vgr                    
       
4 Agosto
7 min de leitura

VGR Gestão de resíduos online: automação para a gestão ambiental!

cover image
Com a VGR Gestão de resíduos online é possível automatizar a gestão ambiental para a organização atingir suas metas de sustentabilidade e cumprir todas as normas e dispositivos legais. Saiba mais.
VGR Gestão de resíduos online

Com a VGR Gestão de resíduos online é possível automatizar a gestão ambiental, o que auxilia na manutenção de registros, relatórios e faturamento, facilitando o caminho para que a organização atinja suas metas de sustentabilidade, e cumpra todas as normas e dispositivos legais.

Com a ênfase crescente na conformidade com os padrões globais de eliminação de resíduos, é essencial que sua empresa use uma gestão eficiente para promover o gerenciamento dos resíduos.

O uso de planilhas manuais e individuais, dentre outros sistemas semelhantes, não só está desatualizado como também envolve elevado custo e esforços para a organização, limitando as oportunidades de crescimento.

Neste post, nós iremos ver:

O uso de um software de gerenciamento da VRG resíduos é abrangente e cobre todas as áreas com que sistemas separados lidam, o que o torna a solução perfeita para o seu negócio! Confira!

Agende uma demonstração Online

O que a plataforma faz? Por que a automação na gestão de resíduos é importante?

VGR Gestão de resíduos online

A gestão de resíduos significa adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente aceita, objetivando a minimização da produção de resíduos, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos. A lei determina que cada gerador é responsável pelos resíduos gerados e, que devem ser segregados na fonte geradora.

A gestão de resíduos na empresa tem a finalidade de diminuir a quantidade de materiais e incentivar o seu reaproveitamento. Além de melhorar a sua imagem junto a clientes, acionistas, governo e população.

Também, minimizam acidentes ambientais, riscos de contaminação e proliferação de doenças. E o mais importante, a gestão aumenta os ganhos econômicos, pois são reduzidos custos com matéria prima ao reaproveitar os resíduos e custo com o seu descarte final.

Para reduzir custos da gestão de resíduos da sua empresa, a forma mais rápida e fácil é ter um software de gestão. São vários benefícios que lhe darão a chance de deixar tarefas burocráticas e focar no que é mais importante para no gerenciamento.

O VGR Resíduos é uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Os benefícios em ter o software da VGR Resíduos para reduzir custos da gestão de resíduos são inúmeros, entre eles:

  • Auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos: com o software a empresa consegue implantar as diretrizes estabelecidas pela PNRS, evitando assim, sofrer sanções, como multas e embargos;
  • Facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo: o software permite manter um histórico sobre a geração de resíduos. Com essas informações a empresa identifica os gargalos do processo, ou seja, onde é possível reduzir desperdícios. Isso permite reduzir os custos com a aquisição de matéria prima e com a destinação dos resíduos;
  • Padroniza a comunicação com fornecedores: a VGR Resíduos conta com uma plataforma aonde você encontra fornecedores aptos. Com a plataforma é possível encontrar um fornecedor mais próximo ao seu negócio, isso reduz o custo com transporte. Além disso, com o software de gestão é possível monitorar todos os documentos que os fornecedores devem emitir garantindo a destinação ambientalmente correta dos resíduos;
  • Minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa: já que através do software é feito todo o controle de geração, coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta;
  • Permite o controle completo de documentação e licenças: evitando que a organização pague multas por não ter um documento exigido pelo órgão ambiental;
  • Otimiza a elaboração de relatórios e inventários: reduz o tempo para elaboração dos relatórios, já que todas as informações necessárias estão arquivadas em um ambiente único.

Como a automação facilita na gestão de resíduos facilita o dia a dia do gestor?

VGR Gestão de resíduos online

Na gestão de resíduos são gerados um número grande de informações que a empresa deve registrar e uma série de etapas que devem ser seguidas. Por isso é importante aplicar a tecnologia para uma gestão assertiva.

A tecnologia na sua gestão de resíduos busca alternativas para otimizar o trabalho do gestor ambiental, evitar erros que podem prejudicar a organização financeiramente e ambientalmente e, ter controle sobre cada etapa.

Ao implementar um sistema automatizado na gestão dos resíduos gerados, a empresa estará adotando um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Tais atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento.

O software especializado de gestão de resíduos da VGR Resíduos permite que os gestores ambientais gerenciem e reduzam seus resíduos, garantindo conformidade ambiental e aprimoramento do seu desempenho ambiental.

A solução da VGR Resíduos é um software excelente para atender às necessidades da organização relacionadas à gestão dos resíduos gerados, armazenados, transportados, tratados e que recebem a disposição final. Sendo assim, a utilização da tecnologia auxilia a organização a promover a gestão de resíduos e a garantir que esteja sendo seguida à legislação referente ao gerenciamento.

Quais são os documentos que podem ser emitidos pela Plataforma VGR Resíduos?

VGR Gestão de resíduos online

Os relatórios e inventários de gestão de resíduos são ferramentas importantes para as empresas estarem em concordância com as legalidades exigidas, já que a legislação ambiental determina que elas informem e comprove a destinação correta de seus resíduos. Além disso, estabelece um posicionamento sustentável da empresa, uma boa imagem para o cliente e evita multas, sanções e punições.

Com o uso do software VGR fica mais fácil e ágil a emissão e elaboração de documentos e relatórios exigidos pela legislação ambiental.

Abaixo listamos alguns documentos obrigatórios que podem ser controlados pela plataforma VGR Resíduos:

  • CADRI: certificado de movimentação de resíduos de interesse ambiental. É uma ferramenta que demonstra que o resíduo está sendo transportado para um local de reprocessamento, armazenamento, tratamento ou disposição final;

  • Certificado de destinação final – CDF: documento emitido pela empresa receptora dos resíduos, e que comprova o seu recebimento. Com ele a empresa geradora comprova que tiveram o devido cuidado com a destinação final dos resíduos;

  • CTF-APP: Autorização Ambiental para Transporte Interestadual de Cargas Perigosas Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras

  • Declaração de Transporte – nota que deve ser emitida para acompanhamento do resíduo até a destinação final.;

  • FDSR: é a sigla de Ficha com Dados de Segurança de Resíduos Químicos. É um documento normalizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), conforme NBR 16725:2014;

  • Ficha de Emergência: documento que contém informações importantes sobre o tipo de resíduo. A ficha deve mantida junta ao condutor do veículo desde o seu acondicionamento da carga até o destinatário do produto;

  • Licenças ambientais: processos administrativos que verificam a conformidade ambiental de determinada atividade/empreendimento;

  • MTR – Manifesto de Transporte de Resíduo: documento obrigatório que deve acompanhar a carga com informações sobre resíduos, o transportador, a fonte geradora e a destinação final;

  • TFCA: Pagamento da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental.

Com a plataforma VGR Resíduos, os dados necessários para gerar esses documentos não são perdidos e o preenchimento é feito automaticamente. Dessa forma as informações não precisam ser checadas em planilhas avulsas.

Qual a integração do sistema VRG com as com os principais sistemas online e obrigatórios do governo?

VGR Gestão de resíduos online

O VGR Resíduos é uma solução prática e funcional que permite à sua empresa realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

As empresas têm aderido ao VGR RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de centralizar as informações e possibilitar uma gestão mais estratégica do processo. Somado a isso, a plataforma também dispõe de integração com o IBAMA e com órgãos ambientais estaduais, como CETESB (SP), INEA (RJ), FEAM (MG), IAP (PR), IMA (SC), dentre outros.

Sendo assim, um sistema automatizado da VG Resíduos facilita o envio das declarações ambientais pois é sincronizado com os órgãos ambientais permitindo que as informações sejam repassadas de forma ágil e eficiente, sem perdas de dados. Além disso, simplifica o trabalho da equipe ambiental, reduz custos e economiza tempo.

Qual sua importância e como interfere na Gestão ambiental e Gestão dos Resíduos?

VGR Gestão de resíduos online

Fazer Gestão de Resíduos a princípio pode parecer ser complicada, burocrática ou cansativa, principalmente na etapa de classificação e caracterização do resíduo, porém é essencial para a sua empresa e pode minimizar impactos ambientais e passivos, evitar prejuízos financeiros e preservar a imagem da sua empresa.

A plataforma da VGR Resíduos vislumbra as necessidades dos clientes que demandam controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos. A principal funcionalidade do software é promover a gestão, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

Na busca pelo desenvolvimento sustentável organizacional, da responsabilidade ambiental corporativa e de melhores práticas para gestão de resíduos, a solução da VGR resíduos se apresenta como um modelo ideal.

Permitirá que sua empresa realize a gestão completa do processo, tornando as decisões estratégicas mais assertivas. A plataforma irá auxiliar a empresa, agregando todas as soluções para a melhor e mais completa gestão desde a geração até a destinação/disposição final dos resíduos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

software online de emissão de mtr online
seta para cima