logistica reversa                    
       
15 Janeiro
5 min de leitura

Como a logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa?

cover image
A logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa, pois um planejamento ambiental irá fortalecer sua posição no mercado e ampliar negócios. Leia!
logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa

A logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa, uma vez que um bom planejamento ambiental, além de diminuir custos, fortalece a sua posição no mercado e amplia a possibilidade de novos negócios. Ao adota-la, a organização esta colaborando para que o meio ambiente seja poupado, diminuindo a poluição e os problemas causados pelo descarte incorreto dos resíduos,  além de evitar a exploração desmedida de recursos naturais.

Mesmo sendo uma obrigação de muitas empresas a adotar a logística reversa em função das atividades que desenvolvem e dos produtos com os quais trabalham, o sistema pode contribuir para o desenvolvimento da empresa. Principalmente em níveis competitivos e econômicos, além de melhorar a imagem da organização. Confira!

logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa

O que é logística reversa?

logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa

O conceito de logística reversa tem sido muito difundido e recomendado desde a instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. Além do mais, é um tema ambientalmente correto e usado como ferramenta para desenvolver uma economia sustentável dentro de uma organização.

A logística reversa consiste no gerenciamento dos produtos após o fim do seu ciclo de vida retornando-os para o fabricante, importadores, distribuidores e comerciantes. O objetivo da logística reversa dos produtos pós-consumo é neutralizar o seu impacto ambiental. Simplificando: logística reversa consiste no retorno dos resíduos (produtos pós-consumo) para que seus devidos fabricantes deem a destinação ambientalmente correta deles.

Geralmente todo o processo de retorno dos produtos inutilizáveis é feito a partir da coleta por parte da empresa que os produziu. Essa coleta pode ser porta-a-porta ou através de PEVs – Pontos de Entrega Voluntárias

Como funciona a logística reversa pós-consumo de lâmpadas fluorescentes?

Ação sustentável ou obrigatoriedade?

logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa

No Brasil, conforme a lei 12.305/2010 a prática da logística reversa é obrigatória para todas as empresas que trabalham com:

Contudo, no estado de São Paulo esta obrigatoriedade se estende para demais empresas.  No estado toda empresa que deseja renovar ou obter a licença deve ter um sistema de logística reversa estruturado dentro da organização.

Apesar de apenas alguns setores possuírem obrigatoriedade, é preciso que os empresários entendam que a logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa por ser uma ferramenta sustentável. Hoje os consumidores procuram empresas que preocupam com a preservação ambiental. E, como essas empresas preocupam com o descarte dos produtos inutilizáveis.

Saiba quais os principais tipos de logística reversa do Brasil.

A logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa

A marca é a identidade de qualquer organização. Quando a empresa possui uma marca forte o seu lucro é maior, já que a procura por seus produtos também é maior.

Uma empresa com um bom planejamento ambiental e com ações efetivas neste sentido, certamente terá uma imagem respeitável diante da sociedade e do mercado. Assim ela fortalece a sua posição no mercado e amplia a possibilidade de novos negócios.

logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa

Pois bem, com um sistema de logística reversa estruturado dentro de uma empresa é possível conseguir uma significativa melhora na imagem da marca.

A logística reversa é um processo que se representa como um grande diferencial competitivo, fazendo com que a empresa se torne destaque entre seus concorrentes. Principalmente em uma época em que muito se fala no descarte correto de resíduos.

O desenvolvimento de um sistema de logística reversa e de uma política de troca e devolução dos produtos pós-consumo contribui para o marketing verde da empresa. Há várias empresas que implantaram a logística reversa e são referencia de organizações sustentáveis.

Essas empresas se posicionam de forma ambientalmente correta diante da sociedade e dos consumidores. O retorno é a valorização da imagem e o crescimento econômico. Já que muitos clientes procuram somente os serviços e produtos das empresas sustentáveis.

Qual a diferença entre coleta seletiva e logística reversa?

Implantado a logística reversa em sua empresa

logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa

O processo de logística reversa inclui o gerenciamento das seguintes etapas: coleta, armazenagem, manuseio e movimentação ainda no gerador de resíduos. Além da coleta e transporte, movimentação e armazenagem na indústria de reciclagem.

Para implantar o sistema a empresa deve planejar minuciosamente. É preciso definir políticas de troca e devolução. Quais serão os meios de coleta, se porta-a-porta ou através de PEVs.

É possível desenvolver uma rede de distribuição de logística reversa integrada com as demais operações logísticas desenvolvidas na organização. Por exemplo, ao enviar um produto para seu cliente o material inutilizável já é recolhido. Algumas empresas permitem que a devolução seja realizada em qualquer ponto de venda dos seus produtos otimizando assim os processos logísticos.

A organização precisara de uma estrutura capaz de guardar e tratar os resíduos colhidos, ou possuir uma empresa para esse tipo de serviço já definida. O Mercado de Resíduos, da VG Resíduos, é uma plataforma onde a empresa encontra as melhores empresas que realizam tratamento de diversos serviços.

Através da plataforma, a organização tem acesso a diversos tipos de serviços de tratamento espalhados por todo o país. No Mercado de Resíduos é possível negociar o serviço desejado com total segurança. Além de poder negociar com outras empresas a venda dos produtos inutilizáveis.

Outros pontos a serem considerados que garantiram a eficiência do sistema de logística reversa são a necessidade de rastreamento e inventário de todos os materiais recolhidos. É possível realizar o diagnóstico completo dos resíduos através do software de gestão da VG Resíduos.

Através dele a gestão se torna mais fácil e ágil. A empresa consegue identificar os tipos de resíduos gerados e quantidade, possibilitando a tomada de decisões correta sobre o quer fazer com o resíduo coletado através da logística reversa.

Diante disso concluímos que a logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa por ser uma ferramenta de desenvolvimento sustentável. Além de ser considerada como parte integrante do fluxo logístico de um negócio. Através da logística reversa é possível gerenciar não só os recursos materiais, mas também os financeiros. Com a logística reversa a empresa tende aumentar seus rendimentos, já que os números de clientes aumentam por ser uma empresa de marca sustentável.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

logística reversa pode melhorar a imagem da sua empresa
seta para cima