mercado de residuos                    
       
11 Janeiro
5 min de leitura

Como transformar bituca de cigarro em adubo e lucrar?

cover image
Transformar a bituca de cigarro em adubo é possível e consiste em descontaminação, trituração e normalização para retirar a carga tóxica. Leia!
Transformar a bituca de cigarro em adubo

Transformar a bituca de cigarro em adubo é possível e esse processo, bastante parecido com a compostagem de resíduos orgânicos, consiste em descontaminação, trituração e normalização e estabilização, a fim de neutralizar a carga tóxica da queima do cigarro para posteriormente aplicar no solo.

Neste artigo daremos algumas informações sobre o processo de transformação das bitucas de cigarro em adubo, bem como sobre as técnicas de viabilização deste tipo de atividade para empresas que atuam como tratadoras de resíduos. Leia!

Saiba mais: compostagem ou Reciclagem: diferenças e quais resíduos destinar?

O problema ambiental gerado pelas bitucas de cigarro

Transformar a bituca de cigarro em adubo

Todos os anos, estima-se que são produzidas mais de 700 mil toneladas de bitucas de cigarro ao redor do mundo, a maior parte destes materiais ainda é lançada nas ruas e calçadas, o que faz com que sejam levadas pela rede pluvial até os rios, que por sua vez os arrastam até o mar.

Nas águas, as bitucas são decompostas lentamente, sendo em muitos dos casos, ingeridas por peixes.

A ingestão de bitucas de cigarro por animais é um grande problema, pois ela pode os levar à morte por envenenamento, além de poluir o ambiente e piorar a qualidade das águas.

Soluções para as bitucas têm sido pensadas há décadas, mas em geral, a maioria delas leva à destinação em aterros sanitários ou lixões.

Transformar a bituca de cigarro em adubo

Projetos que têm transformado o destino das bitucas de cigarro

Transformar a bituca de cigarro em adubo

Um projeto nos EUA e Canadá tem transformado a realidade do tratamento de bitucas de cigarro nos grandes centros urbanos. A empresa terracycle espalhou lixeiras específicas para a coleta de bitucas em diversas cidades nos principais estados destes países e passou a coletar o material para dar a ele finalidades mais sustentáveis.

Um dos projetos é a transformação das bitucas em adubo. O material após passar por um processamento, fica disponível para ser aplicado a algumas culturas específicas, dentre elas as gramíneas, plantas que contém em sua família espécies como a grama de jardim e o milho.

Aqui no Brasil, um projeto no Paraná tem transformado bitucas em adubo orgânico de qualidade. No caso, estudantes do curso de gestão ambiental de uma instituição privada decidiram instalar lixeiras específicas para as bitucas em alguns pontos da cidade e o material recolhido foi tratado e aplicado no processo de hidrofertilização do solo, elevando sua produtividade em diversas culturas.

Leia também: qual a diferença entre coleta seletiva e logística reversa?

Como transformar bituca de cigarro em adubo**?**

As bitucas de cigarro são materiais que tem como matéria prima a celulose, que é um material orgânico produzido por vegetais, especialmente as árvores. É possível portanto, entender que as bitucas in natura poderiam ser utilizadas como adubo ao simplesmente serem lançadas ao solo. Contudo isso não é verdade, visto que elas recebem as substancias tóxicas da queima do cigarro.

As bitucas precisam ser processadas através de descontaminação, trituração e normalização, um processo bastante parecido com aquele que é realizado na compostagem de resíduos orgânicos comuns, como por exemplo os restos de alimentos. Após a normalização e estabilização, o resíduo de bituca tem sua carga tóxica neutralizada, sendo liberada para aplicação no solo.

Transformar a bituca de cigarro em adubo

Como implementar um programa de coleta de bitucas de cigarro?

Transformar a bituca de cigarro em adubo

O primeiro passo para a implementação de um programa comercial de transformação de bitucas de cigarro em adubo é o estabelecimento de parcerias para a instalação de coletores de bitucas locais de grande circulação de pessoas, especialmente, de fumantes. Uma vez que os coletores foram instalados, o próximo passo é a o estabelecimento das rotas de coleta e da metodologia de tratamento.

As instalações da empresa deverão comportar o material coletado e o produto final deverá ser testado, de forma que o cliente tenha a certeza de que não há mais resíduos tóxicos nocivos ao solo ou às plantas que receberão a aplicação.

Para empresas que são tratadoras de resíduos, a transformação de bitucas em adubo pode ser um negócio muito interessante, já que ainda há poucos concorrentes realizando esta atividade e o produto final pode ser explorado em mercados de nicho, como insumos para jardinagem e floriculturas.

Como funciona a logística reversa pós-consumo de lâmpadas fluorescentes?

A transformação de bitucas de cigarro em adubo é viável?

A viabilidade do negócio de transformação de bitucas de cigarro em adubo dependerá diretamente da metodologia utilizada pela empresa, bem como da dispersão dos materiais a serem coletados, já que o frete é a grande componente do custo operacional da atividade.

A utilização de sistemas de informação será o diferencial das empresas que pretendem se destacar nesta atividade, já que a organização das coletas e o monitoramento do volume de cada coletor deverá ser feito remotamente, pois caso contrário, o custo acabará não compensando. Contudo, de forma geral, pode-se dizer que quem chegar primeiro neste mercado acabará se destacando e lucrando mais.

Como os sistemas de informação modernos auxiliam as empresas?

Como dissemos no tópico anterior, os sistemas de gestão são as ferramentas que possibilitam a execução de projetos que até pouco tempo atrás, eram inviáveis.

No caso da reciclagem de bitucas de cigarro eles são indispensáveis. Um dos sistemas que mais tem ajudado empresas que tem entrado neste mercado é o VG Resíduos.

A ferramenta VG Resíduos automatiza todo o processo de gestão interna, externa, coletas, tratamento, documentação dos resíduos e materiais tratados. O software auxilia a empresa no cumprimento de todas as obrigações legais decorrentes da atividade de reciclagem.

Já o Mercado de Resíduos, ferramenta que trabalha em conjunto com o VG Resíduos, realiza de forma automática todo o processo de captação e venda de materiais para o usuário.

Empresas que pretendem atuar na transformação de bitucas de cigarro em adubo, podem contar com as ferramentas de sistema de gestão mais específicas do mercado, feitas exclusivamente para este fim.

Tanto o VG Resíduos, quanto o Mercado de Resíduos atuam em nichos especializados, de forma que atuem para viabilizar a atuação dos usuários no mercado de lixo.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: O que diz a lei ambiental sobre a logística reversa de medicamentos?

Transformar a bituca de cigarro em adubo
seta para cima