controle de residuos                    
       
27 Novembro
4 min de leitura

Como transformar resíduos em receita pode ser sustentável?

cover image
Muitas empresas buscam transformar resíduos em receita, pois os resíduos gerados pelas empresas podem ter um valor agregado. Confira!
transformar resíduos em receita

Muitas empresas buscam transformar resíduos em receita quando os transformam em matéria-prima para novos produtos. Os resíduos gerados pelas empresas podem ter um valor agregado. Para isso, é necessário investir em tecnologias de tratamento e adotar uma política ambiental mais sustentável.

Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que regulariza e responsabiliza os geradores pela destinação final de seus resíduos, muitas organizações tiveram que encontrar alternativas para a reutilização deles através da reciclagem, do reaproveitamento, da substituição de alguns materiais por outros recicláveis e, também, através da venda e compra desses resíduos.

Diante desse cenário surgiu a oportunidade de transformar resíduos em receita através de uma gestão de resíduos mais sustentáveis. Saiba mais!

Como transformar resíduos em receita pela gestão de resíduos?

transformar resíduos

Fazer gestão de resíduos significa que a empresa adota um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação e disposição final ambientalmente adequada.

O principal objetivo da gestão é a minimização da geração de resíduos, visando à preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010), a gestão deve garantir o máximo de reaproveitamento, reciclagem e a minimização dos rejeitos a serem descartados.

Diante disso, através da gestão de resíduos, a organização deve investir em tecnologias que garanta que a destinação de resíduos é adequada. Muitas dessas tecnologias, tem como resultado, produtos que podem virar receita através de sua comercialização.

Com a gestão de resíduos as empresas tem a oportunidade de ganharem dinheiro com a compra e venda de resíduos. Além disso, identifica deficiências do processo produtivo, reduzindo desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Contribui, também, para melhorar a imagem da organização diante de seus clientes, parceiros e a comunidade local. Garante o cumprimento dos requisitos legais, minimizando os riscos de multas e sanções ambientais.

Lucro com resíduo

transformar resíduos

Os geradores têm descoberto que é possível transformar resíduos em receita com a venda dos mesmos do que simplesmente  ter gastos para descartá-los adequadamente. Essa é uma excelente alternativa para complementar os rendimentos do negócio, além de evitar o desperdício. Além disso, a venda de resíduo é uma oportunidade de incrementar o processo produtivo.

Contudo, a dificuldade dos geradores é estruturar a negociação e descobrir como vender resíduo. Por isso a negociação online de resíduos é uma excelente oportunidade das empresas darem uma destinação ambientalmente correta para os seus resíduos.

A negociação online de resíduos tem a função de servir como guia para promoção de oportunidades de negócios, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais. Tudo isso através do anúncio de resíduos para compra e venda.

Nas plataformas de negociação, como o Mercado de Resíduos da VG Resíduos, os resíduos são classificados por categorias de procedência e subdivididos em função da sua qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida. O principal foco é a reutilização ou reciclagem desses resíduos.

A negociação online de resíduos é um importante instrumento de gerenciamento de resíduos.

Mercado de Resíduos

mercado de resíduos

O mercado de resíduos é um negócio novo e com ótimo potencial de crescimento. Além disso, transforma resíduos em receita.

O mercado possibilita agregar valor aos resíduos, transformando-os em matéria-prima ou insumo na fabricação de outros produtos voltados ao mercado.

A principal função é servir como guia para promoção de oportunidades de negócios, a fim de evitar o desperdício e permitir melhor qualidade, menor custo e menor impacto ambiental.

São várias as vantagens de utilizar esse mercado. Entre eles podemos citar:

  • redução dos gastos com transporte e disposição em local apropriado, seguindo a legislação vigente;
  • evita a saturação de aterro e os gastos, privados e públicos;
  • evita contaminação de solo, água e ar;
  • reduz a proliferação de vetores de doenças, que se reproduzem nos amontoados de resíduos;
  • gera lucro com algo que seria descartado.

Como participar do Mercado de Resíduos?

A VG Resíduos dispõe de um software de gerenciamento com sistema integrado ao Mercado de Resíduos.  Na plataforma as organizações de todo o Brasil poderão cadastrar, vender e comprar resíduos, além de contratar fornecedores para transporte e tratamento de resíduos. Tudo isso on-line, com acesso 24 horas por dia, em uma plataforma simples e didática.

A plataforma integra organizações geradoras de resíduos, aquelas que querem reutilizar os resíduos em seus processos e as demais que são capacitadas a transportar e/ou tratar.

O comprador tem acesso gratuito para visualização e cadastro de resíduos, com opção de contratação de funcionalidades exclusivas. O vendedor tem opções de contrato semestral e anual e os fornecedores podem firmar contratos mensais para veiculação de anúncio.

O Mercado de Resíduos gera valor, transformando o resíduo em matéria-prima, que possa ser aproveitado no processo produtivo de outras empresas e, ainda, estimula a destinação correta dos resíduos e minimiza impactos ambientais.

Sendo assim, as empresas podem transformar resíduos em receita com a venda dos mesmos, ou buscando soluções mais sustentáveis para a destinação de resíduos. O investimento em tecnologias de tratamento que transforma resíduos em matéria prima tem sido uma opção de várias organizações.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Novas diretrizes para emisssão do MTR online baseado na portaria 280 do MMA / Sinir
seta para cima