iso 22000                    
       
19 Julho
8 min de leitura

ISO 22000: entenda tudo sobre segurança de alimentos!

cover image
A ISO 22000 é uma norma reconhecida internacionalmente projetada para garantir sistematicamente a segurança alimentar em todos os elos da cadeia de abastecimento. Confira!
ISO 22000

A ISO 22000 é uma norma reconhecida internacionalmente projetada para garantir sistematicamente a segurança alimentar em todos os elos da cadeia de abastecimento.

Estabelecida em 2005, a ISO 22000 foi projetada como um padrão acessível e globalmente aceito, e é aplicável a organizações de todos os tamanhos envolvidas em qualquer aspecto da cadeia de abastecimento de alimentos. A norma cobre os principais componentes para garantir a segurança alimentar, incluindo comunicação interativa, gerenciamento de sistema, implementação de programas de pré-requisitos e revisão e melhoria contínua do sistema.

A ISO 22000 incorpora os princípios Hazard Analysis and Critical Control Point - HACCP (tradução: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e é compatível com os sistemas de gestão da qualidade ISO 9001, tornando-a a base ideal para a implementação de um sistema de gestão da segurança alimentar (SGSA) abrangente e econômico.

A implementação da ISO 22000 evita o custo de várias auditorias. Os sistemas de gestão de segurança alimentar baseados na ISO 22000 promovem melhorias contínuas nos processos e no desempenho, o que pode ajudar sua empresa a se tornar mais eficiente. Somado a isso, a ISO 22000 é respeitada por governos e especialistas em segurança alimentar em todo o mundo, o que torna a certificação uma importante ferramenta para abrir seu negócio para novos mercados.

Quer conhecer um pouco mais sobre o tema? Continue conosco!

Vender Resíduos

O que é a ISO 22000

ISO 22000

A ISO 22000 é um padrão internacionalmente aceito, que especifica os requisitos para sistemas de gestão de segurança de alimentos. Estabelecida em 2005, a ISO é aplicável a todas as organizações envolvidas na cadeia de alimentos, cujo principal objetivo é garantir a segurança alimentar. A norma descreve uma estrutura que harmoniza todas as partes da cadeia de abastecimento alimentar, do produtor ao consumidor, e ajuda a reduzir os perigos dos alimentos, controlar os riscos e prevenir a contaminação.

Revisada pela última vez em 2018, a norma está projetada para harmonizar em uma escala global os requisitos de gestão da segurança alimentar para empresas dentro da cadeia alimentar.

A ISO 22000 combina e complementa os elementos centrais da ISO 9001 e HACCP para fornecer uma estrutura eficaz para o desenvolvimento, implementação, monitoramento e melhoria contínua de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar (SGSA) documentado no contexto dos riscos gerais de negócios da organização.

A certificação ISO 22000 é destinada a organizações que buscam estabelecer um SGSA mais focado, coerente e integrado do que o normalmente exigido por lei. A norma exige o cumprimento de quaisquer critérios estatutários e regulamentares relacionados à segurança de alimentos aplicáveis ​​em seu sistema de segurança de alimentos.

ISO 22000 x FSSC 22000

ISO 22000

ISO 22000 e FSSC 22000 são padrões internacionais e ambos se relacionam com os componentes mais importantes para garantir a segurança alimentar. Dois esquemas de certificação muito semelhantes e que desempenham um papel fundamental na garantia de produtos alimentícios seguros e de alta qualidade. Quais são as diferenças mais importantes?

Os dois esquemas são muito semelhantes, porque o esquema FSSC 22000 usa a ISO 22000 como um requisito para o sistema de gestão. No entanto, o FSSC 22000 contém requisitos adicionais, incluindo o Programa de Pré-Requisitos (PRP), ou procedimentos universais usados ​​para controlar as condições operacionais em fábricas de alimentos e os requisitos específicos do FSSC para garantir consistência, integridade e gerenciamento do próprio sistema.

O Food Safety System Certification – FSSC, é um esquema de certificação de gestão de segurança alimentar, administrado pela Fundação FSSC 22000 e por um Conselho de Partes Interessadas independente que consiste de representantes de vários setores da indústria de alimentos. O FSSC 22000 é usado para controlar os riscos de segurança alimentar.

Somado a isso, a principal diferença entre as duas certificações é que o esquema FSSC 22000, em contraste com o padrão ISO, é reconhecido pela Iniciativa Global de Segurança Alimentar (GFSI), plataforma esta que vem reunindo industrias e distribuidores agroalimentares desde o ano 2000. O reconhecimento da GFSI demonstra que o esquema atende aos mais altos padrões globalmente, levando à aceitação internacional da indústria de alimentos.

Como a ISO 22000 é estruturada e quais os benefícios para sua empresa

ISO 22000

A estrutura da ISO 22000 é semelhante à de outras normas internacionais, projetado para se integrar perfeitamente com outros sistemas de gerenciamento da ISO, como ISO 9001, ISO 45001 e ISO 14001. Isto porque, assim como as demans normais citadas, a ISO 22000 também segue o Anexo SL.

O Anexo SL é a estrutura de alto nível para os padrões ISO modernos. Através desta nova estrutura, a ISO pretendia garantir consistência e compatibilidade entre as diferentes Normas do Sistema de Gestão. Por sua vez, a estrutura permite uma implementação mais direta ao integrar vários padrões e torna mais fácil para as empresas e sua equipe seguirem.

A estrutura do Anexo SL consiste em 10 cláusulas sob as quais todo o conteúdo em um Padrão de Sistema de Gestão deve ser categorizado:

  • Cláusula 1 - Escopo Define os resultados pretendidos do Sistema de Gestão
  • Cláusula 2 - Referências normativas Referências a quaisquer normas ou publicações que sejam relevantes;
  • Cláusula 3 - Termos e definições As definições dos termos comuns usados ​​em toda a Norma são definidas aqui;
  • Cláusula 4 - Contexto da organização: define as áreas que o Sistema de Gestão abrangerá;
  • Cláusula 5 - Liderança Esta área reforça a importância do envolvimento da equipe de liderança na operação do Sistema de Gestão;
  • Cláusula 6 - Planejamento Como o Sistema de Gestão alcançará seus objetivos e como o negócio lidará com o risco;
  • Cláusula 7 - Suporte Como a operação do Sistema de Gestão será apoiada para funcionar de forma eficiente
  • Cláusula 8 - Detalhes da operação sobre os processos e operações do dia-a-dia em seu negócio, incluindo como você acompanhará o desempenho dessas áreas
  • Cláusula 9 - Avaliação de desempenho: analisar e monitorar quão bem seu negócio está operando em relação aos requisitos de seu Sistema de Gestão
  • Cláusula 10 - Melhoria Usando os resultados de sua avaliação de desempenho para melhorar seu negócio e seus processos

Sempre que possível, essas cláusulas têm texto central idêntico, independentemente da norma a que se aplicam, e compartilham termos e definições centrais comuns. Ao se tornar certificado pela ISO 22000, sua organização será capaz de:

1. Melhor saúde e segurança - minimizar os riscos dos alimentos leva a melhores resultados de saúde e segurança para clientes, funcionários e outras pessoas que possam entrar em contato com os alimentos;

2. Maior satisfação do cliente - Ter um SGSA ajuda você a entregar produtos que atendam às expectativas do cliente de forma confiável;

3. Ajudar a cumprir os requisitos regulamentares - a conformidade com os requisitos regulamentares é necessária para obter a certificação ISO 22000. Ter um SGSA instalado pode ajudar as empresas a cumprir esses requisitos e compreender como eles impactam a organização e seus clientes.

4. Ajudar a atender a outros padrões e diretrizes - a ISO 22000 se vincula a vários outros padrões e diretrizes internacionais e pode ajudar as organizações a atender aos requisitos desses sistemas também.

5. Transparência aprimorada - a ISO 22000 ajuda as organizações a melhorar a rastreabilidade de seus produtos e obter maior transparência em relação às operações.

6. Melhor resposta aos riscos - Ter um SGSA instalado pode ajudar as organizações a responder de forma mais rápida e eficiente a questões que podem comprometer a segurança alimentar, ajudando-as a impedir a contaminação potencial antes que ela ocorra.

7. Tempo de investigação reduzido - Se ocorrer contaminação, um SGSA ajuda as organizações a reduzir o tempo que leva para investigar qualquer violação da segurança alimentar, resolvendo o problema mais rapidamente.

ISO 22000 aplicabilidades

A ISO 22000 se aplica a qualquer organização que faça parte ou contate a indústria de alimentos ou a cadeia de alimentos, independentemente do tamanho da organização ou de onde ela esteja na cadeia de alimentos.

Essas organizações podem ser fabricantes de alimentos, ingredientes e aditivos, produtores de rações, organizações envolvidas no transporte ou armazenamento de alimentos ou aquelas que terceirizam empresas relacionadas a alimentos. Organizações relacionadas à indústria alimentícia, mas que não fazem parte dela diretamente, também podem utilizá-la, como as que produzem equipamentos, materiais de embalagem ou agentes de limpeza que a indústria alimentícia utiliza.

Em resumo, parte ou todos os requisitos de certificação ISO 22000 serão aplicados a quaisquer produtos que entrem em contato com a indústria de alimentos ou a cadeia de alimentos.

A importância de um software de gestão de resíduos no apoio da ISO 22000

A implementação de um SGSA fornece uma visão geral dos princípios e requisitos da ISO 22000 e políticas de conformidade relacionadas que abrangem aspectos sociais, ambientais e áreas econômicas.

Dentro da área ambiental, os requisitos normativos para a organização de fabricação de alimentos obter a certificação englobam aspectos que envolvem a gestão adequada de seus resíduos: coleta, tratamento, descarte.

O cenário de gerenciamento de resíduos se caracteriza por ser muito manual e usar várias ferramentas como planilhas, documentos do Word, papéis, calendários e e-mails, e todas essas etapas podem tornar o processo realmente funcional, não é?

O tempo gasto com a compilação de dados para geração de relatórios aos órgãos ambientais e aos clientes é enorme. Além de inúmeros dados, o profissional que atua na gestão de resíduos precisa lidar com uma grande complexidade de informações relacionadas à rastreabilidade dos resíduos, ao cumprimento das legislações ambientais e toda a documentação relacionada à gestão de resíduos.

Diante desse cenário surge o VGR Gestão de Resíduos, um software e aplicativo online para o gerenciamento de resíduos. Todas as etapas de gerenciamento de resíduos podem ser controladas por meio do software; além disso, o aplicativo permite monitorar de forma macro todas as etapas dos resíduos, garantindo uma visão ampla e detalhada do seu ciclo de vida.

Como VG Resíduos, como um software de gestão de resíduos, pode auxiliar

ISO 22000

A VGR Gestão de Resíduos online pode auxiliar, uma vez que mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, para eliminar multas e perda de licença ambiental.

Com o aumento da demanda por produtos e ingredientes alimentícios seguros, ser certificado pela ISO 22000 está se tornando uma obrigação para todas as organizações. Ao obter a certificação ISO 22000, você provará que possui os requisitos necessários e aumentará a confiança do cliente em seus produtos.

Você não precisa ser certificado pela ISO 22000 para usar seus princípios. Mas, certamente, a certificação irá te proporcionar inúmeros benefícios.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental
seta para cima