabilidade das organizações. Será que realmente a empresa que diz ser sustentável pratica os valores do termo em seu negócio? Principalmente o social.

A forma como elas se posicionam neste momento em resposta à pandemia pode ser um fator decisivo para minimizar os impactos, proteger o meio ambiente e recuperar a reputação da organização. É necessária a busca pela sustentabilidade através de meios de consumo e produção mais limpa.

O que mudou nas empresas com a pandemia?

sustentabilidade-nas-empresas-pos-pandemia

Com a pandemia houve várias mudanças no comportamento das empresas e no planejamento dos negócios. Essas mudanças permitiram o surgimento de novas oportunidades de negócio e de ganhar dinheiro.

Uma dessas mudanças foi o trabalho remoto, ou home Office. O home Office é uma realidade hoje e tem chamado à atenção devido o impacto em diversas outras áreas. Não é sem fundamento que a Petrobras deve manter 10 mil trabalhadores em home Office pós-pandemia.

Com o trabalho remoto as empresas economizam com água, electricidade, limpeza, segurança e aluguel do espaço, além de outros recursos necessários para manter as instalações funcionando adequadamente.

Há também a redução do consumo de combustíveis fósseis. A qualidade do ar melhora e as empresas começam a se adaptar a essa redução. Muitas já haviam começado a investir em fonte renováveis e agora deverão priorizar estes novos investimentos para se manterem no mercado.

O uso de plataformas digitais nas empresas para execução de serviços ou venda online também aumentaram, e a tendência pós-pandemia é continuar já que essas ações se demonstraram positivas financeiramente, além de serem uma forma de incentivar microempreendedores.

Gerenciamento de resíduos

Quais possíveis alterações para destinações e gestão de resíduos pós-pandemia?

sustentabilidade-nas-empresas-pos-pandemia

A gestão de resíduos é uma forma eficiente de preservação dos recursos naturais, fonte de renda para catadores e de incentivos para a sociedade. Por meio de uma gestão eficiente as empresas divulgam sua responsabilidade socioambiental e as ações em busca da sustentabilidade.

Para assegurar uma gestão eficiente e destinação ambientalmente correta, garantir a proteção da saúde pública, dos trabalhadores e prevenir a disseminação da doença, decorrente dos resíduos sólidos nos diversos ambientes a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) lançou um informe técnico para tal.

As recomendações não devem se alterar. O que necessariamente precisará ser revisto é referente aos serviços de coleta seletiva, transporte e de manejo desses resíduos até as instalações de recuperação dos resíduos (neste caso incluímos as cooperativas). Durante a pandemia a coleta não deve ser realizada sob o risco de contaminação que os trabalhadores dessas instalações podem sofrer.

No entanto, esse serviço é de extrema importância para preservação ambiental e para as políticas socioambientais.

Como a gestão automatizada contribui para a sustentabilidade pós-pandemia?

sustentabilidade-nas-empresas-pos-pandemia

A solução para garantir a sustentabilidade nas empresas é automatizar o processo. A automatização tem demonstrado ser uma aliada para eliminar os impactos negativos sobre a economia e o meio ambiente. Isso graças ao desenvolvimento de plataformas de gestão de resíduos.

Com a automatização é possível fazer a gestão de forma online. Assim cumprirá com todas as obrigações legais, como a emissão de documentos, relatórios e inventários para disponibilizar aos órgãos públicos dentro dos prazos.

A VG Resíduos possui um software que auxilia na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável.

Sendo assim, podemos considerar que ser sustentável será fator competitivo dentro das empresas. A sustentabilidade nas empresas pós-pandemia reduzirá as incertezas do mercado e aumentará os seus lucros. Mas, somente com uma estratégia na qual será integrada as questões sociais, ambientais e econômicas.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima