automação                    
       
30 Junho
6 min de leitura

Por que usar a automação na gestão de resíduos da indústria alimentícia?

cover image
A automação na gestão de resíduos da indústria alimentícia se faz de extrema importância, haja vista a grande geração de resíduos desta natureza, além de contribuir para reduzir os custos de uma empresa. Leia!
automação na gestão de resíduos da indústria alimentícia

A automação na gestão de resíduos da indústria alimentícia se faz de extrema importância, haja vista a grande geração de resíduos desta natureza, além de contribuir para reduzir os custos de uma empresa.

O Brasil é considerado um grande produtor de alimentos. Segundo dados da Embrapa e da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), o país, em 2020, produziu comida suficiente para estimados 1,6 bilhão de pessoas, ou seja, um excedente de 1,4 bilhão, já que somos 200 milhões.

Por meio dela, o monitoramento sobre todos os resíduos gerados no estabelecimento pode ser realizado de forma sistematizada e organizada. Além disso, aumenta a agilidade dos processos, a segurança das informações e é uma ferramenta muito eficiente para comprovação de evidências para os órgãos ambientais.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo entenderemos um pouco mais sobre a automação na gestão de resíduos da indústria alimentícia e por que utilizá-la. Acompanhe!

software online de emissão de mtr online

O que é a automação na gestão de resíduos da indústria alimentícia?

automação na gestão de resíduos da indústria alimentícia

A automação, em um ambiente organizacional, envolve todos os processos relacionados a utilização de tecnologia com fins de otimização de tempo, aperfeiçoamento de execução e barateamento de custos. Quando aplicada à gestão de resíduos, é realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão especializados.

Por meio da automação, torna-se possível otimizar e agilizar processos que antes eram realizados de forma manual e passaram a ser automáticos, principalmente na elaboração de documentos de destinação de resíduos, tais como Manifesto de Transporte de Resíduos - MTR, Certificado de Destinação Final - CDF, Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental - CADRI, entre outros.

Como a gestão de resíduos engloba o conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada, seu principal objetivo é a minimização da produção de resíduos, de tal forma que a operação seja facilitada.

Dessa forma, a gestão deve garantir o máximo de reaproveitamento, reciclagem e a minimização dos resíduos, visando à preservação ambiental e uma melhor qualidade de vida para a população. Na indústria alimentícia, essa gestão tem grande importância, visto que o Brasil, além de grande produtor de alimentos, utiliza bastante água no processo produtivo, o que gera impactos ambientais significativos.

Dois tipos de resíduos são gerados pelo setor alimentício: efluentes, que são os resíduos industriais líquidos formados por restos das matérias-primas utilizadas nos processos produtivos e que não são aproveitadas totalmente; e os resíduos sólidos, formados, em sua maioria, por resíduos orgânicos ou recicláveis.

Dentre os segmentos da indústria alimentícia que mais geram efluentes, encontram-se os que abatem animais, como matadouros, frigoríficos e abatedouros. O não tratamento, além de poluir o meio ambiente, causa proliferação de insetos, roedores e doenças.

Portanto, diante de inúmeras possibilidades de fontes geradoras de resíduos, aplicar a automação na indústria alimentícia proporciona um aumento no controle das informações, bem como padronização, redução de custos e melhoria na gestão de fornecedores.

Quais as vantagens de automatizar a gestão de resíduos da indústria alimentícia?

automação na gestão de resíduos da indústria alimentícia

Listamos, logo abaixo, 5 vantagens de automatizar a gestão de resíduos da indústria alimentícia:

1. redução da geração de resíduos Conforme dito no tópico anterior, a indústria alimentícia produz quantidade significativa de efluentes e resíduos sólidos. Boa parte desses resíduos poderia ter sua geração minimizada a partir do momento em que se tem um maior controle sobre o monitoramento de informações pertinentes ao processo produtivo, o que acontece quando se dispõe de um software de gestão especializado.

2. aumento do controle da documentação que evidencia a destinação ambientalmente correta de resíduos Entendendo que, por ser um setor que produz grande quantidade de resíduos, a fiscalização ambiental sobre indústrias desse segmento é mais acentuada. Isso porque há uma gama de legislações ambientais que versam sobre o tema, estipulando padrões de qualidade dos efluentes, bem como formas de acondicionamento e destinação correta dos resíduos sólidos gerados no processo.

3. controlar licenças e demais documentos necessários dos fornecedores Como o manejo dos resíduos oriundos da indústria alimentícia compreende todas as etapas previstas no gerenciamento, algumas delas são de responsabilidade tanto do gerador quanto de uma empresa parceira que seja habilitada para desempenho da atividade. Nesses casos, a empresa parceira também deve estar em conformidade com as legislações ambientais, sob risco de ser penalizada com multas e embargo da atividade. A geradora dos resíduos, nessas situações, também poderia ser penalizada, visto que o gerenciamento dos materiais está ocorrendo de forma inadequada.

4. prover informações de advertência A utilização dos softwares de gestão possibilita maior monitoramento e controle sobre os dados referentes aos resíduos. Portanto, é capaz de identificar possíveis riscos ou falhas existentes no sistema ineficiente, o que serve como alerta de que medidas emergenciais devem ser tomadas com urgência para correção.

5. melhoria da imagem da empresa A melhoria de imagem é uma das maiores vantagens que podem ser obtidas por empresas alimentícias que optam pela correta destinação e tratamento de efluentes e resíduos orgânicos. Isso ocorre porque empresas que demonstram preocupação com as causas ambientais são mais bem vistas pelo público, além de atraírem mais atenção do mercado de investimentos.

Qual sua importância e como interfere na Gestão Ambiental e Gestão dos Resíduos?

automação na gestão de resíduos da indústria alimentícia

A automação, associada à gestão de resíduos na indústria alimentícia, é capaz de aumentar a produtividade da empresa. Isso acontece devido à possibilidade de rastreamento dos processos, monitorando todas as informações acerca da sua geração, o que pode ser convertido em valiosa oportunidade de otimização.

Tais melhorias podem ser observadas, por exemplo, na utilização de técnicas para processamento dos resíduos, como a compostagem, a qual, além de diminuir o desperdício do resíduo orgânico, ainda pode se configurar como importante ferramenta para a adubação do solo, o que pode ser convergido em economia.

Portanto, o reaproveitamento dos resíduos proporciona benefícios tanto na área ambiental como na econômica. Na área ambiental, evita o acúmulo dos resíduos nos locais de descarte. Já na área econômica, a empresa reduz gastos com a empresa responsável pela coleta dos resíduos, além das oportunidades que podem surgir com o uso do adubo orgânico.

Como a gestão ambiental objetiva a identificação dos aspectos ambientais pertinentes à operação das atividades organizacionais, a automação interfere diretamente sobre a eficiência sobre o sistema. Isso ocorre porque a automação dá visibilidade a todo o processo, proporcionando sua melhoria contínua a partir da análise dos dados e de tomadas de decisão ágeis.

Como a VGR Resíduos, como um software de gestão ambiental, pode auxiliar sua empresa

automação na gestão de resíduos da indústria alimentícia

A VGR Resíduos é uma ferramenta 100% online que auxilia sua empresa no atendimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao realizar toda a gestão dos resíduos de forma automatizada, mantendo os registros centralizados e disponíveis a qualquer momento.

A plataforma VGR Resíduos auxilia no controle de validades de documentos e licenças e emite automaticamente vários documentos como: MTR, CDF e a Ficha de Emergência.

Além disso, por meio do software, é possível visualizar e monitorar o andamento da gestão de resíduos, proporcionando uma visão estratégica para a tomada de decisão.

Portanto, a automação na gestão de resíduos da indústria alimentícia faz-se de suma importância para a preservação ambiental, haja vista o potencial de contaminação desses resíduos. Além disso, a automação pode evitar inúmeros tipos de sanções ambientais, como multas e embargos.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental
seta para cima