Subir

Tudo sobre avaliação e qualificação de fornecedores na gestão de resíduos

Categoria(s): Controle de Fornecedores /
Tudo sobre avaliação e qualificação de fornecedores na gestão de resíduos
5 (100%) 2 votos

Sabemos que fornecedores que prestam serviço de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final de resíduos podem gerar diversos impactos na empresa, sejam negativos ou positivos.

A avaliação e a qualificação destes fornecedores são pontos importantes para as organizações que desejam ser reconhecidas pelo seu nível de excelência e evitar que os impactos negativos de uma má gestão de resíduos denigra sua imagem perante os clientes, uma vez que o mercado exige mais das empresas em relação a gestão ambiental e a sustentabilidade.

É importante que os fornecedores estejam alinhados com á estratégica da sua empresa, principalmente com a política voltada para preservação ambiental.

A avaliação e a qualificação de fornecedores é a melhor forma de manter sob controle possíveis riscos de que terceiros possam afetar a qualidade do seu produto/serviço, promover passivos ambientais e comprometer a reputação da sua marca.

A VG Resíduos torna a gestão de fornecedores da sua empresa um processo mais fácil. Com o auxilio da VG Resíduos o seu negócio passa a contar com ferramentas de contagem de prazos para controle de condicionantes e licenças; automatização dos processos de comunicação; emissão de alertas para coleta; registro, conferência de comprovantes e todos os tradicionais documentos referentes ao tratamento e disposição/destinação final de resíduos.

Como fazer a avaliação e qualificação de fornecedores?

Para que a sua empresa tenha os melhores resultados coma avaliação e qualificação de seus fornecedores, recomenda-se que ela siga as recomendações da ISO 9001: 2015, norma da ABNT.

A consultoria online da Verde Ghaia para implementação das principais normas de gestão, principalmente a norma ISO 9001 e ISO 14001, facilita a interpretação e implantação da norma em sua organização.

Ao realizar a avaliação e qualificação dos fornecedores é importante ter em mente que não basta apenas avaliar sua documentação em periodicidades determinadas.

A qualificação e avaliação dos fornecedores acontecem de maneira estruturada e padronizada. Segundo procedimentos internos, os fornecedores de produtos e serviços são classificados pelo tipo de fornecimento considerando-se também a sua importância para o negócio da empresa.

A gestão de fornecedores vai desde uma seleção inicial até o acompanhamento de seu desempenho, compreendendo três etapas principais a serem desenvolvidas com os fornecedores: qualificação, monitoramento do desempenho e avaliação.

Então, para qualificação de um fornecedor o que pode ser considerado?

A sua empresa deve solicitar ao fornecedor toda documentação que garanta a execução das suas atividades em conformidade com requisitos legais e estatutários impostos pelos órgãos ambientais, como dados cadastrais, licença ambiental ou específica de sua atividade e certificações.

Exemplo, verificar se o potencial prestador de serviço de transporte de resíduos possui todas as licenças e se segue os requisitos determinados pela ANTT 5232.

Uma boa dica para qualificação de fornecedores são os questionários de auto avaliação aonde o fornecedor atesta a conformidade de seu serviço prestado e através dele é possível verificar o seu histórico.

Outra dica são auditorias que sua empresa pode realizar no fornecedor, pois possibilitará identificar potenciais problemas que não seriam percebidos através da análise documental. Por exemplo, averiguar que o fornecedor cumpre com a lei trabalhista não submetendo seus empregados a trabalhos análogos a escravidão.

Outro meio de qualifica do seu fornecedor é verificar se possui certificação nas normas de sistema de gestão, pois eles passaram por auditorias de organismos certificadores, onde seus processos e documentos foram verificados e estão conformes.

Este é um dos critérios muito utilizados para qualificação imediata do fornecedor, sem necessidade de responder ao questionário de auto avaliação ou realizar visitas.

Depois de avaliados quais os impactos que o fornecedor tem sobre seu negócio é feito a homologação ou não.

Por que monitorar o seu fornecedor?

Depois que o fornecedor é qualificado não temos a garantia que não teremos problemas, porém para prevenir que a sua empresa não sofra penalidades ambientais por não realizar a disposição de seu resíduo de forma ambientalmente correta é fundamental que o fornecedor seja rotineiramente monitorado.

Caso perceba que o fornecedor não cumpre com o serviço prestado é necessário desqualifica-lo.

Por segurança, é indicado ter sempre três fornecedores homologados, pois caso tenha problemas com um, pode substituí-lo com mais facilidade e segurança.

Por que avaliar seu fornecedor?

A avaliação de fornecedores é importante para evidenciar se os documentos e certificações continuam em conformidade, e se a empresa permanece qualificada para prestar o serviço pelo qual foi contratada.

Geralmente essas avaliações ocorrem com periodicidade anual ou semestral.

Com essas avaliações e monitoramento é possível obter informações que irão possibilitar identificar os riscos da parceria com o fornecedor.

Alguns requisitos a serem considerados na avaliação:

·           Qualidade,

·           Pontualidade,

·           Documentação Fiscal/Financeiro,

·           Medicina do trabalho,

·           Administração,

·           Competitividade,

·           Capacidade de Fornecimento,

·           Certificações,

·           5S,

·           Administração de Contratos e Aditivos.

A avaliação e qualificação de fornecedores na gestão de resíduos

A avaliação e a qualificação de fornecedores são processos da gestão de fornecedores. O aumento da competitividade no meio organizacional tornou a gestão de fornecedores um fator estratégico para a qualidade e a credibilidade da sua organização. Tendo em vista que quando as empresas externas são geridas, mantemos o controle sob os possíveis passivos ambientais que possam causar.

Hoje, os consumidores exigem mais das empresas uma mentalidade voltada para a preservação ambiental. A destinação ambientalmente adequada de resíduos é uma forma de preservar a natureza e cumprir a legislação, principalmente a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Ter fornecedores qualificados para realizar os serviços de coleta, transporte e tratamento do resíduo gerado por seu empreendimento é essencial para a imagem da sua empresa.

A VG Resíduos possui uma plataforma online que permite você se conectar com fornecedores qualificados, o Mercado de Resíduos.

Esta plataforma possibilita as empresas ofertar, buscar resíduos e serviços. O software cria oportunidades e otimiza a gestão das organizações para melhor aproveitamento e destinação dos resíduos.

Além disso, a plataforma gera valor transformando o resíduo em insumo que possa ser aproveitado no processo produtivo de outras empresas e, ainda, estimula a destinação correta dos resíduos, minimizando impactos ambientais.

Entre em contato com a VG Resíduos através do telefone (31) 2127-9137 e descubra como a sua empresa pode fazer parte do Mercado de Resíduos e como podemos auxiliar a sua empresa a gerir seus fornecedores.

 

Compartilhe

  

0 Comentários

Deixe o seu comentário!