praticas sustentanbilidade                    
       
13 Maio
4 min de leitura

Quais vantagens do marketing verde e saiba como usá-lo na sua empresa?

cover image
Uma das principais vantagens do marketing verde é o aumento da credibilidade sobre a marca. Confira as vantagens de usar o marketing verde na sua empresa!
 vantagens do marketing verde

Uma das principais vantagens do marketing verde é o aumento da credibilidade sobre a marca da empresa. A estratégia do marketing verde vincula os produtos ou serviços da organização a uma visão ecológica e socialmente consciente. Para usa-la é necessário conscientizar seus clientes das vantagens de se adquirir seus produtos e serviços, dando-lhes certeza de que são praticados dentro da empresa atitudes de proteção ambiental, como a gestão de resíduos correta e eficiente.

Confira as vantagens de usar o marketing verde na sua empresa!

 vantagens do marketing verde

O que é marketing verde?

Há boas razões hoje para se falar tanto em sustentabilidade e marketing verde. As leis de proteção ambiental, as mudanças climáticas, o aumento do consumo, a deterioração ambiental, o aumento da geração de lixo, entre outros são fatores mais que convincentes para que as empresas mudem o seu negócio. Buscando sempre meios sustentáveis de produção e consumo.

Uma estratégia de negócio usado por empresas que desejam conscientizar seus clientes sobre as vantagens de seus produtos e serviços em relação à proteção ambiental é o marketing verde.

O marketing verde, ou marketing ambiental, é uma estratégia de marketing que busca diferenciar uma empresa ou marca focando nos benefícios dos produtos, do modo de produção, ou da postura em geral da empresa em relação ao meio ambiente.

O marketing verde vende a imagem que a organização tem consciência ambiental.

Mas é importante que realmente as empresas tenham uma atitude real de transformação e responsabilidade ambiental, social, cultural e econômica. E não só uma imagem que praticam tais ações.

 vantagens do marketing verde

Cuidado com o Greenwashing!

Você já ouviu falar em greenwashing? Esse é um termo em inglês, que na tradução para o português significa lavagem verde.

O greenwashing corresponde a uma propaganda enganosa feita por organizações que divulga informações sobre defesa do meio ambiente. Mas na realidade essas empresas não praticam nenhuma ação que colabora com a minimização dos impactos ambientais. Na verdade muitas vezes essas organizações fazem o contrário do que divulgam.

O greenwashing pode ser praticado por empresas públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONGs), governos ou políticos. E deve ser evitado para não manchar a reputação da empresa.

Essas organizações, através de rótulos, certificados ou marketing verde utilizam termos que o levam o consumidor a acreditar que ao comprar um produto está contribuindo para a sustentabilidade ambiental. Mas na verdade essa empresa não adota nenhuma prática sustentável em seus processos. Ou aquele determinado produto não trás nenhuma proteção ambiental, pelo contrário, gera sérios impactos negativos ao meio ambiente.

Essa má pratica de marketing verde surgiu juntamente com o aumento de consumidores preocupados com o meio ambiente, que só compram de empresas sustentáveis.

Para conquistar esse mercado consumidor e de grande expressão na economia diversas organizações passaram a utilizar uma comunicação com apelo ecológico em seus rótulos.

Para ser considerado um greenwashing a empresa deve:

  • utilizar informações falsas que dão a entender que praticam ações sustentáveis;
  • ocultar características nocivas de seus produtos e/ou serviços;
  • expor referências de quantidades que não são verdadeiras;
  • utilizar dados incorretos, ambíguos, contraditórios e que não possuam referência ou prova de sua veracidade;
  • usar selos ou certificados ambientais

Para saber como identificar um greenswashing leia mais em: Greenwashing: o que é e por que sua empresa deve evitar?

gerenciamento de residuos

Como usar marketing verde na sua empresa?

Para usar o marketing verde a sua empresa deve ter responsabilidade ambiental, econômica, social e cultura. Para usar o marketing verde é necessário incorporar práticas que buscam o desenvolvimento sustentável.

Para começar, é necessário estruturar práticas que reduzam ou eliminem os impactos ambientais.

Para usar o marketing verde na sua empresa invista em reciclagem e reaproveitamento de materiais. Essas práticas geram economia e admiração dos consumidores.

Economize recursos naturais na sua produção ou prestação de serviço. Elimine também os produtos poluentes por outros que não sejam.

Separe e destine os resíduos de forma adequada. A gestão de resíduos tem demonstrado ser uma aliada para empresas sustentáveis, pois além de eliminar os impactos negativos que os resíduos causam principalmente os associados à destinação final, contribui no desenvolvimento de processos ecoeficientes. Haja vista, que através da gestão serão adotadas práticas que contribuem para a preservação ambiental.

Por isso a VG Resíduos desenvolveu uma plataforma de gestão de resíduos que auxilia no gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável.

Vantagens do marketing verde

O marketing verde cria um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes, pois você demonstra consciência ecológica. Valor que atrai mais consumidores, principalmente os que estão alinhados a esse valor.

Mesmo aqueles consumidores que não tem interesse pela proteção ambiental são provocados a consumirem seus produtos ou serviços, por perceberem que sua marca é bem vista no mercado.

Esse diferencial expande o seu mercado, aumenta seus lucros. Além de, que para usar o marketing verde práticas sustentáveis devem ser adotadas. E muitas delas reduzem os custos produtivos.

Outra vantagem é o ganho de credibilidade, já que você demonstra que tem uma postura séria e comprometida com o futuro. Essa credibilidade facilita na busca por investimentos. Ou seja, o seu negócio tende a crescer cada vez mais.

Sendo assim, as vantagens do marketing verde são ganho de credibilidade, diferencial competitivo, aumento dos lucros e redução dos custos, além disso, a possibilidade de crescimento do negócio. O marketing verde é uma estratégia que vincula os produtos ou serviços da organização a uma visão ecológica e socialmente consciente. Demonstra que a marca busca sempre a proteção ambiental, o desenvolvimento econômico, social e cultural através de práticas sustentáveis de consumo e produção.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

mercado de resíduos
seta para cima