lixo                    
       
5 Outubro
5 min de leitura

Quais técnicas de tratamento do lixo mais lucrativas no Brasil?

cover image
Muitos empreendedores encontram no tratamento do lixo chances de melhorar seu negócio e aumentar seus lucros. Saiba mais!
tratamento do lixo

Muitos empreendedores encontram no tratamento do lixo chances de melhorar seu negócio e aumentar seus lucros. A partir de ideias inovadoras e simples, esses empresários ganham mais mercado apostando na transformação de resíduos em lucro.

O inadequado tratamento do lixo representa uma severa agressão para o planeta e ameaça a disponibilidade de recursos para a manutenção da vida. Os resíduos precisam passar por algum tipo de tratamento para que não impactem negativamente o meio ambiente.

O Brasil gera aproximadamente 78,4 milhões de toneladas de resíduos por ano. E uma parcela bem pouca desse montante passa por algum tratamento antes de seu descarte. Confira quais técnicas de tratamento do lixo mais lucrativas no Brasil!

tratamento do lixo

Tratamento do lixo mais comum e lucrativo

Um dos problemas que o Brasil enfrenta hoje para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos esta relacionada com a coleta e tratamento do lixo produzido.

Existem vários tipos de tratamento, contudo todos dependem do tipo de resíduo, quantidade, etc..

Conheça os principais tipos de tratamento do lixo mais lucrativos no Brasil.

Aterros Sanitários

tratamento do lixo

Para alguns o aterro sanitário não é considerado uma forma de tratamento do lixo, mas de disposição final ambientalmente correta. Contudo, para alguns resíduos essa é a única forma de tratamento segura e a mais utilizada em todo o mundo, principalmente no Brasil.

Os aterros sanitários são instalações apropriadas para receberem os resíduos sólidos. Antes de serem enterrados no solo ou somente depositados acima do mesmo, os resíduos devem ser compactados para diminuir seu volume. Assim aumentam a vida útil do aterro.

Existem várias normas e leis que se referem a sua construção e manutenção, como a norma da ABNT NBR 8419/1992. Nesta norma são definidos os métodos de construção que utiliza princípios da engenharia para confinar os resíduos sólidos em uma menor área possível e reduzir o seu volume o máximo possível, cobrindo com uma camada de terra na conclusão de cada trabalho.

tratamento do lixo

Já a norma da ABNT NBR 13896/1997 recomenda que a construção dos aterros tenha vida útil mínima de 10 anos. E que seu monitoramento deve prolongar-se por pelo menor mais 10 anos após o seu encerramento.

A Lei 11.107/2005 e a Resolução 404/2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) estabelecem critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental de aterro sanitário.

Os aterros sanitários impedem que as substâncias químicas que se agregam pela decomposição do lixo não penetrem na terra e cause danos a fontes de água.

Os aterros sanitários têm baixo custo e grande capacidade no tratamento do lixo.

Saiba no nosso blog por que os aterros sanitários devem ser evitados.

Incineração

tratamento do lixo

A incineração consiste na queima do lixo ou resíduo em fornos desenvolvidos especificamente para essa finalidade. É um tipo de tratamento do lixo que através da combustão gera energia térmica, que posteriormente pode ser transformada em energia elétrica.

Ao incinerar os resíduos é gerado vapor. Este vapor movimenta as pás ligadas a uma turbina. Os movimentos giratórios das turbinas altera o fluxo do campo magnético dentro do gerador e, com a alternância no fluxo do campo magnético, é produzida a energia elétrica que podem ser utilizadas pelas indústrias, residências e etc..

No caso dos plásticos, são produzidos cerca de 650 quilowatts-hora (kWh) de energia por tonelada de resíduo. Um pneu contem energia equivalente a 9,4 litros de petróleo.

tratamento do lixo

Essa maneira de tratamento do lixo é uma pratica sustentável, uma vez que ocorre ainda uma redução de 70 a 90% da massa do material, restando apenas um resíduo inerte.

Não há geração de efluentes líquidos, pois as águas de lavagem são neutralizadas e novamente utilizadas. Os gases poluentes gerados são tratados no sistema de lavagem e de purificação de gases.

Os materiais resultantes da queima ainda podem ser reutilizados na produção de artesanato, cerâmica e até borracha.

A incineração é um método seguro e reduz significativamente o volume de lixo, mas a sua grande desvantagem é o seu alto custo. No entanto, o lucro com a venda de energia e do subproduto da queima é uma grande fonte de lucro para o negócio. Em longo prazo o investimento para aquisição dos fornos é pago.

Descubra como empreender ao transformar lixo ou resíduo em energia.

Compostagem

tratamento do lixo

Existem várias possibilidades de tratamento do lixo orgânico, e a mais comum é através da compostagem.

Compostagem é descrito como um processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em resíduos orgânicos. Os microorganismos e animais invertebrados que em presença de umidade e oxigênio, se alimentam dessa matéria e propiciam que seus elementos químicos e nutrientes voltem a terra.

A decomposição do resíduo envolve processos físicos e químicos. Os processos físicos são realizados por invertebrados como ácaros, centopéias, besouros, minhocas, lesmas e caracóis.  Esses animais transformam os resíduos em pequenas partículas. O processo químico é realizado por bactérias, fungos e alguns protozoários que degradam os resíduos orgânicos em partículas menores, dióxido de carbono e água.

A compostagem é um método de tratamento do lixo de baixo custo e com o subproduto gerado gera renda para as tratadoras que podem vender o composto para outras empresas.

Conheça as seis dicas para sua empresa lucrar com a compostagem de resíduos.

Reciclagem

Reciclagem é um tipo de tratamento do lixo onde o que não serve mais é reaproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características para que se torne novamente matéria-prima ou produto.

Aplicando um conjunto de técnicas esses resíduos dão origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental.

Esses conjuntos de técnicas vão desde a separação do lixo por material (plástico, papel, metal e vidro são alguns exemplos) até a sua transformação final em outro produto.

O Ministério do Meio Ambiente classifica a reciclagem como uma das alternativas de tratamento de resíduos mais vantajosos, uma vez que reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e gera emprego a milhares de pessoas.

Saiba como ganhar dinheiro com a reciclagem de resíduos.

Para cumprir com as leis vigentes e aplicáveis aos resíduos sólidos, deve-se analisar e pesquisar o melhor método para tratar os resíduos. O objetivo maior das tecnologias de tratamento do lixo é diminuir o impacto negativo no meio ambiente e para a saúde humana, além de, em alguns casos, gerar retorno financeiro. A VG Resíduos, através da plataforma Mercado de Resíduos conecta os geradores com os tratadores. Através da plataforma a sua empresa encontrar outras que precisam de um serviço de qualidade e que cumpre com a legislação.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog:  Cinco dicas para transformar lixo em fonte de renda para seu negócio

tratamento do lixo
seta para cima