resíduos                    
       
18 Julho
3 min de leitura

Tripé da sustentabilidade (Triple Bottom Line)

cover image
O tripé da sustentabilidade é um conjunto de ações adotadas por empresas que visam a responsabilidade social e ambiental além do lucro financeiro
SIGOR SP

No mundo atual, os consumidores estão cada vez mais exigentes, sempre escolhendo por produtos ou empresas que estejam envolvidas com ações que visem gerar impacto positivo no meio ambiente. Esta nova percepção de consumo tem despertado o interesse da indústria e varejo em desenvolver medidas cada vez mais voltadas para o ambiental, e é neste contexto que surge o tripé da sustentabilidade (ou Triple Bottom Line).

Mas afinal, o que é o tripé da sustentabilidade?

O tripé da sustentabilidade é um conjunto de ações adotadas por empresas que visam a responsabilidade social e ambiental além do lucro financeiro.

Confira o que abordaremos neste artigo:

Agende uma demonstração Online

Como é formado o tripé da sustentabilidade

O tripé da sustentabilidade engloba todos os resultados de uma organização, o impacto que ela causa e a comunidade na qual esta inserida, assim, essa maior conscientização e visão de futuro, cria um novo ambiente de negócios. O tripé, como o nome já deixa explícito, é formado por três pilares: econômico, social e ambiental, assim, fazendo os resultados usarem os 3 pilares como medida importante.

Social A sustentabilidade social implica em gerar renda sem perder o foco na redução das desigualdades sociais, com o propósito de melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Ambiental A sustentabilidade ambiental adota uma relação entre padrões de consumo e produção em termos energéticos, de maneira que sejam reduzidas, ao mínimo, as pressões ambientais, o esgotamento dos recursos naturais e a poluição.

Econômico A sustentabilidade empresarial pressupõe o zelo pela sustentabilidade econômica, de maneira que a alocação e o gerenciamento dos recursos seja eficiente e haja um fluxo constante de investimentos públicos e privados.

Como foi criado o tripé da sustentabilidade

pessoa acessando o sigor

Como foi criado o tripé da sustentabilidade?

Nos anos 90, época em que a palavra “sustentabilidade” ainda não era popular, o sociólogo britânico John Elkington criou o conceito Triple Bottom Line (Tripé da Sustentabilidade), assim a sustentabilidade deixou de ser considerada um assunto supérfluo, e hoje ser uma corporação sustentável é mais do que um status, significando conquistar o respeito dos seus consumidores e parceiros. Por isso, o Triple Bottom Line ganhou tanta importância e trouxe um novo mindset para os gestores

Dessa forma, muitas empresas têm buscado avaliar seus desempenhos frente ao tripé que compõe a sustentabilidade: ambiental, econômico e social. Estes três eixos formam uma sigla que vem sendo bastante utilizada recentemente: ESG, que significa Environmental, Social and Governance (ou em português Meio Ambiente, Social e Governança) e até mesmo os objetivos de sustentabilidade da ONU podem ser usados ​​para gerenciar relatórios ESG e criar valor financeiro de longo prazo.

Vertown e meio ambiente: como nossa plataforma tem auxiliado empresas no pilar ambiental

homem lendo relatórios

A sustentabilidade contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da organização e todas as partes envolvidas, inserindo o conceito é necessário desenvolver a responsabilidade socioambiental e estabelecer a sustentabilidade como valor estratégico da empresa, que deve buscar ações para que estes três pilares coexistam e interajam entre si de forma harmoniosa.

A Vertown tem auxiliado diversas empresas através da nossa plataforma de gestão de resíduos online, uma vez que ela garante a centralização e integração das informações sobre toda a gestão de resíduos através de inteligência artifical e big data, o que viabiliza o compliance da gestão ambiental, tornado-a mais transparente, reduzindo tempo gasto e os custos nas operações que envolvem gestão e destinação final de resíduos.

A plataforma traz funcionalidades específicas para o controle das áreas geradoras, dos processos, dos prestadores de serviços e dos documentos, tudo com metodologia baseada na Política Nacional de Resíduos e demais legislações pertinentes ao assunto, além de incentivar destinações limpas e melhora a eficiência das empresas na gestão dos seus resíduos.

E aí, gostou desse conteúdo? Aprimore à a gestão de resíduos da sua empresa, gere impacto positivo no meio ambiente e otimize seu tempo com insights gerados a partir de Machine learning e Inteligência artificial, agendando uma demonstração.

software online de emissão de mtr online
seta para cima