ODS                    
       
22 Fevereiro
10 min de leitura

Entenda o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

cover image
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são ações para melhoria em diversas áreas. Confira!
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial composta por ações para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Neste artigo vamos entender melhor sobre as ODS. Confira!

No dia 1º de janeiro de 2016 entrou em vigor a resolução da ONU intitulada “Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável”. Composta por 17 objetivos centrais e 169 metas, que pretendem transformar o Mundo em nome dos Povos e do Planeta.

Segundo o antigo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon: “Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são a visão comum para a Humanidade e um contrato social entre os líderes mundiais e os povos” acrescentando ainda que de forma simples os ODS “São uma lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta, e um plano para o sucesso!”.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Quer saber mais sobre o tema? Confira!

Gestão ambiental

O que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?**

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015.

Essa agenda é composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram os pilares para o desenvolvimento dos ODS.

A ONU percebeu que os ODM obtiveram avanços consideráveis na redução da pobreza global, no acesso à educação e a água. Portanto, propôs dar continuidade ao trabalho já realizado, traçando novas metas. Surgindo assim os ODS.

Os ODS são globais em sua natureza e universalmente aplicáveis, levando em conta diferentes realidades nacionais, capacidades e níveis de desenvolvimento, bem como respeitando políticas e prioridades nacionais. Eles não são independentes entre si – eles precisam ser implementados de uma forma integrada.

Do que tratam os ODS?

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Os ODS preveem ações mundiais, que podem ser divididas em quatro grandes áreas, sendo elas:

Social

Relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

Ambiental

Trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

Econômica

Aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.

Institucional

Diz respeito às capacidades de colocar em prática os objetivos do desenvolvimento sustentável em ação.

Como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram escolhidos?

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Com o fim da Guerra Fria, as agências oficiais de assistência ao desenvolvimento fizeram cortes orçamentários e, países que dependiam desse auxílio, sofreram muito com o corte dos recursos. Desse modo, a ONU e a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicaram o documento: “Moldando o Século 21: A Contribuição da Cooperação para o Desenvolvimento”, em tradução livre, (OECD, 1996).

Nesse documento discutia-se questões de metas de bem-estar econômico, desenvolvimento de sustentabilidade e social, assim como na Rio-92.

Com tantos encontros e discussões sobre assuntos relacionados ao social, meio ambiente, desenvolvimento econômico e sustentabilidade, em setembro dos anos 2000, houve um encontro entre 189 países em que se firmou um compromisso no combate à pobreza e aos problemas sociais.

Assim, para se alcançar tais objetivos, foram estabelecidas 21 metas e 60 indicadores, nomeados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com prazo de encerramento até 2015.

Para tanto, no intervalo desses 15 anos, para acompanhar os ODM, muitos eventos e relatórios foram realizados. No Brasil, duas importantes iniciativas foram o Prêmio ODM (2004) e o Portal ODM (2009), nas quais desempenharam o papel de acompanhamento no alcance das metas estabelecidas.

Além das iniciativas mencionadas, a Conferência Rio +20 (2012) foi um marco nas discussões e acordos sobre desenvolvimento sustentável. E como resultado dessas discussões, foram estabelecidas novas metas (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS) com base nos ODM.

A ONU percebeu que os ODM obtiveram avanços consideráveis na redução da pobreza global, no acesso à educação e a água. Portanto, propôs dar continuidade ao trabalho já realizado, traçando novas metas. Surgindo assim os ODS.

Os ODS foram construídos em um processo de negociação mundial, que teve início em 2013 e contou com a participação do Brasil em suas discussões e definições a respeito desta agenda. O país tendo se posicionado de forma firme em favor de contemplar a erradicação da pobreza como prioridade entre as iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Os 17 ODS, aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da ONU, reunidos em Assembleia-Geral, têm como objetivo resolver as necessidades das pessoas, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, enfatizando que ninguém deve ser deixado para trás.

Quais são as estratégias de alcance dos ODS?

A Estratégia ODS é uma coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia com o propósito de ampliar e qualificar o debate, além de propor meios para a implementação efetiva da agenda.

Sabe-se que os ODS configuram-se uma agenda alargada e ambiciosa que aborda várias dimensões do desenvolvimento sustentável na esfera social, econômica e ambiental, capaz de promover a paz, a justiça e a consolidação de instituições fortes e eficazes.

A mobilização dos meios de implementação – dos recursos financeiros às tecnologias de desenvolvimento, transferência de know-how e capacitação – é também reconhecida como fundamental.

Transformar esta visão em realidade é essencialmente da responsabilidade dos governos dos países, mas irá exigir também novas parcerias e solidariedade internacional.

Como serão monitorados os avanços na Agenda?

A avaliação dos progressos será realizada regularmente, por cada país, envolvendo os governos, a sociedade civil, empresas e representantes dos vários grupos de interesse. Sendo utilizado um conjunto de indicadores globais, cujos resultados serão compilados num relatório anual.

Para se ter uma ideia no ano em que foi iniciada a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, 13% da população mundial vivia em extrema pobreza, 800 milhões de pessoas passavam fome e 2,4 bilhões não tinham acesso ao saneamento básico.

Por isso, 2015 ficará marcado na História como o ano da definição dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, baseados no progresso e nas lições aprendidas com os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que entre 2000 e 2015 gerou frutos a partir do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, protegendo o ambiente e combatendo as alterações climáticas.

Quais foram as ações adotadas no Brasil no âmbito da Agenda?

No Brasil foi criado o Grupo Técnico para acompanhamento das Metas e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com participação de diferentes órgãos do governo federal, entre eles, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que, até 2014, publicou cinco relatórios de acompanhamento dos ODM no país.

Outras duas importantes iniciativas foram o Prêmio ODM, lançado em 2004 para incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos objetivos, e o Portal ODM, criado em 2009 com foco no acompanhamento regular da situação dos municípios brasileiros quanto às metas.

Diversos eventos foram criados ampliando o debate sobre os padrões de desenvolvimento mundiais. Entre eles, está a Conferência Rio+20, realizado em 2012 no Rio de Janeiro, que foi um novo marco para acordos internacionais sobre desenvolvimento sustentável.

De acordo com a ONU, um dos principais resultados da Rio+20 foi o acordo de estabelecer um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. Estes foram construídos tomando os ODM como referência e convergiram para uma agenda global de desenvolvimento estabelecendo o ano de 2030 como seu horizonte.

Conheça em detalhe o plano da ONU para transformar o Mundo, até 2030, protegendo os Povos e o Planeta.

Quais são os ODS e o quê cada um dos itens trata?

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
  1. Erradicar a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

  2. Erradicar a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável.

  3. Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

  4. Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

  5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e rapariga.

  6. Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos.

  7. Garantir o acesso a fontes de energia fiáveis, sustentáveis e modernas para todos.

  8. Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho digno para todos.

  9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

  10. Reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países.

  11. Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

  12. Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis.

  13. Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.

  14. Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

  15. Proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda de biodiversidade.

  16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

  17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Qual legado os ODS pretendem deixar?

Os ODS, embora de natureza global e universalmente aplicáveis, dialogam com as políticas e ações nos âmbitos regional e local.

Na disseminação e no alcance das metas estabelecidas pelos ODS, é preciso promover a atuação dos governantes e gestores locais como protagonistas da conscientização, sensibilização e mobilização em torno de uma agenda que busca agir do global para o local, reforçando ainda os meios de implementação e revitalização da Parceria Global pelo Desenvolvimento Sustentável.

O que são os 5 P´s da Agenda ODS?

Os cinco P´s da agenda ODS 2030 são diretrizes que compõem um ciclo que fundamenta, estrutura e equilibra todos os ODS, e são:

  • Pessoas: Erradicar a pobreza e a fome de todas as maneiras e garantir a dignidade e a igualdade;

  • Prosperidade: Garantir vidas prósperas e plenas, em harmonia com a natureza;

  • Paz: Promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas;

  • Parcerias: Implementar a agenda por meio de uma parceria global sólida;

  • Planeta: Proteger os recursos naturais e o clima do nosso planeta para as gerações futuras.

Como implantar os ODS?

A implementação dos ODS depende de políticas, planos e programas de desenvolvimento impostos pelos países. Um exemplo de política voltada para o desenvolvimento sustentável no Brasil é a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS que busca uma gestão dos resíduos gerados no país assegurando que serão adotados meios de evitar o descarte dos mesmos sem tratamento e de forma ambientalmente incorreta.

Através da PNRS são atingidos alguns das 17 ODS como a preservação ambiental e erradicação da pobreza, uma vez que serão adotadas técnicas de reaproveitamento do resíduo fomentando as cooperativas de coleta seletiva.

A VGR Gestão de Resíduos Online tem a solução para o alcançar os ODS ONU. Com a plataforma a organização encontra uma estrutura organizada para auxiliar na gestão de resíduos, buscar o desenvolvimento sustentável, adotar práticas sustentáveis, etc.. Com VGR a empresa minimiza passíveis sociais e ambientais, de forma a identificar as melhores soluções para seu negócio.

Através do Software Online de Gerenciamento de resíduos é possível definir e qualificar o fornecedor para tratamento e transporte, controlar estoques em armazéns, emitir relatórios referente à destinação/disposição final, controlar documentação e monitorar as licenças dos fornecedores.

Mediante isso, concluímos que para o desenvolvimento e a entrega de soluções para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável, as empresas descobrirão novas oportunidades de crescimento e reduzirão os seus perfis de risco. As organizações podem utilizar os ODS ONU para moldar e conduzir as suas estratégias, metas e atividades em relação à gestão de resíduos.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

ebook passo a passo para encontrar fornecedor qualificado
seta para cima