projetos de compostagem                    
       
30 Novembro
5 min de leitura

Como funciona e como montar uma usina de compostagem?

cover image
Vamos falar sobre como montar uma usina de compostagem? A compostagem que é uma das principais formas de reaproveitamento deste tipo de material.
montar uma usina de compostagem

Vamos falar sobre como montar uma usina de compostagem**?**A compostagem é, de certa forma, um processo de reciclagem de matéria orgânica, uma vez que ela é transformada em um material que pode ser novamente aproveitado de forma comercial.

Há alguns anos, quando as indústrias começaram a descobrir a importância da reciclagem, os primeiros materiais a serem estudados para este tipo de atividade foram os metais.

Produtos de alumínio, cobre, ferro, estanho, etc. foram os que inauguraram o reaproveitamento em larga escala. Contudo, com o avanço da tecnologia, outros resíduos também puderam ser reciclados, como é o caso dos orgânicos. Acompanhe!

montar uma usina de compostagem

O que é uma usina de compostagem?

montar uma usina de compostagem

Uma usina de compostagem é uma instalação dentro da uma empresa tratadora de resíduos que possui a atribuição de realizar a neutralização da carga orgânica do material tratado.

A matéria orgânica como restos de comida, não pode ser lançada diretamente no solo ou nos corpos d’água porque sua carga orgânica é muito alta, o que produz muitos gases de decomposição e substâncias tóxicas.

As usinas de compostagem realizam o processo de neutralização desta carga e transformam o material em algo manuseável e inerte. Após a compostagem, a matéria orgânica não apresenta mal cheiro e nem potencial poluidor algum.

Pelo contrário, o material tem um aspecto bastante agradável e seu lançamento no solo o fertilizará.

Quais as vantagens de se montar uma usina de compostagem?

montar uma usina de compostagem

Os serviços de compostagem estão entrando em uma fase de alta demanda nos grandes centros urbanos, industriais e rurais ao redor do mundo e também no Brasil.

Por isso, os tratadores que investirem neste tipo de serviço acabarão sendo pioneiros em seus respectivos mercados de atuação. A oferta de serviços de compostagem pode agregar receitas consistentes a tais tratadores.

Outra vantagem da montagem de uma usina de compostagem é a possibilidade de diversificação dos serviços prestados e do faturamento por duas frentes, na recepção do material (cobrando do gerador) e em sua destinação (vendendo o fertilizante).

Neste sentido, a usina de compostagem se mostra como uma ótima ferramenta de estratégia comercial.

montar uma usina de compostagem

Como montar uma usina de compostagem?

montar uma usina de compostagem

Como todo tipo de instalação de tratamento de resíduos, a usina de compostagem precisará ser aprovada pelo órgão ambiental responsável no estado de atuação da empresa.

No caso de resíduos de importância ambiental, é necessário também o cadastro técnico federal e consequente, aprovação do IBAMA.

Uma vez cumprida a etapa legal, a usina pode começar a ser montada. A primeira questão a ser definida diz respeito ao processo utilizado na operação da planta.

Hoje existem dois processos básicos: compostagem por revolvimento e compostagem por aeração.

Na compostagem por aeração, o material é tratado em leiras estáticas, nas quais sopradores artificiais fazem o trabalho de aceleração da decomposição química.

Já no processo de revolvimento, o material revirado por máquinas que retiram as partes do fundo e as levam à superfície, de forma que a decomposição ocorra de maneira integral.

O processo escolhido deverá ser planejado de acordo com o volume projetado pela empresa e com o orçamento disponível.

Quais são as etapas do processo de compostagem?

montar uma usina de compostagem

As etapas dos processos de compostagem são bastante semelhantes para os dois métodos, tanto o revolvimento quanto a aeração utilizam as mesmas etapas até a fase de decomposição da matéria orgânica.

Após o fim desta etapa, as que se seguem também são semelhante. Abaixo, descreveremos de forma breve as etapas dos processos de compostagem convencionais.

Processo de compostagem por aeração

- Coleta do material

- Disposição do material coletado em leiras estáticas

- Aeração forçada por sopradores mecânicos

- Desprendimento de calor das reações químicas

- Peneiramento do material

- Ensacamento ou disponibilização para o consumidor final

Processo de compostagem por revolvimento

- Coleta do material

- Disposição do material coletado em leiras estáticas

- Aeração natural estimulada por revolvimento do material

- Desprendimento de calor das reações químicas

- Peneiramento do material

- Ensacamento ou disponibilização para o consumidor final

A principal diferença entre a aeração forçada e a natural está na velocidade do processo.

Enquanto no revolvimento o próprio ambiente realiza a transformação da matéria orgânica e desprende os gases de decomposição, o processo de aeração forçada acelera esta etapa, uma vez que aumenta muito a quantidade de oxigênio em contato com a superfície do material tratado.

Compostagem é algo lucrativo?

A lucratividade está relacionada a um conjunto de fatores ligados à operação de uma empresa e não pode ser definida como algo certo.

Contudo, pode-se dizer que a atividade de compostagem sim, é um procedimento potencialmente lucrativo, uma vez que a demanda é crescente e ainda há um grande espaço a ser ocupado no mercado de tratamento de resíduos orgânicos.

Além do mais, há duas formas de se lucrar com a compostagem, na aquisição e na venda do material já tratado. Diferentemente do que ocorre em outros resíduos, quando a empresa precisa comprar ou então recolhe o material gratuitamente.

Em muitos do casos de compostagem a coleta também é gratuita, mas nestas situações, o preço de venda do fertilizante acaba compensando.

Como obter clientes para o processo de compostagem?

Tratadores já operantes podem obter clientes para suas operações de compostagem através de sua própria participação no mercado. Contudo, há ferramentas específicas que podem ajudar tanto no funcionamento da empresa, quanto na captação do novos clientes.

Uma delas é o VG Resíduos, um software que oferece todo o suporte operacional e legal a empresas do setor de resíduos.

Outra ferramenta importante é o Mercado de Resíduos, uma espécie de leilão online, onde a empresa pode negociar a compra ou a venda de serviços e produtos para seus processos.

O sistema auxilia na localização das melhores oportunidades na região pesquisada e possui várias ferramentas de otimização de busca e melhora das condições de fornecimento.

As usinas de compostagem são uma ferramenta muito útil para empresas que já estão no mercado de tratamento de resíduos, mas também podem ser a porta de entrara para quem pensa em ingressar no ramo.

A demanda é crescente e a oferta de tratadores especializados ainda é reduzida, portanto, ainda há muito espaço a ser explorado.

montar uma usina de compostagem
seta para cima