gestao ambiental                    
       
30 Junho
5 min de leitura

Por que obter a certificação ambiental e quais seus benefícios?

cover image
A certificação ambiental demonstra que a empresa respeita os dispositivos legais referentes às questões ambientais. Confira!
certificacao-ambiental

A certificação ambiental demonstra que a empresa respeita os dispositivos legais referentes às questões ambientais nos processos de geração de seus produtos e serviços, desde a matéria-prima até a disposição de resíduos.

Ao obter a certificação, a organização ganha o reconhecimento da comunidade e atende a legislação ambiental. São vários os benefícios da certificação ambiental, entre eles a economia de gastos, a redução na geração de resíduos e os ganhos financeiros. Neste artigo, vamos entender melhor sobre como obter a certificação ambiental e quais os seus benefícios! Então vamos lá!

Gerenciamento de resíduos

O que é a certificação ambiental?

certificacao-ambiental

Certificação ambiental é uma garantia para o consumidor e atesta que os produtos possuem diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental. As empresas certificadas demonstram que tomam todas as medidas de proteção ambiental desde a aquisição da matéria prima até a disposição de seus resíduos.

A certificação é obtida por empresas que queiram assegurar as políticas ambientais praticadas, das que demonstram comprometimento com práticas sustentáveis ou estabelecem um sistema de gestão ambiental. Portanto, para obter a certificação ambiental você precisa cumprir com todas as leis ambientais e normas vigentes, além de implantar práticas sustentáveis em seus processos.

A certificação ambiental atesta que os produtos e serviços possuem um diferencial relacionado à qualidade ambiental, ou seja, garante que determinado produto foi produzido de maneira sustentável e em conformidade com o meio ambiente.

Para obter o certificado, as empresas devem demonstram que praticam ações sustentáveis voltadas à preservação ambiental. Essas práticas sustentáveis vão desde a aquisição consciente da matéria prima até a disposição final ambientalmente correta dos resíduos gerados.

A certificação ambiental surgiu a partir da exigência que os consumidores impuseram as empresas. Hoje o mercado exige que as organizações garantam qualidade e transparência em relação aos seus processos de produção, incluindo o respeito à sustentabilidade em seus três pilares: econômico, ambiental e social.

A obtenção da certificação aumenta a confiança dos consumidores que buscam a manutenção do meio ambiente e se preocupam com a sustentabilidade.

Conheça os tipos de certificação ambiental

certificacao-ambiental

Conheça os tipos de certificação ambiental mais comuns no Brasil:

Rótulo Ecológico da ABNT Esse certificado ambiental se aplica a qualquer setor industrial. Leva em consideração o ciclo de vida do produto, em sua extração, fabricação, distribuição, utilização e descarte.

Selo FSC É um certificado que atesta que a madeira bruta, lenha, móveis e papel foram produzidos de maneira sustentável desde sua extração até sua venda.

Selo IBD Certifica produtos orgânicos e biodinâmicos.

ISO 14001 Essa norma certifica o Sistema de Gestão Ambiental.

Produto Orgânico Brasil É um certificado destinado a agricultura e garante que o produto agrícola não sofreu nenhuma intervenção química como o uso de agrotóxicos e fertilizantes artificiais.

Procel Procel ou Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. É um certificado que garante o uso eficiente de energia, diminui os impactos ambientais de sua geração e evitar a sua falta. Os produtos que possuem essa certificação são mais eficientes e consomem menos energia.

LEED Certifica as edificações que minimizam os impactos ambientais tanto na fase de construção quanto na de uso.

Como obter a certificação ambiental?

certificacao-ambiental

O primeiro passo para obter a certificação ambiental é entender qual o certificado que se encaixa em seu nicho de negócio.

Depois é preciso se familiarizar com as regras e procedimentos exigidos. Neste passo, é necessário contratar o Organismo de Certificação e obter as informações sobre auditorias de certificação. Além de adequar seus processos de acordo com os requisitos da norma de certificação.

No terceiro passo é necessário realizar uma pré-auditoria para avaliar o grau de preparação da empresa para o processo final.

No quarto passo ocorre a auditoria de certificação.

Para facilitar com o processo de certificação e manutenção do certificado ambiental, a empresa pode contar com serviços de consultoria, como a Verde Ghaia. A Verde Ghaia Consultoria Online possui um software de adequação aos padrões das normas de certificação ambiental.

Quais os benefícios da certificação ambiental?

Confira os benefícios da certificação ambiental para empresa:

  • maior garantia de qualidade do produto e serviço ofertado;

  • otimização do processo produtivo;

  • diferencial competitivo em relação aos concorrentes não certificados;

  • acesso a novos mercados, principalmente a aqueles com alta exigência ambiental;

  • facilidade de acesso a algumas linhas de crédito;

  • melhora a imagem da empresa;

  • reduz custo com a aquisição de matéria prima, recursos naturais e consumo de energia;

  • minimiza impactos ambientais do processo produtivo;

  • reduz a geração de resíduos e melhora o reaproveitamento;

  • melhora a condição de conformidade com a legislação ambiental;

  • reduz o risco de penalização.

Gerenciamento de resíduos

Como a gestão de resíduos interfere na certificação ambiental?

certificacao-ambiental

Para obter a certificação ambiental a empresa precisa adequar seus processos para alcançar a sustentabilidade. Entre essas práticas estão a geração, manejo, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos. Além do reaproveitamento e diminuição da quantidade de resíduos.

A certificação ambiental provê às organizações uma estrutura para a proteção do meio ambiente, enquanto a gestão de resíduos objetiva a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental, a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, além do estímulo à adoção de padrões sustentáveis de produção e consumo de bens e serviços.

A certificação compartilha com a gestão de resíduos os mesmo conceitos. Para tanto, uma gestão de resíduos adequada contribui para a empresa comprovar que realiza práticas ambientais.

A gestão de resíduos é uma forma eficiente de preservação dos recursos naturais, fonte de renda para catadores e de incentivos para a sociedade.

A VG Resíduos possui um software que pode auxiliar na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável.

A solução para garantir a gestão de resíduos eficiente é automatizar o processo. A automatização tem demonstrado ser uma aliada para eliminar os impactos negativos sobre a economia e o meio ambiente. Isso graças ao desenvolvimento de plataformas de gestão de resíduos.

Com a automatização é possível fazer a gestão de forma online. Assim cumprirá com todas as obrigações legais, como a emissão de documentos, relatórios e inventários para disponibilizar aos órgãos públicos dentro dos prazos e para as auditorias de certificação ambientais.

Sendo assim, a certificação ambiental atesta que a empresa respeita todas as normas, leis e diretrizes relacionadas às questões ambientais. A certificação ambiental é uma garantia que os produtos possuem um diferencial produtivo relacionado a uma maior qualidade ambiental. A certificação é obtida por empresas que queiram assegurar as políticas ambientais praticadas, das que demonstram comprometimento com práticas sustentáveis ou estabelecem um sistema de gestão ambiental.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo!

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar
seta para cima