automacao                    
       
29 Junho
7 min de leitura

5 benefícios da automação na gestão de resíduos da construção civil

cover image
A automação de processos tem se constituído uma importante ferramenta de auxílio para as empresas que buscam ganhos de eficiência nas atividades que realizam, inclusive na gestão de resíduos da construção civil. Acompanhe!
automação na gestão de resíduos da construção civil

A automação na gestão de resíduos da construção civil envolve grande quantidade de dados e informações, que precisam ser gerenciados de forma segura e confiável. A automação de processos tem se constituído uma importante ferramenta de auxílio para as empresas que buscam ganhos de eficiência nas atividades que realizam. No ramo da gestão de resíduos da construção civil, isso não seria diferente.

Nesse sentido, é possível que a empresa que automatize seus serviços consiga atingir muitos benefícios, tais como: redução de custos, aumento da produtividade, maior controle sobre a geração de resíduos e diminuição do risco de cometer infrações ambientais.

Quer saber mais sobre o tema? Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Pensando na importância da automação e como interfere na gestão ambiental, nós da VGR – Gestão de Resíduos Online, trataremos neste artigo sobre a automação na gestão de resíduos da construção civil. Confira!

ebook passo a passo para encontrar fornecedor qualificado

O que é a automação na gestão de resíduos da construção civil?

automação na gestão de resíduos da construção civil

A automação consiste em uma ferramenta de otimização dos processos realizados por uma organização. Por meio da automação, é possível que uma empresa, muitas vezes, possa reduzir custos que seriam destinados à terceirização de serviços, ou mesmo pelo aumento de produtividade de seus colaboradores, pela substituição de processos manuais por aplicações de software.

Dessa forma, a automação permite à organização projetar, executar, observar, monitorar e melhorar constantemente seus processos de negócio. Para empresas que desejam estar em constante evolução diante de um mercado que se modifica rapidamente, a automação é premissa básica que deve ser periodicamente revista.

No que se trata da gestão de resíduos da construção civil - RCC, a automação pode ser muito importante, haja vista a quantidade de informações e dados que são gerados pelo manejo desses materiais. Operacionalmente, por meio da automação, é possível que sejam arquivadas informações tais como quantidade de resíduo originado, responsáveis por cada etapa do manejo, ações para minimização da geração, entre outras.

Em outras palavras, significa dizer que a empresa adota um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos da construção civil.

Benefícios da automação na gestão de resíduos da construção civil

automação na gestão de resíduos da construção civil

Conforme dito anteriormente, a organização, ao adotar a automação nos mais diversos processos, passa a contar com um controle interno de informações significativamente mais eficiente. Isso permite que a empresa otimize o tempo destinado à execução de tarefas burocráticas e passe a se concentrar em atividades de valor mais significativo. No que diz respeito aos resíduos da construção civil, os benefícios da automação de processos, que permitem à empresa um desempenho mais sustentável, são muitos. A seguir, citaremos alguns:

1. auxilia no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e demais legislações específicas de RCC

A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída por meio da Lei nº 12.305/2010, prevê que os resíduos sólidos devem ser gerenciados de forma adequada, incluindo nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada.

Além disso, segundo a Resolução Conama nº 307/2002, os geradores de RCC que produzirem volume igual ou superior a 50 (cinquenta) litros por dia estão sujeitos à elaboração de plano de gerenciamento de resíduos da construção civil.

Dessa forma, a automação permite o arquivamento dessas informações que constarão no plano, sendo de fundamental importância para o seu preenchimento e acompanhamento, bem como no cumprimento da legislação, evitando multas.

2. minimiza a possibilidade de ocorrência de passivos ambientais e prejuízos para a empresa

Como todas as informações referentes ao manejo de resíduos estarão disponíveis por meio do software, o acompanhamento e controle desses dados está garantido. Dessa forma, ficar de acordo com as legislações ambientais pertinentes torna-se muito mais fácil, minimizando a ocorrência de passivos ambientais e, consequentemente, de prejuízos para a empresa.

3. otimiza a elaboração de relatórios e inventários ambientais

Por meio da utilização de softwares especializados é possível não somente ter maior controle sobre o andamento das atividades que envolvem os RCC, mas também emitir relatórios e inventários ambientais contendo inúmeros dados que devem ser analisados para futuras tomadas de decisão.

4. implantação de sistemas de logística reversa

A logística reversa é definida pela PNRS como o: “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Para a implantação do sistema de logística reversa é necessário a implantação dos chamados acordos setoriais, que são atos de natureza contratual firmado entre o poder público e fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes, tendo em vista a implantação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.

Atualmente, no Brasil, existem inúmeros acordos setoriais firmados para os mais diversos produtos. No que tange aos materiais relacionados à construção civil, destacam-se as embalagens em geral, utilizadas para o armazenamento de vários produtos usados nas obras; e as lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista, que também estão presentes em demolições, reformas e construções.

Portanto, por meio dos softwares especializados, é possível mapear todos os resíduos gerados nessas circunstâncias e, por consequência, identificar se existe algum material que já tem sistema implementado de logística reversa, direcionando a adoção das medidas necessárias cabíveis.

5. monitora a quantidade de resíduos armazenados e transportados, além do local para o qual esse resíduo foi destinado

Uma das principais funcionalidades dos softwares especializados é o rastreio dos resíduos, ou seja, onde estão sendo armazenados, para onde serão transportados e os responsáveis por cada etapa do manejo. Tendo esse controle, torna-se possível mapear as soluções mais assertivas para a destinação do resíduo.

Qual a importância da automação e como interfere na gestão ambiental e gestão dos resíduos?

automação na gestão de resíduos da construção civil

A automação de processos, ao contrário do que muitos pensam, não traz benefícios apenas operacionais e sobre o modo de trabalho dos colaboradores de uma empresa. Também auxilia, de forma direta e indireta, no alcance da sustentabilidade por parte da organização, por meio de melhorias na gestão de resíduos e na gestão ambiental.

Entre os benefícios, podemos citar:

  • a publicidade positiva, atrelada ao incremento de valor de empresas preocupadas com a questão ambiental;
  • o engajamento dos colaboradores, que é uma das etapas previstas em um Sistema de Gestão Ambiental;
  • a economia, que é um dos três pilares da sustentabilidade, juntamente com o meio ambiente e o social;
  • o retorno para a sociedade, haja vista o impacto das ações relacionadas à gestão ambiental e à gestão de resíduos sobre a qualidade de vida da sociedade;
  • o ganho de vantagem competitiva e atração de novos mercados, por meio do destaque diante do mercado financeiro obtido por empresas que adotam práticas sustentáveis.

Como a VGR pode auxiliar sua empresa como um software de gestão ambiental

automação na gestão de resíduos da construção civil

A gestão de resíduos possibilita o controle sobre sua geração, o acompanhamento do ciclo de vida, o gerenciamento estruturado e o estabelecimento de objetivos e metas para redução na geração de resíduos na fonte. Dessa forma, garante-se o cumprimento das legislações ambientais pertinentes ao tema, nos âmbitos federal, estadual e municipal. Ademais, as organizações que dispõem de uma gestão de resíduos adequada têm a capacidade de evitar desperdícios, por meio da reutilização de materiais que eram descartados anteriormente, reduzindo assim custos com a aquisição de matéria prima.

Para implantar uma gestão de resíduos eficiente, o uso de um sistema automatizado tem demonstrado ser uma ferramenta essencial para eliminar os impactos negativos sobre a economia e o meio ambiente, principalmente mediante a utilização de softwares de gestão especializados.

Nesse sentido, o software VGR Resíduos é uma plataforma que auxilia na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável.

O software consiste num sistema automatizado, que mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, com o intuito de eliminar multas e perda de licença ambiental.

Portanto, a automação da gestão de resíduos da construção civil constitui-se em ferramenta de suma importância para empresas que desejam obter mais controle sobre a geração de todos os materiais provenientes de seus canteiros de obras. Isso se justifica ainda mais se levarmos em consideração as legislações ambientais existentes, que podem levar a penalizações em casos de não-cumprimento.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental
seta para cima