gestao de residuos                    
       
21 Junho
4 min de leitura

Qual importância da Compliance ambiental para a gestão de resíduos?

cover image
A importância da compliance ambiental para a gestão de resíduos visa adequar às práticas do gerenciamento para que a empresa. Saiba mais!
compliance ambiental

A importância da compliance ambiental para a gestão de resíduos se dá em razão das várias leis ambientais nas quais as as empresas devem seguir. Inclusive, o descumprimento de qualquer uma das leis pode levar a multas e sanções legais.

Assim, a compliance ambiental para a gestão de resíduos visa adequar às práticas do gerenciamento para que a empresa não seja responsabilizada por eventuais danos causados ao meio ambiente. Saiba mais!

O que é compliance ambiental?

compliance ambiental

No atual momento, pela busca do desenvolvimento sustentável, não se admite mais processos produtivos desconectadas das exigências legais relacionadas ao gerenciamento de resíduos. E, nesse sentido, a compliance ambiental se torna de suma importância.

Mas afinal, o que é compliance ambiental? Para começarmos a entender a importância da compliance ambiental para a gestão de resíduos temos que compreender o seu significado.

Compliance é um substantivo em inglês, originado do verbo to comply with, que significa agir de acordo com, ou seja, agir de acordo com as regras, normas e procedimentos existentes.

As empresas que estão alinhadas com a ideia da compliance ambiental são aquelas que se preocupam, em seguir de forma pontual a legislação ambiental que lhe é aplicável, principalmente as que se referem à gestão de resíduos.  Além disso, essas organizações se preocupam em utilizar princípios éticos para a tomada de suas decisões e para o desenvolvimento de suas atividades.

Assim, a compliance ambiental cabe à adoção de ações sustentáveis, visando à destinação ambientalmente correta de resíduos cumprindo com a legislação específica. Além disso, tem como fim específico prevenir multas ambientais, infrações e processos administrativos.

Compliance ambiental para a gestão de resíduos

compliance ambiental

Ao adotar a compliance ambiental para a gestão de resíduos, a empresa fica por dentro de todos os requisitos legais para o correto manejo e disposição dos resíduos. Além disso, ela centraliza as informações e define prioridades com mais facilidade. Com essa centralização a organização obtém auxílio na tomada de decisões essenciais para a correta gestão de resíduos.

Uma excelente maneira de centralizar as informações pertinentes à gestão de resíduos de forma segura é através do software de gestão. A VG Resíduos possui um software totalmente seguro para as empresas. Através dele a organização mantém todas as suas licenças, bem como documentos que comprovam a destinação ambiental dos resíduos.

A compliance ambiental pode representar uma alternativa viável na prevenção de delitos ambientais relacionados ao não cumprimento dos requisitos para uma gestão adequada de resíduos.

Nos últimos anos há uma crescente onda de escândalos de corrupção envolvendo grandes corporações. As consequências dessas corrupções são gravíssimas e leva às empresas a perderem mercados, tendo sua reputação questionada e podendo chegar até a falência ou recuperação judicial.

Por não compreenderem a importância da adequada gestão de resíduos, principalmente na destinação final ambientalmente adequada, muitas empresas têm a sua reputação questionada. Dessa forma, empresas que investem na compliance ambiental, reafirmam ao mercado competitivo que tem diferencial, que é de confiança e que tem credibilidade para fazer o que faz. Ou seja, essa empresa segue a legislação ambiental destinando corretamente os seus resíduos gerados.

A organização afirma que seus processos são monitorados e que ela possui um sistema de gestão de resíduos bem estruturados. Bem como o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Quais os benefícios da compliance ambiental?

A compliance ambiental traz benefícios para empresas que desejam manter a competitividade e diferenciais no mercado com suas obrigações em dia. Veja outros benefícios associados:

  • maior credibilidade por parte de clientes, fornecedores e Steakholders – uma vez que confiam que a empresa cumpre todos os requisitos legais e não cometem fraudes;
  • mitigação de riscos de operação - eliminando assim perdas, reduzindo a geração de resíduos e destinando corretamente;
  • evita-se a ocorrência de fraudes – não permite que processos legais do gerenciamento de resíduos sejam fraudulentos ;
  • redução de custos;
  • ajuda no cumprimento das obrigações legais;
  • gerenciar os controles internos;
  • analisa e previne fraudes;
  • desenvolve programas de melhoria contínua através de ações sustentáveis;
  • estabelece normas técnicas;
  • realiza auditorias periódicas;
  • monitora as medidas adotadas na segurança da informação;
  • dissemina a cultura organizacional entre os colaboradores.
compliance ambiental

Prêmio Compliance Brasil 2019

compliance ambiental

A VG Resíduos, em parceria com a Verde Ghaia, está lançando o Prêmio VG Resíduos de Sustentabilidade. O prêmio tem como objetivo valorizar as empresas que buscam uma maior sustentabilidade através de formas de destinação mais limpas.

Os vencedores serão conhecidos e premiados no IV Prêmio Compliance Brasil, evento que será realizado no dia 27/06/19.

O premio é destinados às empresas que estão em busca da excelência em sua gestão através de certificações internacionais, do cumprimento da legislação aplicável ao seu negócio e da implementação de ações para a melhoria contínua de seus processos, produtos e serviços.

O premio Compliance Brasil é um incentivo para que as empresas adotem práticas sustentáveis em seus processos.

No total, oito categorias são destacadas em cada edição: meio ambiente; saúde e segurança; segurança de alimentos; energia; qualidade; responsabilidade social e gestão integrada.

O IV Prêmio Compliance Brasil neste ano terá a presença de grandes nomes da gestão, inovação, risco e compliance. Esta confirmada a presença de José Claudio Securatto, da San Paul, trazendo conteúdo sobre inovação e gestão. Também, será ministrada pela Daniela Pedroza da Verde Ghaia e por Carlos Pitanga da BSI uma palestra sobre riscos. Além disso, teremos o CEO do Grupo Verde Ghaia, Deivison Pedroza, Paulo Mancio da Accor hotéis e Alexandre Biagi, CEO da Uberlândia Refrescos.

Sendo assim, a importância da compliance para a gestão de resíduos é vista como um meio da empresa evidenciar e avaliar os riscos. Haja vista que antecipará eventuais irregularidades que a destinação de resíduos poderá acarretar.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Qual importância da auditoria ambiental no gerenciamento de resíduos?

compliance ambiental
seta para cima