sustentabilidade                    
       
28 Novembro
4 min de leitura

Sustentabilidade no transporte de resíduos: como é possível?

cover image
A sustentabilidade no transporte de resíduos é possível pela adoção de práticas sustentáveis na coleta, acondicionamento e transporte de resíduos. Confira!

A sustentabilidade no transporte de resíduos tem o intuito de amenizar os efeitos negativos do transporte no meio ambiente. É possível alcança-la através da adoção de práticas sustentáveis sobre os resíduos, sua forma de coleta e acondicionamento, incluindo a forma de transporte.

A sustentabilidade no transporte de resíduos requer que o empreendedor repense sobre sua noção de sucesso empresarial e de desempenho organizacional. Via de regra, é necessário que haja nas empresas um bom sistema de transporte de resíduos, já que a ausência desse sistema somente colabora para o aumento da poluição ambiental. Saiba mais sobre esse assunto!

Sustentabilidade no transporte de resíduos

A sustentabilidade no transporte de resíduos deve ser entendida como uma estratégia de mercado. Através do uso consciente dos recursos naturais, novas alternativas de transporte e ações em relação à proteção do meio ambiente ela é alcançada.

A gestão de resíduos demonstra ser uma aliada das organizações para alcançar essa sustentabilidade. Através da gestão é desenvolvido e implantado um sistema de transporte eficiente. Através do sistema eliminamos os impactos negativos que os resíduos causam principalmente os associados ao transporte.

Através do sistema de transporte serão adotadas práticas que contribuem para a preservação ambiental. Tais práticas são o uso de um transporte mais ecológico, o cumprimento da legislação ambiental em relação à emissão de gases, a otimização do processo de transporte, a proteção da carga para evitar acidentes, etc..

Uma das formas mais efetivas de se atingir a sustentabilidade no transporte de resíduos é através da implementação de estratégias que aumentem a eficiência do sistema de transporte e reduzam seus impactos negativos.

Como alcançar a sustentabilidade?

O desenvolvimento sustentável mudou a visão do empreendedor sobre o desenvolvimento econômico. Hoje a empresa deve buscar o equilíbrio das relações de produção (crescimento econômico) com o meio ambiente (proteção ambiental), incluindo o transporte de resíduos.

Os resíduos gerados em uma organização deve receber a destinação ambientalmente correta, e para isso é necessário o deslocamento desses resíduos para os locais de destinação.

Esse transporte pode provocar impactos sobre o meio ambiente, por isso faz-se necessário implantar a sustentabilidade no transporte de resíduos.

Para aplicar a sustentabilidade no transporte de resíduos é necessário realizar ações que buscam a minimização dos impactos, o uso racional dos recursos e o cumprimento das leis ambientais.

Dicas para transporte de resíduos sustentáveis

Abaixo dicas importantes para ter transporte de resíduos sustentáveis:

Implantar programa de manutenção preventiva

Um programa de manutenção preventiva garante o funcionamento do veículo bem regulado com a máxima eficiência. Assim será evitado o desperdício de combustível e diminui a emissão de poluentes. Além disso, garante que a emissão de gases esteja de acordo com a resolução nº 490/18;

Dimensionamento correto da frota

É muito comum que o gerador contrate um fornecedor de transporte sem verificar se esse possui uma frota que atende. Ou, contratam um tipo de transporte que não comporta a carga toda.

Antes de contratar, é preciso ter clareza sobre a quantidade de resíduo a ser transportado, a sua característica e qual a destinação será dada.

Para encontrar o fornecedor ideal de transporte de resíduos a empresa pode aderir ao Mercado de Resíduos. O Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um desses ambientes onde geradores encontram tratadores qualificados. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e geradores.

A plataforma é uma excelente alternativa que beneficia a todos, gerador e fornecedor.

Já o software da VG Resíduos ajuda o gerador a encontrar fornecedor qualificado para transporta resíduos, realizando a homologação de fornecedores, exigindo que todas as licenças ativas sejam carregadas (pelo fornecedor). Além disso, a plataforma notifica os usuários quando uma licença está prestes a vencer ou já venceu, impedindo-os de participar do mercado até que esta seja atualizada.

Roteirização

A roteirização ou gestão de rotas possui uma função essencial na gestão de resíduos. Por meio dele, o transporte de resíduos é otimizado, os custos são reduzidos e a destinação de resíduos é maximizada.

A gestão de rotas é o planejamento das rotas, ou seja, é o planejamento de qual a forma mais eficiente para transportar resíduos, qual a melhor rota e qual o itinerário mais seguro. Além disso, na gestão são avaliados os custos, sempre buscando a forma mais econômica para a empresa. É buscado por fornecedores mais próximos da organização e formas mais econômicas de destinação que de alguma forma trás rentabilidade e/ou economia para a instituição.

Colaboração entre empresas semelhantes

Essa é uma prática nova e que colabora para a sustentabilidade no transporte de resíduos. Empresas que não movimentam grandes volumes de cargas podem dividir custos de logística com outras que geram os mesmos tipos de resíduos e com volumes menores.

Sendo assim, sustentabilidade no transporte de resíduos ameniza os efeitos negativos do transporte no meio ambiente. Para alcançar, a empresa pode adotar práticas sustentáveis no transporte, como a substituição por um transporte mais sustentável, a maximização da carga e uma gestão de rotas. Para aplica-la é necessário que haja nas empresas um bom sistema de transporte de resíduos, já que a ausência desse sistema somente colabora para o aumento da poluição ambiental.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir
seta para cima