sustentabilidade                    
       
5 Agosto
7 min de leitura

Como a VGR Gestão de Resíduos online auxilia o gestor ambiental?

cover image
A VGR gestão de resíduos online pode auxiliar o gerente ambiental uma vez que auxilia no gerenciamento e planejamento... Saiba mais.
VGR Gestão de Resíduos online auxilia o gestor ambiental

Para melhor desempenho do trabalho, a VGR Gestão de Resíduos Online auxilia o gestor ambiental a fim das empresas manterem seus processos, impacto ambiental e a gestão de resíduos sob controle.

O trabalho do gestor ambiental é uma importante estratégia para que as organizações realizem a gestão dos impactos dos seus produtos e resíduos sobre o meio ambiente. Por meio do trabalho do gestor, a empresa obtém melhores oportunidades de negócios, melhora a sua imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais, reduz resíduos e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental e se caracteriza como uma empresa sustentável.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo falaremos mais sobre como a plataforma VGR Gestão de Resíduos Online auxilia o gestor ambiental. Confira!

Agende uma demonstração Online

Como a tecnologia e a automação VGR Gestão de Resíduos Online auxilia o gestor ambiental?

VGR Gestão de Resíduos online auxilia o gestor ambiental

A VGR Gestão de Resíduos Online é uma plataforma online de gestão que facilita o trabalho do gestor ambiental na execução de tarefas para uma gestão de resíduos eficiente através da tecnologia e automação.

A tecnologia na gestão de resíduos busca alternativas para otimizar o trabalho do gestor ambiental, evitar erros que podem prejudicar a organização financeiramente e ambientalmente e, ter controle sobre cada etapa.

A VGR indica ao gestor as soluções ambientais mais adequadas aos seus resíduos, além de proporcionar uma automatização de todo processo interno de gerenciamento de resíduos.

Através da tecnologia da VGR é possível controlar desde a geração até a destinação dos resíduos (facilitando a rastreabilidade do processo), gerar alertas para pendências e vencimentos de licenças ambientais. Além disso, é possível definir e acompanhar diversos indicadores de desempenho, inclusive indicadores financeiros e ambientais relacionados à gestão de resíduos.

Para uma gestão de resíduos coercitiva é necessário que o gestor controle a geração por fonte geradora, ou seja, qual a quantidade de resíduos é gerada em cada etapa do processo e setores. Para isso, o gestor pode utilizar a VGR para controlar.

No software o gestor ambiental delineia cada etapa do processo da empresa, bem como os setores principais e de apoio. Posteriormente ele traça quais os resíduos gerados e quantidades, criando assim um histórico da geração de resíduos da organização.

Essa informação auxilia na análise e tomada de decisões para estabelecer ações de redução da geração dos resíduos, para eliminar desperdícios, para melhoria no processo, para troca de matéria-prima, para treinamento dos colaboradores de como executar a tarefa da melhor forma que evite refugos, etc..

Além disso, o gestor ambiental deve controlar os documentos exigidos pela legislação ambiental. Esse controle é facilitado com o uso da tecnologia e automação da VGR. A plataforma controla a documentação de fornecedores (transportador de resíduos, destinador, tratador, armazenador, entre outros), o que facilita quando é realizada auditoria documental pelos órgãos ambientais.

Como a VGR ajuda o gestor ambiental a reduzir o risco ambiental?

VGR Gestão de Resíduos online auxilia o gestor ambiental

Muitas empresas podem reduzir o risco ambiental com a VGR Gestão de Resíduos online, por meio de uma gestão assertiva dos resíduos que produz.

Os resíduos quando acondicionados, transportados, tratados ou dispostos e destinados de forma inadequada podem representar um risco ambiental presente nas organizações, uma vez que geram a poluição do meio ambiente e impactam também na saúde dos indivíduos que entram em contato com esses materiais sem os devidos cuidados.

Veja abaixo como a VGR ajuda o gestor ambiental a reduzir o risco ambiental:

Controle total de todos os processos de gestão de resíduos

A vantagem em ter um software da VGR é o fim das planilhas manuais. Com um único ambiente é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

O gestor pode trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Agilidade na emissão dos documentos

Com a plataforma fica mais fácil e ágil a emissão e elaboração de documentos e relatórios exigidos pela legislação ambiental.

Os relatórios e inventários de gestão de resíduos são ferramentas importantes para as empresas estarem em concordância com as legalidades exigidas, já que a legislação ambiental determina que elas informem e comprove a destinação correta de seus resíduos. Além disso, estabelece um posicionamento sustentável da empresa, uma boa imagem para o cliente e evita multas, sanções e punições.

Na plataforma, os dados necessários para gerar esses documentos não são perdidos e o preenchimento é feito automaticamente. Dessa forma as informações não precisam ser checadas em planilhas avulsas.

Segurança dos dados

Por meio da plataforma a segurança dos dados referente à gestão de resíduos aumenta. Haja vista, que o risco de perda ou extravio de um documento é eliminado. Na prática, os arquivos ficam salvos em um ambiente seguro e acessível, com o devido nível de controle.

Por meio de um sistema de gestão de resíduos, é possível controlar e monitorar o acesso às informações. Além disso, realizar o controle sobre os fornecedores.

Controle de documentos

Um dos grandes desafios da gestão de resíduos é o cumprimento de prazos, controle de licenças e dos documentos obrigatórios que comprovem a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

O uso de um sistema de gestão, como um software, facilita esse controle, já que esses sistemas emitem alerta e lembretes sobre os prazos das licenças e entrega de relatórios. Além disso, geram automaticamente todos os documentos e relatórios necessários.

A emissão dos documentos só é possível graças a tramitação eletrônica de informações alimentadas pelo usuário sobre a geração de resíduos.

Como a VGR ajuda a controlar e emitir documentos exigidos por lei?

VGR Gestão de Resíduos online auxilia o gestor ambiental

A plataforma da VGR gera automaticamente todos os documentos de gestão de resíduos obrigatórios, como o MTR, CADRI, CDF, Inventários Anuais CONAMA e IBAMA, etc..

Basta o usuário informar a quantidade de resíduos gerados e a data, quem realizará o transporte e qual o tipo de tratamento será dado. Além de outras informações importantes sobre os resíduos, como sua classificação. Dessa forma, automaticamente são gerados os documentos obrigatórios para os órgãos ambientais.

Qualquer documento pode ser controlado via plataforma, o gestor pode definir o que for exigido de forma legal ou conforme a sua necessidade, por exemplo, Contratos com fornecedores, Manifesto de transporte de Resíduos (MTR), Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse ambiental (CADRI), Certificado de Autorização de Destinação de Resíduos Especiais (CADRE) e Autorização Ambiental, Certificado de destinação final (CDF ou CDR), Licenças ambientais, Licenças de transporte, Autorização Ambiental para Transporte Interestadual de Cargas Perigosas, Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras (CTF/APP), Cadastro Técnico Federal de Atividades e Instrumentos de Defesa Ambiental (CTF/AIDA) Notas Fiscais, Tickets de Pesagem.

Além do controle documental, a plataforma também pode ser usada para emitir diversos documentos, como Fichas de Emergência; Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos (FDSR), Manifesto de transportes de resíduos e Certificados de destinação final.

Como a VGR auxilia a cumprir as exigências legais e afastar as multas e penalidades?

VGR Gestão de Resíduos online auxilia o gestor ambiental

O desenvolvimento de estratégias ambientais voltadas a gestão de resíduos na empresa buscam controlar de forma apurada a geração para evitar as multas ambientais e possibilitar a redução de custos.

Coma VGR é garantindo que os ciclos da gestão sejam finalizados dentro dos prazos e metas estabelecidas, o cumprimento das leis ambientais, evitando assim, os riscos de sofrerem penalidades.

Confira as principais leis ambientais que interferem na gestão de resíduos de sua empresa.

Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, nº 6.938/81 Estabelece o princípio do poluidor pagador. Isso significa que todos os impactos causados por uma empresa precisam ser mitigados, pois geram um custo sobre a saúde, meio ambiente e sociedade.

Lei nº 9605/98 Define as sanções administrativas para quem cause algum tipo de impacto negativo no meio ambiente.

Resolução CONAMA nº001/86 Define o licenciamento

Lei nº 12.305 Política Nacional de Resíduos Sólidos que estabelece a implementação de sistemas de gestão de resíduos.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, é indispensável para o gestor ambiental na sua função?

VGR Gestão de Resíduos online auxilia o gestor ambiental

O uso da tecnologia digital surge com grande aliada para o gestor ambiental. Ele pode trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão.

Todos os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente virtual aumentando a agilidade dos processos e a segurança das informações.

A gestão automatizada agiliza a comunicação entre os setores da empresa. Permitindo que o gestor foque nos assuntos mais urgentes e relevantes de uma forma simples e fácil.

Com os processos automatizados os impactos ambientais são monitorados.

Um sistema automatizado de gestão ambiental facilita o controle de documentos. A melhor maneira de gerir todos os documentos comprobatórios necessários é com o uso de ferramentas que auxiliem no arquivamento de documentos, como softwares de gestão.

A automatização, também, torna o processo de controle de licenças mais fácil.

Portanto, a plataforma VGR Gestão de Resíduos Online auxilia o gestor ambiental na gestão de resíduos da empresa, uma vez que plataforma automatiza a gestão. Através dela você controla todas as informações sobre a geração e destinação dos seus resíduos. A plataforma também gera documentos exigidos pelos órgãos ambientais, como MTR, CADRI, Inventários de Resíduos, Ficha de Emergência, etc.. A plataforma, também, emite alerta de vencimento de licenças ambientais. Com a VGR a empresa fica em dia com a legislação ambiental, evitando que a organização sofra sanções por não cumprir a lei.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar
seta para cima