modelos de coleta seletiva                    
       
26 Fevereiro
5 min de leitura

Tudo que você precisa saber sobre serviço de coleta de material

cover image
Várias empresas encontraram no ‘lixo’ uma oportunidade de aumentar seus ganhos, seja a partir da venda ou reaproveitamento dos resíduos

Várias empresas encontraram no ‘lixo’ uma oportunidade de aumentar seus ganhos, seja a partir da venda do seu resíduo ou reaproveitamento em seus processos produtivos.

Com a conscientização que muitas possuem em fazer a separação do lixo comum e lixo reciclável, surge a necessidade de uma empresa comprometida com a coleta e destinação destes materiais.

A Plataforma Mercado de Resíduos da VG Resíduos permite que as organizações tenham contato com fornecedores de serviço de coleta de material. Assim, terão a certeza que contrataram um fornecedor que atende as legislações ambientais para realização de tal serviço.

O serviço de coleta de material tem a função de transportar o resíduo gerado para aterros ou centros de reciclagem contribuindo, assim, para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) do Ministério do Meio Ambiente, uma vez que é necessário a disposição ambientalmente correta dos resíduos.

Como o serviço de coleta de material organiza a periodicidade da coleta?

A quantidade de resíduos produzidos por uma empresa é bastante variável e depende de uma série de fatores, como produtividade, época do ano, quantidade do consumo e novos métodos de acondicionamento de mercadorias.

Lembrando que a tendência mais recente de utilização é de embalagens retornáveis atendendo o Acordo Setorial de Logística Reversa.

O serviço de coleta de material de uma organização deve estar preocupado em recolher a maior quantidade gerada possível. Assim economiza tempo e recurso financeiro.

Serviço de coleta de material ecologicamente correta

A primeira etapa do serviço de coleta de material inicia no acondicionamento dos resíduos que serão removidos.

O tipo e a forma de acondicionamento do resíduo dependem da classificação do material.

Podem ser utilizados diversos tipos de vasilhames, como: vasilhas domiciliares, tambores, sacos plásticos, sacos de papel, contêineres comuns, contêineres basculantes, entre outros.

Quando o material não é acondicionado de forma apropriada, o risco de poluição ambiental e da segurança da população é bem maior.

O resíduo bem acondicionado facilita o serviço de coleta de material.

A coleta

O serviço de coleta de material engloba desde a partida do veículo que irá transportar o resíduo, compreendendo todo o percurso gasto na viagem para remoção dos resíduos dos locais onde foram acondicionados aos locais de descarga (podendo ser: aterros, usinas de reciclagem, de incineração, etc.), até o retorno ao ponto de partida.

A coleta normalmente pode ser classificada em dois tipos de sistemas:

·      sistema especial de coleta ( para coleta de resíduos contaminados) e;

·      sistema de coleta de resíduos não contaminados.

Nos serviços de coleta de material não contaminado, a coleta pode ser realizada de maneira convencional e são encaminhados para o destino final. Ou através da coleta seletiva onde os resíduos recicláveis são encaminhados para locais de tratamento e/ou recuperação.

Tipos de veículos usados no serviço de coleta de material

Os tipos de veículos utilizados pelos prestadores de serviço de coleta de material são os mais diversos.

Os mais comuns são os compactadores que podem reduzir a 1/3 o volume inicial dos resíduos. Há, também, os tratores, coletor de caçamba aberta e coletor com carrocerias ou baú, caminhões multicaçamba utilizados na coleta seletiva de recicláveis, em que os materiais coletados são alocados separadamente dentro da carroceria do caminhão.

Como as empresas de coleta de material podem otimizar seu serviço?

Para reduzir o tempo gasto no transporte e, consequentemente, os custos com o deslocamento do caminhão coletor desde o ponto final do roteiro até o local de disposição final do resíduo algumas prestadoras de serviço de coleta de material possuem estações de transferência ou transbordo.

Nestas estações os caminhões coletores descarregam sua carga em veículos com carrocerias de maior capacidade para que, posteriormente, sejam enviadas até o destino final.

Percebe-se que essa é uma alternativa viável para aquelas organizações que geram pouco resíduo e não possuem espaço suficiente para armazená-lo.

Locais onde são destinados os resíduos pelo serviço de coleta

O serviço de coleta de material destinará o resíduo gerado pela sua empresa nos locais de sua escolha.

A destinação final deve ser feita em locais que não apresentaram risco a saúde humana e ao meio ambiente. A geradora deve levar em consideração que antes da destinação final ambientalmente correta deve ser tomado medidas que reduzam a quantidade de resíduo, que pode ser através de reaproveitamento e reutilização.

Um dos métodos de processamento de resíduos é a incineração. As vantagens da incineração são:

- Redução do volume dos resíduos,

-Diminuição do potencial tóxico

- Possibilidade de utilização da energia liberada com a queima dos materiais

Outros exemplos de método de processamento dos resíduos são: a reciclagem e a compostagem.

As alternativas de disposição final do resíduo podem ser realizadas nos aterros sanitários, industriais ou controladas.

O aterro sanitário é o que reúne as maiores vantagens, pois reduz os impactos ocasionados pelo descarte.

Para contratar um serviço de coleta de material é necessário exigir:

A legislação ambiental vigente exige que todo o resíduo coletado tenha a destinação final correta de acordo com sua classificação.

Somente empresas cadastradas e devidamente licenciadas podem dar a destinação final que o tipo de resíduo exige.

Ao contratar uma empresa de prestação de serviço de coleta de material a sua organização deve exigir dela todas as licenças para coleta e transporte de resíduos.  A importância de contratar uma empresa licenciada para coletar o lixo do seu negócio, trará a você toda a tranquilidade legal para estar em conformidade com os órgãos fiscalizadores, além de contribuir para a não contaminação de rios, solo e meio ambiente em geral com o descarte ilegal.

Como a VG Resíduos auxilia as empresas a contratarem serviço de coleta de material?

A VG Resíduos conecta os geradores de resíduos aos principais prestadores de serviço de coleta de material através da plataforma Mercado de Resíduos.

A plataforma é online e foi desenvolvida pelo Grupo Verde Ghaia, que está presente no mercado de Gerenciamento de Resíduos, há 17 ano,  através de software de gestão de resíduos, Consultoria para Certificação nas principais normas de gestão, como a ISO 14001, 9001 e 45001.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima