vertown                    
       
21 Março
6 min de leitura

Porque usar uma plataforma online para gestão dos resíduos?

cover image
O uso de uma plataforma online para gestão dos resíduos é a forma mais assertiva para garantir o cumprimento da legislação ambiental e ter o controle de todo o ciclo de vida dos resíduos, desde sua produção até a destinação final ambientalmente adequada. Confira
O que é gestão de resíduos eficiente?

O uso de uma plataforma online para gestão dos resíduos é a forma mais assertiva para garantir o cumprimento da legislação ambiental e ter o controle de todo o ciclo de vida dos resíduos, desde sua produção até a destinação final ambientalmente adequada

O monitoramento sobre todos os resíduos gerados na empresa pode ser realizado de forma sistematizada e organizada, aumentando a agilidade dos processos, a segurança das informações. Além disso, é uma ferramenta muito eficiente para comprovação de evidências para os órgãos ambientais.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

O que é gestão de resíduos eficiente

Grande parte das atividades econômicas atuais gera impactos ambientais significativos, sendo a geração de resíduos sólidos um dos mais preocupantes.

Muitas empresas enfrentam desafios na gestão eficiente de seus resíduos: desconhecem os procedimentos de tratamento, a destinação adequada, a classificação e segregação necessárias.

Dada a importância de mitigar os impactos negativos dos resíduos, é essencial que as empresas adotem uma gestão de resíduos eficiente e assertiva.

Mas o que é gestão de resíduos eficiente?

A gestão eficiente de resíduos compreende uma série de ações que abrangem desde a coleta até a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos. Isso inclui o mapeamento dos processos empresariais, identificação de fontes geradoras, a análise, classificação, quantificação e armazenamento dos resíduos, bem como sua destinação final.

É fundamental priorizar o reaproveitamento, reciclagem e redução da geração de resíduos, visando maximizar o uso da matéria-prima e minimizar os impactos ambientais.

Uma gestão eficiente de resíduos visa a minimizar os impactos negativos no meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e o cumprimento das regulamentações, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que desde 2010 atribui às empresas a responsabilidade pela gestão de seus resíduos.

Porque usar uma plataforma online para gestão dos resíduos

Porque usar uma plataforma online para gestão dos resíduos

Na gestão de resíduos são gerados um número grande de informações que a empresa deve registrar e uma série de etapas que devem ser seguidas. Por isso é importante aplicar a tecnologia para uma gestão assertiva, como o uso de uma plataforma online. A plataforma busca alternativas para otimizar o trabalho do gestor ambiental, evitar erros que podem prejudicar a organização financeiramente e ambientalmente e, ter controle sobre cada etapa na gestão de resíduos.

Conheça as vantagens de utilizar uma plataforma de gestão de resíduos

Controle total de todos os processos de gestão de resíduos A vantagem em usar uma plataforma online para gestão de resíduos é o fim das planilhas manuais. Com um único ambiente é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word.

Todos os envolvidos na gestão podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Agilidade na emissão dos documentos Com a plataforma fica mais fácil e ágil a emissão e elaboração de documentos e relatórios exigidos pela legislação ambiental.

Em uma plataforma, os dados necessários para gerar esses documentos não são perdidos e o preenchimento é feito automaticamente. Dessa forma as informações não precisam ser checadas em planilhas avulsas.

Redução de custos A plataforma reduz significativamente o custo com a gestão de resíduos. Haja vista que o sistema gera aumento de produtividade, reduz o tempo de tramitação de informações e agiliza o trabalho como um todo, principalmente a emissão de documentos e elaboração de relatórios.

Segurança dos dados Por meio da plataforma a segurança dos dados referente à gestão de resíduos aumenta. Haja vista, que o risco de perda ou extravio de um documento é eliminado. Na prática, os arquivos ficam salvos em um ambiente seguro e acessível, com o devido nível de controle.

Por meio de um sistema de gestão de resíduos, é possível controlar e monitorar o acesso às informações. Além disso, realizar o controle sobre os fornecedores.

Controle de documentos Um dos grandes desafios da gestão de resíduos é o cumprimento de prazos, controle de licenças e dos documentos obrigatórios que comprovem a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

O uso de um sistema de gestão facilita esse controle, já que esses sistemas emitem alertas e lembretes sobre os prazos das licenças e entrega de relatórios. Além disso, geram automaticamente todos os documentos e relatórios necessários.

A emissão dos documentos só é possível graças à tramitação eletrônica de informações alimentadas pelo usuário sobre a geração de resíduos.

Gestão de Resíduos pela plataforma online ou planilhas manuais

Muitos gestores perguntam como podem melhorar a gestão de resíduos da organização. É mais vantajoso o uso de planilhas ou plataformas online?

Bom, o uso de planilhas para fazer a gestão de resíduos pode ter algumas vantagens por ser uma ferramenta acessível e de baixo custo. Porém as desvantagens são mais consideráveis devido à demanda de tempo dos gestores que gastaram muito tempo para preencher os dados, os riscos de acontecer erros já que para o preenchimento correto dessas planilhas o responsável deverá ter um domínio avançado de informática ou risco de perder informações importantes devidos algum problema no computador.

Já a plataforma online traz consigo uma série de vantagens como o controle na gestão de informações, de documentos e licenças, a padronização da comunicação com fornecedores, otimização na elaboração de relatórios e inventários, entre outros.

Através da plataforma é possível registrar as etapas de gestão de resíduos e acompanhar o seu histórico de qualquer lugar e hora. Também, através da planilha é possível acompanhar e controlar os custos, receitas e saldo final com a destinação. Acompanhar prazos de licença de operação da empresa e de parceiros (ou seja, de seus fornecedores).

A plataforma facilita a organização das informações referente aos resíduos gerados (quantidade, classificação, etc.), do tratamento e destinação dado a eles. Além disso, permite um olhar holístico sobre a gestão dos resíduos.

Na plataforma o gestor poderá:

  • registrar as etapas e acompanhar o histórico de gestão de seus resíduos, inclusive os custos, receitas e saldo final com a destinação;
  • acompanhar prazos de licença de operação da sua empresa e de parceiros, e ser alertado quando precisar renovar a sua;
  • consultar a lista Brasileira de Resíduos Sólidos (IBAMA) e Códigos de Armazenamento (CONAMA), aproveitando a automação que a planilha dispõe para facilitar o preenchimento.

Se você deseja saber como a Vertown tem contribuído com o dia a dia dos gestores de meio ambiente, basta acessar esse post.

Quais os principais benefícios da Plataforma Vertown

A Plataforma de Gestão de Resíduos Vertown é uma solução prática e funcional que permite que os gestores consigam monitorar todo o ciclo de vida dos resíduos, oferece visão corporativa de todas as unidades, além de axuliar na tomada de decisões estratégicas baseadas em dados e insights.

  • Auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos: com a plataforma, a empresa consegue implantar as diretrizes estabelecidas pela PNRS, evitando assim, sofrer sanções, como multas e embargos;
  • Facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo: a plataforma permite manter um histórico sobre a geração de resíduos. Com essas informações a empresa identifica os gargalos do processo, ou seja, onde é possível reduzir desperdícios. Isso permite reduzir os custos com a aquisição de matéria prima e com a destinação dos resíduos;
  • Padroniza a comunicação com fornecedores: com a plataforma você encontra fornecedores aptos. Além disso é possível encontrar um fornecedor mais próximo ao seu negócio, isso reduz o custo com transporte.
  • Minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa: já que através da plataforma é feito todo o controle de geração, coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente correta;
  • Permite o controle completo de documentação e licenças: evitando que a organização pague multas por não ter um documento exigido pelo órgão ambiental;
  • Otimiza a elaboração de relatórios e inventários: reduz o tempo para elaboração dos relatórios, já que todas as informações necessárias estão arquivadas em um ambiente único, inclusive integrando com Power BI.

Através da nossa Plataforma de Gestão de Resíduos, clientes como BRF, ArcelorMittal, Bombril, ALE Combustíveis, Atacadão e Magalu, apenas para citar algumas, estão tendo ótimos resultados em seus processos de gestão de resíduos. Estou falando não só de nomes, mas de mais de 500 mil toneladas de resíduos reaproveitados e um retorno financeiro de mais de 1 milhão de reais economizados. Se você deseja revolucionar a gestão de resíduos da sua empresa, basta solicitar contato com nossa equipe comercial.

seta para cima