Tudo sobre avaliação e qualificação de fornecedores na gestão de resíduos

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

16/11/2020

Tudo sobre avaliação e qualificação de fornecedores na gestão de resíduos

Na gestão de resíduos os fornecedores são partes essenciais, principalmente no transporte e destinação final ambientalmente correta. Portanto, é fundamental que eles sejam confiáveis e apresentem um bom trabalho. Sendo assim, é necessário fazer avaliação e qualificação de fornecedores na gestão de resíduos. Neste artigo você saberá tudo que precisa saber sobre este assunto. Confira!

Sabemos que fornecedores que prestam serviço de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final de resíduos podem gerar diversos impactos na empresa, sejam negativos ou positivos.

A avaliação e a qualificação destes fornecedores são pontos importantes para as organizações que desejam ser reconhecidas pelo seu nível de excelência e evitar que os impactos negativos de uma má gestão de resíduos denigra sua imagem perante os clientes, uma vez que o mercado exige mais das empresas em relação a gestão ambiental e a sustentabilidade.

É importante que os fornecedores estejam alinhados com á estratégica da sua empresa, principalmente com a política voltada para preservação ambiental.

A avaliação e a qualificação de fornecedores é a melhor forma de manter sob controle possíveis riscos de que terceiros possam afetar a qualidade do seu produto/serviço, promover passivos ambientais e comprometer a reputação da sua marca.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

  • quem são os fornecedores na gestão de resíduos
  • como fazer a avaliação e qualificação de fornecedores
  • o que considerar para qualificação de um fornecedor
  • por que monitorar o seu fornecedor
  • por que avaliar seu fornecedor
  • avaliação e qualificação de fornecedores na gestão de resíduos
  • homologação de fornecedores
  • auditoria de fornecedor

Quem são os fornecedores na gestão de resíduos?

Podemos definir fornecedor na gestão de resíduos como todo empreendimento que produz ou distribui algo necessário para sua empresa, como serviços de transporte e tratamento. Portanto, o fornecedor na gestão de resíduos é quem irá lhe entregar serviços essências para manejo, transporte, tratamento e disposição final.

Um dos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos é a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Portanto, o gerador ao optar por terceirizar etapas importantes na gestão de resíduos deve garantir que seu parceiro cumpre com todas as normas e leis ambientais e consegue atender a demanda dos seus clientes.

É importante que o fornecedor seja qualificado antes do início dos serviços, para isso, cabe à geradora analisar os requisitos legais aos quais estão sujeitos os seus fornecedor.

A VG Resíduos torna a gestão de fornecedores da sua empresa um processo mais fácil. Com o auxilio da VG Resíduos o seu negócio passa a contar com ferramentas de contagem de prazos para controle de condicionantes e licenças; automatização dos processos de comunicação; emissão de alertas para coleta; registro, conferência de comprovantes e todos os tradicionais documentos referentes ao tratamento e disposição/destinação final de resíduos.

Como fazer a avaliação e qualificação de fornecedores?

Como fazer a avaliação e qualificação de fornecedores

Para que a sua empresa tenha os melhores resultados coma avaliação e qualificação de seus fornecedores, recomenda-se que ela siga as recomendações da ISO 9001: 2015, norma da ABNT.

A consultoria online para implementação das principais normas de gestão, principalmente a norma ISO 9001 e ISO 14001, facilita a interpretação e implantação da norma em sua organização.

Ao realizar a avaliação e qualificação dos fornecedores é importante ter em mente que não basta apenas avaliar sua documentação em periodicidades determinadas.

A qualificação e avaliação dos fornecedores acontecem de maneira estruturada e padronizada. Segundo procedimentos internos, os fornecedores de produtos e serviços são classificados pelo tipo de fornecimento considerando-se também a sua importância para o negócio da empresa.

A gestão de fornecedores vai desde uma seleção inicial até o acompanhamento de seu desempenho, compreendendo três etapas principais a serem desenvolvidas com os fornecedores: qualificação, monitoramento do desempenho e avaliação.

Então, para qualificação de um fornecedor o que pode ser considerado?

A sua empresa deve solicitar ao fornecedor toda documentação que garanta a execução das suas atividades em conformidade com requisitos legais e estatutários impostos pelos órgãos ambientais, como dados cadastrais, licença ambiental ou específica de sua atividade e certificações.

Exemplo, verificar se o potencial prestador de serviço de transporte de resíduos possui todas as licenças e se segue os requisitos determinados pela ANTT 5232.

Uma boa dica para qualificação de fornecedores são os questionários de auto avaliação em que o fornecedor atesta a conformidade de seu serviço prestado e através dele é possível verificar o seu histórico.

Outra dica são auditorias que sua empresa pode realizar no fornecedor, pois possibilitará identificar potenciais problemas que não seriam percebidos através da análise documental. Por exemplo, averiguar que o fornecedor cumpre com a lei trabalhista não submetendo seus empregados a trabalhos análogos a escravidão.

Outro meio de qualificar seu fornecedor é verificar se possui certificação nas normas de sistema de gestão, pois eles passaram por auditorias de organismos certificadores, onde seus processos e documentos foram verificados e estão conformes.

Este é um dos critérios muito utilizados para qualificação imediata do fornecedor, sem necessidade de responder ao questionário de auto avaliação ou realizar visitas. Depois de avaliados quais os impactos que o fornecedor tem sobre seu negócio é feito a homologação ou não.

Por que monitorar o seu fornecedor?

Depois que o fornecedor é qualificado não temos a garantia que não teremos problemas, porém para prevenir que a sua empresa não sofra penalidades ambientais por não realizar a disposição de seu resíduo de forma ambientalmente correta é fundamental que o fornecedor seja rotineiramente monitorado.

Caso perceba que o fornecedor não cumpre com o serviço prestado é necessário desqualificá-lo.

Por segurança, é indicado ter sempre três fornecedores homologados, pois caso tenha problemas com um, pode substituí-lo com mais facilidade e segurança.

Gestão ambiental

Por que avaliar seu fornecedor?

A avaliação de fornecedores é importante para evidenciar se os documentos e certificações continuam em conformidade, e se a empresa permanece qualificada para prestar o serviço pelo qual foi contratada.

Geralmente essas avaliações ocorrem com periodicidade anual ou semestral.

Com essas avaliações e monitoramento é possível obter informações que irão possibilitar identificar os riscos da parceria com o fornecedor.

Alguns requisitos a serem considerados na avaliação:

  • qualidade;
  • pontualidade;
  • documentação fiscal/financeiro;
  • medicina do trabalho;
  • administração;
  • competitividade;
  • capacidade de fornecimento;
  • certificações;
  • 5S;
  • administração de contratos e aditivos.

A avaliação e qualificação de fornecedores na gestão de resíduos

A avaliação e a qualificação de fornecedores são processos da gestão de fornecedores. O aumento da competitividade no meio organizacional tornou a gestão de fornecedores um fator estratégico para a qualidade e a credibilidade da sua organização. Tendo em vista que quando as empresas externas são geridas, mantemos o controle sob os possíveis passivos ambientais que possam causar. Hoje, os consumidores exigem mais das empresas uma mentalidade voltada para a preservação ambiental. A destinação ambientalmente adequada de resíduos é uma forma de preservar a natureza e cumprir a legislação, principalmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Ter fornecedores qualificados para realizar os serviços de coleta, transporte e tratamento do resíduo gerado por seu empreendimento é essencial para a imagem da sua empresa.

A VG Resíduos possui uma plataforma online que permite você se conectar com fornecedores qualificados, o Mercado de Resíduos.

Esta plataforma possibilita as empresas ofertar, buscar resíduos e serviços. O software cria oportunidades e otimiza a gestão das organizações para melhor aproveitamento e destinação dos resíduos.

Além disso, a plataforma gera valor transformando o resíduo em insumo que possa ser aproveitado no processo produtivo de outras empresas e, ainda, estimula a destinação correta dos resíduos, minimizando impactos ambientais.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir

Homologação de fornecedores

Para homologar um fornecedor a empresa deve observar alguns critérios. Aderindo o Mercado de Resíduos o processo de homologação é facilitado, haja vista que para se cadastrar o fornecedor passa pela seleção.

Abaixo veremos alguns desses critérios:

1 – Cotação

Para conseguir o melhor custo-benefício, é bom avaliar o requisito cotação do seu fornecedor. Através desse requisito a empresa conseguirá trazer mais retornos financeiros, e em consequência reduzir o custo com a destinação de resíduos.

2 – Estabilidade financeira

Se o seu fornecedor estiver com problemas financeiros, há a possibilidade de ele ter problemas para destinar seus resíduos, como realizar o tratamento adequado, realizar o transporte de forma adequada ou mesmo destina-lo de forma ambientalmente correta. Deve-se sempre antecipar os riscos para evitar problemas e imprevistos uma vez que a responsabilidade pelo resíduo é compartilhada.

3 – Desempenho operacional

O desempenho do seu fornecedor é um requisito essencial para ser sempre bem avaliado. Os requisitos importantes para a avaliação desse requisito são:

  • qualidade;
  • flexibilidade;
  • pontualidade;
  • custo de garantia;
  • tempo de resposta.

Para aprofundar mais no assunto, você pode consultar o artigo “Como a avaliação de fornecedores pode melhorar seu negócio? ” no site da consultoria online da Verde Ghaia.

Auditoria de Fornecedor

O objetivo primordial da auditoria de fornecedores é garantir que armazenamento, transporte e destinação dos resíduos estejam dentro dos padrões ambientais exigidos.

Na auditoria de fornecedor são verificados a qualidade dos produtos e serviços adquiridos pela empresa. Resumidamente, esse processo garante que as informações prestadas em documentos pelos fornecedores estejam em conformidade com os processos realizados na prática.

Como exemplo, podemos citar o transporte de resíduos. A tratadora contrata uma empresa para realizar o transporte dos resíduos. Para garantir que a transportadora segue todas as normas e leis de transporte de resíduos a tratadora pode realizar auditorias no fornecedor.

A auditoria de fornecedores é obrigatória para todas as indústrias submetidas à fiscalização da ANVISA e para empresas que desejam certificação de Gestão de Qualidade.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5