impactos ambientais                    
       
19 Maio
5 min de leitura

Como minimizar riscos ambientais com a gestão de resíduos adequada?

cover image
A gestão de resíduos adequada pode minimizar riscos ambientais, pois estabelece meios de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos. Confira!
riscos ambientais com a gestão de resíduos

A gestão de resíduos adequada visa minimizar riscos ambientais, uma vez que estabelece meios de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos. Além disso, o tratamento adequado ou disposição em locais legalizados reduzem os impactos imediatos no meio ambiente e na saúde.

Fazer gestão de resíduos significa que a empresa adota um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada. Minimizando, assim, a geração de resíduos e preservando a saúde pública e a qualidade do meio ambiente. Confira como minimizar riscos ambientais com a gestão de resíduos adequada!

minimizar riscos ambientais

Como minimizar riscos ambientais com a gestão de resíduos?

minimizar riscos ambientais

Fazer gestão de resíduos significa que a empresa adota um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada.

O principal objetivo da gestão é a minimização da geração de resíduos, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão deve garantir o máximo de reaproveitamento, reciclagem e a minimização dos rejeitos.

A gestão de resíduos é uma forma estruturada de garantir que seus resíduos sejam identificados, quantificados e monitorados. Desta forma será mais fácil e assertivo propor uma solução na destinação final.

A incineração, uma das opções de tratamento no gerenciamento de resíduos, vem crescendo em muitos países. Essa é uma alternativa para minimizar riscos ambientais, além disso, se ganha muito através da recuperação energética para produção de eletricidade.

A redução e a reutilização, principalmente através da compostagem e reciclagem, também diminui os riscos ambientais. Associada a logística reversa, os resíduos retornam a produção, impedindo que sofram a destinação inadequada.

Conheça o passo a passo para prevenir riscos ambientais.

Como ter uma gestão de resíduos adequada?

Alguns fatores que confirmam que sua gestão de resíduos é adequada são:

  • Ter diagnóstico do resíduo gerado
  • Ter equipe envolvida na gestão de resíduos
  • Ter fornecedor qualificado para destinar resíduos
  • Ter um sistema de logística reversa
  • Ter boas práticas sustentáveis
  • Ter monitoramento da gestão de resíduos

Note que esses fatores são importantes para uma gestão eficiente, porém é necessário que a empresa realize várias ações para alcançar esses fatores.

Para ter uma gestão adequada, antes de tudo é preciso ter um diagnóstico do resíduo gerado. E para isso é preciso realizar o controle e mapeamento na fonte geradora. Esse controle pode ser realizado através de um sistema automatizado, como o software da VG Resíduos.

Com o software da VG Resíduos você tem um histórico da geração de resíduos por fonte geradora.

Além disso, o sistema controla a destinação dos resíduos e o transporte. Bem como toda a documentação exigida pelas leis ambientais e pelos órgãos.

minimizar riscos ambientais

Riscos ambientais devido a uma má gestão de resíduos

minimizar riscos ambientais

Os riscos ambientais causados pela gestão de resíduos inadequada na maioria dos casos são agressões ambientais ou uma questão sanitária que coloca em risco à saúde pública. O gerenciamento irregular pode comprometer a qualidade do solo, água e ar, expor a população a substâncias tóxicas e patogênicas.

A gestão adequada dos resíduos é uma importante estratégia de preservação do meio ambiente, assim como de promoção e proteção da saúde.

Os principais riscos ambientais são?

Poluição hídrica

A poluição hídrica é caracterizada pela introdução de qualquer resíduo que altere as propriedades físico-químicas de um determinado corpo de água.

Os principais causadores desse tipo de poluição são os efluentes industriais (produtos químicos, metais pesados), agrícolas (fertilizantes outros tipos de agrotóxico), o esgoto doméstico e o chorume oriundo da decomposição de resíduos.

Poluição visual

Os resíduos descartados em locais inadequados, como lixões a céu aberto, vias publicas, matagais ou em encostas formam um cenário desagradável. Esses resíduos são responsáveis pela degradação das cidades.

Contaminação do solo

Consiste em qualquer mudança na natureza ou na composição da terra decorrente do seu contato com produtos químicos e resíduos. Esse tipo de contaminação é perigoso porque pode tornar a solo inútil e infértil, além de gerar riscos à saúde dos humanos, dos animais e das plantas.

A contaminação se dá principalmente pelo acúmulo de resíduos em áreas irregulares de descarte.

Alagamentos e inundações em períodos de chuva

Enfrentamos nos últimos tempos várias inundações com as chuvas, principalmente as provados por obstruções das bocas de lobo e das galerias de escoamento das águas pluviais.

O resíduo destinado irregular pode ser descartado incorretamente e provoca o entupimento das galerias de águas pluviais, que servem para escoar a água da chuva até córregos e riachos. Uma vez obstruídas por acúmulo do resíduo descartado nas ruas, elas impedem a passagem da água que retorna e provoca alagamentos e inundações.

Diminuição da vida útil do aterro sanitário

Quando resíduos que poderiam ser reciclados ou reutilizados em outros processos são destinados a aterros sanitários, esses encurtam a sua vida útil, já que muito resíduo é enviado para lá.

Proliferação de endemias

O acúmulo de resíduo descartado de forma irregular podem gerar a proliferação de pragas e vetores de endemias e colocar em risco a saúde pública.

Multas, embargos e paralisação das atividades

risco ambiental e gestão de resíduos

A gestão de resíduos pode levar a organização a pagar multas ou sofrer embargos e paralisação das atividades.

A empresa que não destinar os resíduos gerados em seus processos pode sofrer varias sanções ambientais. A legislação brasileira determina penalidades para quem descumprir a lei.

Os geradores que não realizarem a destinação poderão pagar multas e até penas de reclusão de até 3 anos. Além disso, mancha a imagem da empresa afastando os clientes. Uma vez, que o mercado exige das empresas uma produção limpa e sustentável.

Sendo assim, os riscos ambientais de uma gestão de resíduos inadequada não são os únicos problemas. Há também as perdas econômicas, já que uma destinação incorreta pode levar a empresa a perder dinheiro em situações que ela poderia estar lucrando. Portanto, desenvolver uma gestão de resíduos eficiente pode parecer complicado, burocrático e até cansativo. Mas é fundamental para garantir o máximo reaproveitamento de todos os rejeitos e minimizar riscos ambientais. Para as organizações, a gestão é essencial para evitar prejuízos financeiros, preservar a imagem e principalmente minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos que suas atividades podem causar.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

envio das declarações ambientais
seta para cima