Como a gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável?

Como a gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável?
5 (100%) 1 voto

gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável

A gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável aumentando a vida útil de aterros sanitários, reduzindo a geração dos resíduos e os destinando de forma ambientalmente correta. Além disso,  a gestão viabiliza as ações de triagem dos resíduos recicláveis e reutilizáveis, contribuindo assim para a redução dos níveis de poluição ambiental. Comumente reduz a utilização dos recursos naturais através da economia de energia e matérias-primas – ações que contribuem bastante para o desenvolvimento sustentável. 

O gerenciamento de resíduos, não é a única solução para a problemática ambiental, contudo não pode ser descartada no cenário atual. Haja vista, que se verifica uma crescente escassez de matérias-primas e uma necessidade para a disposição dos resíduos ambientalmente corretos. Saiba mais!

Saiba como se tornar uma empresa sustentável.

Afinal, o que desenvolvimento sustentável?

gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável

Antes de entendermos como a gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável temos que entender o seu significado e quais seus objetivos?

A WWF, uma organização que trabalha para mudar a atual situação ambiental, reduzir a degradação do meio ambiente, e promover uma interação harmoniosa entre o homem e o meio ambiente, define desenvolvimento sustentável como sendo:

“o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”

O conceito surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Essa comissão foi criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de desenvolver a economia ao mesmo tempo em que conserva o meio ambiente.

Para alcançar o desenvolvimento sustentável foram definidos 17 objetivos – ODS ONU. Até 2030 todos os países do mundo devem implementar os 17 objetivos e 169 metas.

gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável

Os objetivos do desenvolvimento sustentável

gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável

Os ODS ONU tem um imenso impacto para as empresas, pois a conservação dos recursos naturais passa a integrar os objetivos sociais e econômicos, aliando ecologia e economia.

Os objetivos mudaram a noção de progresso e desenvolvimento. Hoje já não é mais razoável que se destine os resíduos a aterros, por exemplo.  As empresas devem pensar em soluções que reduzam a geração ou reaproveite os resíduos conservando a natureza.

Para muitas empresas está claro que somos todos dependentes de boas condições ambientais, seja para a qualidade de vida de seus colaboradores, para a oferta de insumos produtivos ou para a redução de resíduos.

A implementação dos ODS ONU nas empresas é fundamental, já que é notória a limitação dos governos em conseguirem, sozinhos, resolver todas as questões.

São eles os ODS ONU:

1) erradicar a pobreza;

2) acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável;

3) assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos;

4) assegurar a educação e promover oportunidades de aprendizagem;

5) alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;

6) assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;

7) assegurar o acesso à energia para todos;

8) promover o crescimento econômico e trabalho decente para todos;

9) construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização e fomentar a inovação;

10) reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles;

11) tornar as cidades seguras, resilientes e sustentáveis;

12) assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;

13) tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos;

14) conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos

15) proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres;

16) promover sociedades pacíficas;

17) fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Leia mais em: O ODS ONU influencia na gestão de resíduos da minha empresa?

Gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável

gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável

A gestão de resíduos demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam principalmente os associados à destinação final. Além disso, contribui para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Haja vista, que através da gestão serão adotadas práticas que contribuem para a preservação ambiental.

Fazer gestão de resíduos significa adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Objetivando a minimização da produção de resíduos, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos. Praticas essas que reduz o consumo de recursos naturais.

Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Uma organização que não realiza a gestão dos seus resíduos sólidos perde muitas oportunidades, principalmente de realizar negócio com novos clientes.

Como a VG Resíduos pode ajudar sua empresa?

gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável

A gestão de resíduos a principio pode parecer ser complicada, burocrática ou cansativa, principalmente na etapa de classificação e caracterização do resíduo. No entanto, é essencial para minimizar impactos ambientais e passivos, evitar prejuízos financeiros e preservar a imagem da empresa.

A VG Resíduos é a solução para o negócio e permite realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Com muitos anos de atuação, a VG Resíduos conta com profissionais  habilitados e experientes em fornecer orientações para o adequado gerenciamento de resíduos, com o melhor custo benefício.

Com objetivo de gerar resultados positivos para seus clientes e atender a legislação ambiental, prestando serviços de elaboração e implantação de planos de gerenciamento de resíduos, além de desenvolver treinamentos e monitoramentos para acompanhar a eficiência das ações.

Mediante isso, conclui-se que a gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável através de ações de triagem e destinação ambientalmente correta dos resíduos. Sendo assim contribui para a redução dos níveis de poluição ambiental, da utilização dos recursos naturais através da economia de energia e matérias-primas.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Sistema MTR online: o que é, exigências legais e como emitir?

gestão de resíduos contribui para o desenvolvimento sustentável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2019