7 soluções inovadoras em logística reversa que você precisa saber

7 soluções inovadoras em logística reversa que você precisa saber
Avalie este post

Soluções inovadoras em logística reversa

Soluções inovadoras em logística reversa é importante para que a organização escolha a melhor opção para o seu negócio. Os benefícios de implantar a logística reversa além de envolver questões socioambientais, podem reduzir custos dentro da empresa e atender melhor os consumidores. Além disso, é um importante diferencial competitivo.

Sempre quando falamos em logística reversa pensamos em mecanismos de desenvolvê-la dentro de uma empresa.  As empresas devem lidar com os seus resíduos desde que foi aprovada a Política Nacional de Resíduos Sólidos. E um dos caminhos para cumprir a lei de gestão de resíduos é através da logística reversa. Confira!

Leia: Reversa: quais Estados já regulamentaram e como instituir?

Conceituando Logística Reversa

Soluções inovadoras em logística reversa

Hoje os consumidores exigem mais que as empresas apliquem práticas sustentáveis em seus processos. Para tanto, implantar um sistema de logística reversa demonstra que a empresa se preocupa com a preservação ambiental. Através da logística reversa os resíduos serão destinados de forma ambientalmente correta.

A logística reversa para muitos ainda é um conceito que está em construção. No entanto, é um meio para implementar uma gestão de recuperação, reciclagem e reutilização.

A logística reversa cria obrigações e responsabilidades para que as empresas coletem e deem a destinação final adequada dos resíduos.

Na prática, a logística reversa funciona da seguinte forma:

1) Consumidores levam os resíduos ao posto de coleta indicado pela empresa;

2) Os resíduos coletados podem ser encaminhados para a industria ou comercializados;

3) Após serem entregues aos fabricantes, os matérias são encaminhados a destinação mais apropriada. Podem ser enviados para reutilização, reciclagem, tratamento e descarte final.

A decisão de quais as melhores soluções inovadoras em logística reversa é definida de acordo com o tipo de resíduo e tecnologias disponíveis para o seu tratamento. Observando sempre o ciclo de vida do produto.

A conscientização dos consumidores de como proceder com os resíduos é fator determinante para o sucesso da logística reversa. Além disso, é necessário informar a eles que a empresa realiza a logística reversa, pois todos os materiais que não servem mais ao consumo primário devem ser descartados da forma correta para evitar a contaminação ambiental.

Saiba qual relação entre responsabilidade compartilhada e logística reversa.

Soluções inovadoras em logística reversa

Soluções inovadoras em logística reversa

Existem algumas soluções inovadoras em logística reversa que podem ser usados por uma organização para cumprir a lei. A escolha da melhor solução é estratégica. A ideia é fomenta a cadeia de reciclagem, contribuindo, assim, para a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico da empresa. Confira!

1. Retorno de mercadorias

Este tipo de logística reversa consiste na devolução de mercadorias por parte do cliente. Essas mercadorias podem ser devolvidas devido a problemas de garantia, validade, prazo de arrependimento, entre outros. Assim, evita que essa mercadoria se torne um resíduos e seja descartado de forma inapropriada.

Soluções inovadoras em logística reversa

2. Retorno evasivo

Esse processo minimiza o descarte de resíduos e até o retorno dele para empresa. São feitos parcerias com outras empresas para reparo de mercadorias com problemas. Após reparo o produto retorna ao cliente ou pode ser revendido.

Também é uma solução que evita a quantidade de resíduos gerados e descartados.

3. Remanufatura

Soluções inovadoras em logística reversa

As partes reutilizáveis dos resíduos são enviadas para produção de novos produtos. A empresa pode desenvolver parcerias para que outras organizações coletem os resíduos e o recicle.

4. Remodelação

Alguns produtos podem se tornar obsoleto ou precisar substituir algumas partes. Para evitar que esses produtos sejam descartados são feitos recondicionamentos.

Muitos revendem essa mercadoria e a empresa as recondiciona. Posteriormente, esse produto recondicionado e vendido a interessados.

5. Embalagem

Essa solução em logística reversa inclui as embalagens duráveis, na qual é possível retorna para a empresa e essa a reutiliza. Um exemplo são as garrafas retornáveis de refrigerante.

Quando a indústria de bebida entrega ao distribuidor a mercadoria, ela já recolhe as garrafas que os clientes devolveram. Essa solução em logística reversa é boa tanto para empresa como para o consumidor, pois muitas das vezes a mercadoria sai mais barata. Uma vez que a organização economizara com embalagens novas.

6. Bens não vendidos

Essa solução consiste no retorno do produto não consumido e que esta parada nas gôndolas do parceiro de distribuição. Esse produto pode ser vendido a outro cliente. Desta forma, evita que um produto bom vire resíduos e seja descartado de forma incorreta.

7. Arrendamento

Essa solução inovadora em logística reversa permite que os clientes retornem produtos emprestados para seu fornecedor. Normalmente é feita com equipamentos.

Soluções inovadoras em logística reversa

Operação do sistema de logística reversa

Soluções inovadoras em logística reversa

A operação do sistema de logística reversa para nas empresas pode ser realizada por meio de um software de gestão de resíduo ou mesmo por uma empresa especializada neste tipo de serviço.

No software de gestão de resíduos da VG Resíduos a empresa pode implementar o sistema de forma individual. A plataforma traz funcionalidades específicas para o controle das áreas geradoras, dos processos, dos prestadores de serviços e dos documentos, tudo com metodologia baseada na Política Nacional de Resíduos e demais legislações pertinentes ao assunto.

Já na plataforma Mercado de Resíduos o gerador encontrar empresas especializadas neste tipo de serviço. A plataforma serve para integrar interessados em resíduos e, sobretudo, estruturar uma rede de contatos que garanta o oferecimento de soluções para compra, venda, tratamento e transporte de resíduos em escala nacional.

Sendo assim, um sistema de logística reversa nas empresas trata-se de um instrumento que estimula a reflexão tanto das organizações como também dos consumidores sobre a importância do descarte correto dos resíduos. O sistema tem a finalidade de reduzir o consumo de recursos naturais, diminuir a geração de resíduos e incentivar o consumo sustentável.  Além disso, tem impacto positivo aos negócios da empresa, tornando a marca conhecida como uma organização ambientalmente responsável. Portanto, a empresa deve buscar informações sobre soluções inovadoras em logística reversa para alavancar seu negócio.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Que resíduos de impacto ambiental são atingidos pela lei de Logística reversa?

Soluções inovadoras em logística reversa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019