destinacao correta                    
       
8 Outubro
5 min de leitura

Sete vantagens de controlar destinações em ambiente único e confiável

cover image
Controlar destinações de resíduos em um ambiente único traz consigo uma série de vantagens como o controle na gestão de informações. Saiba mais!

Controlar destinações de resíduos em um ambiente único traz consigo uma série de vantagens como o controle na gestão de informações, de documentos e licenças, a padronização da comunicação com fornecedores, otimização na elaboração de relatórios e inventários, entre outros.

A gestão de resíduos ganhou um grande auxilio com a transformação digital e os avanços tecnológicos. Por isso, o uso de ferramentas inovadoras tornou-se uma questão estratégica para a empresa controlar destinações em ambiente único e confiável.

Confira neste post sete vantagens de controlar destinações em ambiente único e confiável!

1º - Auxílio na tomada de decisão

Uma importante tendência dos ambientes aonde é possível fazer a gestão de resíduos é promover o uso de dados para auxiliar os profissionais nas tomadas de decisão referente à destinação dos resíduos.

O uso de um sistema de gestão de resíduo permite coletar e processar dados de geração e destinação de forma sistematizada. Com isso, são geradas informações relevantes com base na análise de indicadores que dão ao gestor mais controle sobre suas decisões, como por exemplo, qual a destinação ideal para aquele tipo de resíduo. Ou planejar o tempo entre cada coleta de acordo com a quantidade gerada.

Com os dados disponíveis nesses ambientes que controla a destinação é possível se planejar com mais eficiência e reduzir custos com o mesmo.

2º - Controle de documentos

Um dos grandes desafios no controle de destinação de resíduos é o cumprimento de prazos, controle de licenças e dos documentos obrigatórios que comprovem a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

O uso de um sistema de gestão, como o VG Resíduos, facilita esse controle, já que esses sistemas emitem alerta e lembretes sobre os prazos das licenças e entrega de relatórios. Além disso, geram automaticamente todos os documentos e relatórios necessários.

A emissão dos documentos só é possível graça a tramitação eletrônica de informações alimentadas pelo usuário sobre a geração de resíduos (quantidade, tipo de resíduo, coleta, transporte, local de destinação e etc.).

O software da VG Resíduos gera automaticamente todos os documentos de gestão de resíduos obrigatórios, como o MTR*, CADRI, CDF e CONAMA 313.

3º - Controle total de todos os processos de gestão de resíduos

A vantagem em controlar destinação em um ambiente único e confiável é o fim das planilhas da gestão de resíduos. O controle por planilhas leva muito tempo e o risco de uma gestão de resíduos inadequada é bem maior.

Com um único ambiente é possível o controle total de todos os processos de gerenciamento de resíduos, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF, documentos em Word. O ideal é optar pelo software de gestão.

A gestão de resíduos é uma questão estratégica e de obrigação legal que as empresas devem realizar. Com o software é possível criar metas para prevenção, redução, reciclagem, reutilização e destinação adequada. Além de melhorar o controle da geração de resíduos.

Todos os envolvidos no gerenciamento podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

O software VG Resíduos realiza toda a gestão de resíduos de uma organização, substituindo as planilhas. O seu objetivo é gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental. Além do mais, presta serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos e monitora a eficiência das ações.

4º - Agilidade na emissão dos documentos

Com um ambiente único e confiável ficam mais fácil e ágil a emissão e elaboração de documentos e relatórios exigidos pela legislação ambiental.

Os relatórios e inventários de gestão de resíduos são ferramentas importantes para as empresas estarem em concordância com as legalidades exigidas, já que a legislação ambiental determina que elas informem e comprove a destinação correta de seus resíduos. Além disso, estabelece um posicionamento sustentável da empresa, uma boa imagem perante o cliente e evita multas, sanções e punições.

Através desses documentos a organização quantifica e diagnostica informações sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos gerados.

Em um ambiente único e confiável os dados necessários para gerar esses documentos não são perdidos e o preenchimento é feito automaticamente. Dessa forma as informações não precisam ser checadas em planilhas avulsas.

5º - Aumento da produtividade

Reduzir o tempo gasto pelos colaboradores nas tarefas de gestão de resíduos tem um impacto direto na sua produtividade.

O uso de um sistema que controla a destinação de resíduos em um ambiente único reduz o volume de trabalho, principalmente nas correções e checagem de dados, uma vez que o sistema está unificado e todos os processos conectados.

Registrar e consultar informações sobre destinação de resíduos em arquivos de papel deixa de ser uma tarefa. Em poucos cliques, a pessoa encontra o que procura.

O trabalho em geral se torna mais dinâmico, aumentando significativamente a produtividade.

6º - Redução de custos

A vantagem de um sistema que controla a destinação de resíduos em um ambiente único e confiável reduz significativamente o custo com a gestão de resíduos. Haja vista que o sistema gera aumento de produtividade, reduz o tempo de tramitação de informações e agiliza o trabalho como um todo, principalmente a emissão de documentos e elaboração de relatórios.

7º - Segurança dos dados

Em uma ambiente único e confiável a segurança dos dados referente à destinação de resíduos aumenta. Haja vista, que o risco de perda ou extravio de um documento é eliminado. Na prática, os arquivos ficam salvos em um ambiente seguro e acessível, com o devido nível de controle.

Por meio de um sistema de gestão de resíduos, é possível controlar e monitorar o acesso às informações. Além disso, realizar o controle sobre os fornecedores.

Como pode ver, controlar destinação em ambiente único e confiável é possível através de sistemas de gestão de resíduos, como o software da VG Resíduos. O sistema mantém todos os dados relativos à destinação de resíduos armazenados na plataforma, permitindo a manutenção em um ambiente único e confiável, além de disponibilizar automaticamente os mais diversos documentos, de acordo com as exigências dos órgãos ambientais.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Deixe seu comentário abaixo!

Gerenciamento de resíduos
  • quando disponibilizado pelo orgão ambiental
seta para cima