Como manter a conformidade da Auditoria de Licenças Ambientais

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

11/02/2021

Como manter a conformidade da Auditoria de Licenças Ambientais

Para proteger a saúde humana e o meio ambiente, as organizações são obrigadas a cumprir as leis que tratam do impacto ambiental. Para que isso ocorra, os gestores devem compreender com precisão sua função na conformidade ambiental em suas organizações, criar soluções para os problemas de conformidade que encontrarem e manter registros desses esforços de maneira consistente. Uma ferramenta importante para a conformidade ambiental é a auditoria de conformidade ambiental

Auditorias de conformidade ambiental são conduzidas para determinar o grau de conformidade com as leis ambientais aplicáveis, licenças, regulamentos e outros instrumentos estatutários por parte das organizações.

Por causa das relações públicas e riscos legais, uma auditoria fornece uma redução de risco essencial para o seu negócio. Em outras palavras, ao promover à auditoria periodicamente, você pode reduzir proativamente os riscos de não conformidade e evitar incidentes antes que eles ocorram.

Neste artigo, discutiremos um pouco sobre os seguintes pontos:

A importância da auditoria ambiental na gestão de resíduos

A importância da auditoria ambiental na gestão de resíduos

A Auditoria Ambiental pode entendida como uma ferramenta de gestão que compreende um sistema avaliação documentada, periódica e objetiva de quão bem estão os sistemas de gestão atuando com o objetivo de:

a) Ajudar a proteger o meio ambiente; b) Facilitar o controle de gestão de práticas ambientais; c) Avaliar o cumprimento da legislação nacional, que incluiria requisitos.

A auditoria ambiental começou com o princípio de “os poluidores pagam” para evitar responsabilidades para o governo. A outra razão importante pode ser devido ao aumento da conscientização do público sobre a proteção ambiental, onde as empresas voluntariamente passaram a realizar auditorias em seus operações e processos para provar que seus produtos são ecologicamente corretos.

O padrão ISO é um exemplo de iniciativa comercial de auditoria ambiental. Localizada em Genebra, na suíça, a International Standards Organization, funciona principalmente para desenvolver normas técnicas voluntárias que visam fazer o desenvolvimento, fabricação e fornecimento de bens e serviços mais eficientes, seguros e limpos

A auditoria ambiental no gerenciamento de resíduos é responsável por avaliar o grau de conformidade de uma empresa com a legislação ambiental e com a sua política na gestão de resíduos.

Com a auditoria a empresa consegue identificar as fontes de geração de resíduos, sua quantidade e composição. Também, estima à redução na geração, o seu reuso, reciclagem ou compostagem. Bem como, estimar o local de disposição e meios de minimizar os custos que a organização tem com os resíduos. As normas da série ISO 14000 – Sistema de Gestão Ambiental é que rege a auditoria ambiental. A premissa do SGA é a minimização dos efeitos nocivos ao ambiente proveniente das atividades da empresa. Além disso, a norma avalia as consequências ambientais das atividades, produtos e serviços da organização.

Paralelamente, vale de destacar também a ISO 19001. Considerada por muitos como o “pai” das normativas ISO, esta Norma estabelece todas diretrizes e procedimentos de como devem ser conduzidos os processos de auditoria.

O que você precisa saber sobre a Norma ISO 19011

O que você precisa saber sobre a Norma ISO 19011

A ISSO 19011 A é definida como o padrão que estabelece diretrizes para sistemas de gerenciamento de auditoria. A norma contém orientações sobre o gerenciamento de um programa de auditoria, os princípios de auditoria e a avaliação dos indivíduos responsáveis pelo gerenciamento dos programas de auditoria.

Um programa de auditoria consiste em arranjos feitos para completar todas as auditorias individuais necessárias para atingir um propósito específico.

A ISO 19011 fornece informações valiosas sobre como melhorar um programa de auditoria sistematicamente, assim como outros departamentos em uma organização devem melhorar.

Um aspecto dessa melhoria é garantir continuamente que os objetivos do programa de auditoria estejam alinhados com as políticas e objetivos do sistema de gestão. As organizações, ao promover melhorias na auditoria, devem considerar as necessidades dos clientes e outras partes interessadas.

Uma área de crescente importância na auditoria de sistemas de gestão e negócios em geral é o conceito de risco. A partir da edição de 2011, o risco foi integrado em toda a seção de gerenciamento do programa de auditoria da norma ISO 19011:2018.

Devo usar ISO 19001?

Devo usar ISO 19001?

Se sua organização conduz auditorias internas ou externas de sistemas de gestão, ou se você gerencia um programa de auditoria, então a ISO 19011 se aplica a você.

Qualquer pessoa envolvida em auditorias ou programas de auditoria pode usar a ISO 19011. Mais especificamente, a ISO 19011 é para pessoas encarregadas de gerenciar um programa de auditoria e avaliar os indivíduos envolvidos nos programas de auditoria e auditorias.

Qualquer pessoa que tenha a tarefa de melhorar um programa de auditoria certamente irá se apoiai nas diretrizes da Norma.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Benefícios da implementação da ISO 19001 na organização

Assim como todas as outras Normativas, a adoção da ISO 19001 e não obrigatório, e pode ser aplicada a qualquer organização, independentemente do ramo ou tamanho.

O benefício de sua utilização inclui uma série de orientações em cada etapa da auditoria de um sistema de gestão ou programa de auditoria, descartando-se:

  1. Definição dos objetivos do programa
  • Garantir que você entenda os objetivos específicos que espera alcançar;
  • Atribuição de funções e responsabilidades;
  • Definição número, escopo, localização e duração das auditorias;
  • Determinação critérios e listas de verificação específicas;
  • Estabelecimento dos procedimentos de revisão;
  1. Conclusão das auditorias necessárias
  • Planejamento e revisão de documentos internos;
  • Coleta e verificação das evidências de auditoria;
  • Geração de relatórios;
  1. Revisão dos resultados e processos
  • Avaliação de resultados e tendências;
  • Conformidade com os procedimentos do programa de auditoria;
  • Evolução das necessidades e expectativas das partes interessadas;
  • Analises dos registros do programa de auditoria; e
  • Análise da eficácia das medidas para lidar com os riscos.

Os tipos de Auditoria ambiental

Os tipos de Auditoria ambiental

Uma visão geral dos diferentes tipos de auditoria e seu uso é fornecida a seguir. Deve-se notar que o as divisões não são muito nítidas entre os vários tipos. Objetivos e escopo são muitas vezes uma combinação de vários tipos de auditoria e geralmente são definidos caso a caso. Muitas organizações desenvolveram programas de auditoria para atender às suas necessidades específicas.

  • Auditoria de Conformidade Legal: é a forma mais comum de auditoria ambiental realizada. É o um processo de verificação por meio do qual a organização estabelece o cumprimento à legislação ambiental, regulamentos, limites de emissão, etc. Em relação às normas e legislações pertinentes a gestão de resíduos, a auditoria diagnostica e avalia se a organização atende os disposto, por exemplo, na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n° 12.305, de 02 de Agosto de 2010); NBR 10.004: Resíduos Sólidos - Classificação; a implantação da logística reversa; dentre outras.

  • Auditoria do Sistema de Gestão: verifica se a empresa conta com todos os requisitos necessários para atender as normas e exigências ambientais. Além de avaliar a conformidade, essas auditorias visam a adequação ou a certificação

  • Auditoria de Responsabilidade: concentra-se na frequência potencial e nas consequências de atividades ambientalmente danosas nas diversas funções do processo. A Conformidade com regulamentação não necessariamente reduz a responsabilidade devido a riscos operacionais;

  • Auditoria de Avaliação de Desempenho: verifica se o comportamento de todos os indicadores ambientais da empresa, como o consumo de água, a geração de resíduos, a emissão de poluentes, o consumo de energia etc;

  • Auditoria da Cadeia Produtiva: avalia todos os parceiros, fornecedores que podem trazer riscos para a empresa. Essa auditoria parte da premissa que a responsabilidade ambiental é considerada objetiva e solidária;

  • Auditoria Pós-Acidente: os acidentes ambientais trazem responsabilidades e um alto ônus para as empresas. Por isso, no período pós-acidente, é comum que se investigue quais foram as razões que levaram ao acidente e quais medidas devem ser adotadas visando a prevenção de uma nova ocorrência;

  • Auditoria de Descomissionamento: talvez o mais especifico, é realizado somente quando existe o fechamento de uma indústria ou de um empreendimento com alto potencial poluidor. Seu objetivo é verificar se o local não apresenta riscos futuros tanto ao meio ambiente quanto à população.

A importância de um software de gestão de resíduos no apoio da auditoria ambiental

A importância de um software de gestão de resíduos no apoio da auditoria ambiental

O uso de um software de gestão de resíduos demonstra ser uma aliado às organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam principalmente os associados ao descarte final. Além disso, contribui para alcançar a sustentabilidade. Haja vista, que através da gestão serão adotadas práticas que contribuem para a preservação ambiental.

software online de emissão de mtr online

O Sistema de Gestão Ambiental (SGA) possibilita o controle sobre os resíduos, o acompanhamento do ciclo de vida deles no impacto ambiental, o gerenciamento estruturado e o estabelecimento de objetivos e metas para redução na geração de resíduos. A auditoria, por outro lado, atesta todo os protocolos, processos e procedimentos definidos pelo SGA.

Através de um software de gerenciamento de resíduos, o cumprimento dos requisitos legais do âmbito federal, estadual e municipal serão facilitados, bem como a elaboração dos relatórios e emissão de documentos que comprovam a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

As organizações que implementam o sistema otimizado têm a capacidade de evitar desperdícios, além de reutilizar os materiais que antes eram descartados, reduzindo assim custos com a aquisição de matéria prima.

Como VG Resíduos, com um software de gestão de resíduos, pode auxiliar?

Como VG Resíduos, com um software de gestão de resíduos, pode auxiliar?

A partir de um gerenciamento de resíduos efetivo, ou seja, se cada etapa do gerenciamento estiver em conformidade com as normas e legislações pertinentes é possível alcançar a prevenção e minimização dos resíduos

A VG Resíduos fornece, através de seu software, uma plataforma completa para auxiliar as empresas no cumprindo as obrigações legais quanto ao gerenciamento dos resíduos. A ferramenta inclui, por exemplo, a identificar das legislações aplicáveis, o tipo de resíduo gerado e, ainda, avaliar se esses requisitos estão efetivamente sendo atendidos.

Como especialistas na área e como uma organização externa, a VG Resíduos pode identificar aspectos de seu negócio e conformidade que muitas vezes são esquecidos internamente. Também podemos auxiliar na conformidade de seus fornecedores para garantir que sua cadeia de suprimentos esteja atendendo aos requisitos legais de desempenho ambiental.

Uma auditoria ambiental é uma investigação do status de conformidade de uma organização quanto sua responsabilidade ambiental. Esse processo é uma avaliação sistemática e documentada de uma instalação, com foco nos procedimentos e processos operacionais e administrativos atuais. É uma ação de prevenção e que evita aborrecimentos no futuro, pois analisa as necessidades existentes, levando em conta os potenciais impactos da atividade a fim de estabelecer um conjunto de medidas mitigadoras de danos ambientais.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5