gestao de residuos                    
       
5 Outubro
7 min de leitura

Quais os principais tipos de logística reversa no Brasil?

cover image
Os principais tipos de logística reversa no Brasil são: a pós-consumo, pós-vendas e reuso. A logística reversa pode ser o caminho para que... Saiba mais!
Quais os principais tipos de logística reversa no Brasil

Os principais tipos de logística reversa no Brasil são: a pós-consumo, pós-vendas e reuso. A logística reversa pode ser o caminho para que a empresa lucre com o sistema, e se destaque no mercado. Neste artigo abordaremos sobre esses principais tipos e como esse sistema colabora para que geradoras destinem de maneira correta os resíduos que geram. Confira!

A logística reversa no Brasil busca o reaproveitamento dos resíduos, dando vida nova a detritos que poderiam estar contaminando a natureza. Porém, o sistema só funciona com o envolvimento de vários setores, incluindo consumidores, fabricantes e comerciantes.

A logística reversa tem sido considerada um mecanismo ecologicamente correto, que evita a degradação ambiental e o excesso de resíduos na natureza. Por meio dela, os materiais, pós-venda ou pós-consumo, voltam para o ciclo de negócios ou ciclo produtivo.

Difere-se do meio tradicional, no qual o produto sai do fabricante e termina seu ciclo no consumidor. No processo reverso, a mercadoria, pós-uso, volta ao produtor. Isso se dá por meio de pontos de coleta, nos quais os consumidores depositam os resíduos, depois de utilizarem os produtos.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • os principais tipos de logística reversa no Brasil
  • entenda a importância da logística reversa
  • veja como realizar a logística reversa
  • a logística reversa no Brasil é obrigatória
  • facilite a Logística Reversa com a VG Resíduos

Os principais tipos de logística reversa no Brasil

Conhecer os principais tipos de logística reversa no Brasil pode ser o caminho para que a empresa lucre com o sistema, crie um diferencial e se destaque no mercado. Confira os tipos:

Logística reversa pós-consumo

A logística pós-consumo é o sistema mais empregado pelas empresas. Este canal de distribuição da logística reversa consiste no retorno de produtos já consumidos ou vencidos para o fabricante.

É muito empregado no retorno de embalagem descartável, já que o sistema prioriza a reciclagem dos seus materiais.

Utilizando esse canal reverso as empresas garante que os resíduos sofreram a destinação correta. Evitando assim a poluição ambiental e os danos causados a saúde do homem. Além disso, a empresa economiza com a extração de recursos naturais.

Um bom exemplo de logística reversa pós-consumo é a de pneus. Os pneus inservíveis são coletados e enviados para serem reaproveitados em outros processos. Como na fabricação de asfalto.

Entenda como funciona a logística reversa pós-consumo de lâmpadas fluorescentes.

Logística reversa pós-venda

A logística reversa pós-venda está relacionado à devolução de produtos que não atenderam as expectativas dos clientes (como defeitos, pedido incorreto, arrependimento da compra, entre outros).

Para o canal reverso de pós-venda a empresa recupera o produto fazendo o seu recolhimento. O produto recolhido é reaproveitado em uma nova venda, por exemplo.

Reuso

Há um novo tipo de canal de logística reversa muito praticada no Brasil, no qual a empresa consegue lucrar com a venda do resíduo. Esse canal utiliza-se de leilões de resíduos.

Materiais descartados como livros, móveis, equipamentos eletrônicos, até mesmo carros são leiloados pelos fabricantes, evitando assim o descarte incorreto dos resíduos.

Entenda a importância da logística reversa

importancia da logística reversa

A logística reversa é uma solução eficiente para os problemas de acúmulo de resíduos no Brasil. Embora ainda tenha muitos desafios a serem superados, para as empresas que geram resíduos, os fluxos reversos não só significam ganhos econômicos. As organizações que adotam a logística reversa também evitam os passivos ambientais.

Uma das grandes vantagens da logística reversa é que ela possibilita a reciclagem dos materiais, diminuindo os custos com a compra de nova matéria-prima. Além disso, diminui o acúmulo de resíduos e a degradação ambiental, dando vida nova a esses produtos pós consumo, que podem ser reinseridas no ciclo produtivo.

Para a imagem da empresa também é muito benéfica aderir à logística reversa. Sinaliza que é um compromisso da organização fabricar produtos com responsabilidade ambiental. Isso faz com que consumidores deem preferência a essa empresa, pois o público está cada vez mais vigilante quanto às organizações que atuam de forma consciente em relação ao meio ambiente.

Veja como realizar a logística reversa

O objetivo principal da logística reversa é que os fabricantes dos produtos criem condições de receber esses produtos após a mercadoria ser usada pelo consumidor final.

Para o sucesso do fluxo reverso deve haver o envolvimento de vários agentes. O governo deve investir em educação ambiental, estimulando a devolução dos resíduos dos produtos.

O consumidor deve se empenhar em depositar os produtos que são inutilizáveis.

Os fabricantes ou comerciantes devem instalar postos de coleta para a devolução dessas sobras e as empresas precisam recolher esses materiais, dando a eles um destino correto.

Ao receber esses produtos, um ponto importante é o gerenciamento responsável delas pelo fabricante. É fundamental investir em soluções de reciclagem, pois o resíduo que chega de volta pode se tornar matéria-prima da fábrica, sendo reinserido em seu processo produtivo.

Ao adotar a reciclagem depois de receber os resíduos, a organização evita desperdícios, diminui a poluição e problemas como a geração de gases tóxicos. Além disso, poupa a exploração de matérias-primas naturais e o descarte negligente das sobras no meio ambiente, o que pode contaminar solos e rios.

Gestão ambiental

Basicamente o sistema funciona da seguinte forma:

  1. Consumidores levam os resíduos ao posto de coleta indicado pelo comerciante do produto;

  2. O material coletado e encaminhado pelos comerciantes aos distribuidores ou importadores;

  3. Os resíduos são entregues aos fabricantes;

Após serem entregues aos fabricantes, os resíduos são encaminhados a destinação mais apropriada. Podem ser enviados para reutilização, reciclagem, tratamento e descarte final.

A decisão de qual a melhor maneira de dar a destinação aos resíduos é definida de acordo com o tipo de resíduo e tecnologias disponíveis para o seu tratamento. Observando sempre o ciclo de vida do produto.

A logística reversa no Brasil é obrigatória?

O fluxo reverso pode ser aplicado a todos os tipos de resíduos, mas é essencial para os produtos ou embalagens que representam algum tipo de risco ao meio ambiente ou a saúde pública.

Sendo assim, os produtos cujos resíduos estão sujeitos à logística reversa estão incluídos em sete grupos, conforme a lei 12.305/2010:

  • pilhas e baterias;
  • pneus;
  • lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista;
  • óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens;
  • produtos eletrônicos e seus componentes;
  • eletrodomésticos;
  • resíduos de embalagens de agrotóxicos

Os pneus, por exemplo, que estão na lista acima, a partir do fluxo reverso são capazes de produzir energia pelo método de co-processamento.

Outro exemplo positivo da logística reversa vem dos óleos automotivos. Uma vez recolhidos, eles podem ser reciclados especialmente pelo sistema de refino. Através do processo físico-químico composto de várias etapas, o óleo lubrificante usado é transformado em óleo novo.

O óleo automotivo usado ou contaminado tem cerca de 80% a 85% de óleo lubrificante básico. Com o refino é possível gerar matéria-prima com a mesma qualidade do produto de primeiro refino. Além disso, o refino também gera subprodutos como:

  • fração asfáltica do óleo (maior parte degradada do óleo lubrificante usado): empregada como plastificante em derivados do petróleo;

  • MPC-LW: usado nas indústrias cerâmicas;

  • gesso: empregado na agricultura e na correção do pH do solo;

  • combustível pesado: empregado em fornos de alta temperatura

Facilite a Logística Reversa com a VG Resíduos

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

A implementação da logística reversa ainda exige alguns desafios das empresas. Por isso, contar com um software especializado em gestão de resíduos pode ser um passo acertado.

A automatização de processos na gestão de resíduos é realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. O objetivo é otimizar e agilizar os processos que antes eram realizados de forma manual e passaram a ser automáticos, principalmente o controle das destinações.

Pensando nisso, a VG Resíduos desenvolveu um sistema especializado em gestão de resíduos. O software permite que a empresa acompanhe e controle o sistema de logística reversa. Através dele são garantidos que todas as etapas necessárias para a logística reversa sejam realizadas. Além disso, garante o cumprimento de todas as leis ambientais, a segurança e a sustentabilidade.

Além disso, a organização pode contar com o Mercado de Resíduos, uma plataforma na qual produtores e tratadores de resíduos podem negociar suas sobras. Por meio de um software, geradores anunciam seus resíduos ou produtos reciclados e tratadores procuram materiais para manejo. A plataforma coloca ambos em contato, favorecendo a realização dos melhores negócios.

Como se vê, investir em logística reversa pode ser uma solução ecologicamente correta para empresas. Há vários tipos de logística reversa no Brasil, reinserindo os produtos pós consumo no processo produtivo da empresa. Rompe-se com a lógica convencional, na qual o produto sai do fabricante e termina seu ciclo no consumidor. No processo reverso, os resíduos dos produtos voltam às fábricas e podem ganhar vida nova.

Com o envolvimento de consumidores, fabricantes e comerciantes é possível tirar de circulação resíduos que podem contaminar o meio ambiente, dando vida nova a elas.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima