Conheça as principais ISO's da indústria automobilística

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

22/11/2021

ISO's da Indústria Automobilística

As certificações ISO’s da indústria automobilística certificam que as empresas do setor possuem um alto nível de qualidade do produto, produtividade e competitividade, bem como a melhoria contínua dos seus processos.

Utilizando a VGR para gestão das certificações, a indústria automobilística terá uma plataforma sólida para o desenvolvimento de ferramentas práticas de gestão e garantia da transparência das informações.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

Neste artigo, abordaremos sobre quais são as principais certificações ISO da indústria automobilística e sua importância. Confira!

Agende uma demonstração Online

Quais são as Certificações ISO da Indústria automobilística?

ISO's da Indústria Automobilística

A indústria automobilística foi responsável por 22% do PIB industrial do Brasil no ano de 2020. Isso demonstra a importância do setor em relação à quantidade de empregos gerados, faturamento bruto e quantidade de veículos produzidos.

O Brasil possui atualmente 31 fabricantes (produtores de veículos, máquinas agrícolas e rodoviários); 590 fabricantes de peças para montadoras e para a reposição automotiva e; 5.592 concessionárias.

As certificações no setor automobilístico buscam a padronização dos conceitos e documentação do sistema de gestão da qualidade, a melhoria contínua, com ênfase na prevenção do defeito e na redução de variações e desperdícios em toda a cadeia de fornecimento, a preservação ambiental, etc..

Abaixo listamos as principais certificações. Confira:

IATF 16949

A IATF 16949 foi publicada pela International Automotive Task Force (IATF) em 2016. É uma especificação técnica ISO que se alinha as normas norte-americana, alemã, francesa e italiana existentes de sistemas de qualidade automotiva dentro da indústria automotiva global.

A norma garante a qualidade automotiva, a redução de variação do produto e de desperdício em toda a cadeia de fornecimento. Ela especifica os requisitos do sistema da qualidade para o desenvolvimento, produção, instalação e manutenção de produtos automotivos.

A IATF 16949 só é aplicável as empresas que fabricam peças de produção ou de serviço para o mercado de equipamento original.

Os benefícios em ter uma certificação IATF são:

  • obtenção de licença para negociar internacionalmente e expandir seus negócios
  • melhoria de processos para reduzir desperdícios e evitar defeitos
  • remoção da necessidade de múltiplos certificados para a fabricação de veículos;
  • integração da IATF 16949 com outros sistemas de gestão;
  • demonstração de conformidade para obter novos negócios e perspectivas de investimento.

ISO 9001:2015

Esta norma certifica o Sistema de Gestão da Qualidade e pode ser utilizada em qualquer organização.

O objetivo da ISO 9001 é aumentar a satisfação dos clientes por meio de melhorias contínuas no processo e avaliação de conformidade.

Com a certificação na norma ISO 9001 a empresa consegue melhorar a gestão da sua fábrica e aumentar a satisfação dos clientes, já que a implementação da ISO 9001 assegura que todas as etapas de produção foram realizadas de forma adequada e dentro dos parâmetros de qualidade e segurança pré-estabelecidos.

ISO 14001:2015

A ISO 14001 especifica os requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental.

A norma permite que as empresas desenvolvam práticas sustentáveis em seu negócio.

A nova versão ISO 14001, publicada em setembro de 2015 tem como destaques: o alinhamento da Gestão Ambiental à estratégia da empresa, a gestão de riscos e a busca pela maior compatibilidade com as demais normas ISO. Isso quer dizer que as empresas certificadas ISO 14001 na nova versão da norma, possuem uma maior preocupação no gerenciamento dos aspectos ambientais durante o ciclo de vida do produto ou serviço da organização.

Dessa forma, o foco principal é a melhoria do desempenho ambiental e não a melhoria do desempenho do sistema de gestão, fazendo com que a análise ocorra com mais ênfase quanto às reais reduções de emissões, efluentes e resíduos que a empresa obteve com a implementação do SGA.

Qual a importância das ISO’s na Indústria automobilística?

ISO's da Indústria Automobilística

As certificações ISO da indústria automobilística são importantes, pois permite que a empresa garanta padronização dos produtos e dos serviços, a qualidade dos produtos, a preservação ambiental, o controle da emissão de poluentes, etc..

A certificação é importante para:

  • minimizar os riscos dos produtos, levando a melhores resultados de segurança para clientes de automóveis ao entregar produtos mais seguros e confiáveis;

  • entregar produtos que atendam às expectativas do cliente de forma confiável;

  • cumprir os requisitos regulamentares;

  • atender padrões e diretrizes internacionais;

  • melhorar a rastreabilidade de seus produtos e obter maior transparência em relação às operações;

  • ajudar as organizações a responder de forma mais rápida e eficiente a questões que podem comprometer a segurança dos veículos;

  • ter foco claro na melhoria contínua enfatizando a prevenção de defeitos e a redução de variações e resíduos;

  • melhor o sistema de documentação com processos ágeis e seguros;

  • ter práticas reconhecidas em gestão da qualidade e ambiental.

Como adquirir as Certificações ISO da Indústria Automobilística?

ISO's da Indústria Automobilística

As certificações ISO da indústria automobilística são obtidas da seguinte forma:

  • 1º: a empresa passa por um processo de implementação da norma: todos os seus processos são revistos e adequados aos padrões exigidos pelo sistema;
  • 2º: após a implementação da norma é realizada uma auditoria externa por um organismo certificador independente, filiado à ISO;
  • 3º: se atestada a conformidade dos processos aos requisitos da norma a empresa recebe o certificado.

Como VG Resíduos, como um software de gestão de resíduos, pode auxiliar na certificação ISO?

ISO's da Indústria Automobilística

A VGR Gestão de Resíduos Online pode auxiliar, uma vez que mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, para eliminar multas e perda de licença ambiental.

O uso da plataforma VGR faz parte do novo cenário competitivo empresarial. O desenvolvimento de estratégias ambientais voltadas à gestão de resíduos na empresa busca controlar de forma apurada a geração para evitar as multas ambientais e possibilitar a redução de custos. Além disso, a possibilidade de entrada em novos mercados, o aumento do lucro, e maior valor para a marca.

Com a VGR é garantido que os ciclos da gestão sejam finalizados dentro dos prazos e metas estabelecidas, o cumprimento das leis ambientais, evitando assim, os riscos de sofrerem penalidades.

O sistema, através de um mecanismo automático, possibilita controlar desde a geração até a destinação dos resíduos (facilitando a rastreabilidade do processo), gerar alertas para pendências e vencimentos. Além disso, é possível definir e acompanhar diversos indicadores de desempenho, inclusive indicadores financeiros relacionados à gestão de resíduos.

Portanto, certificações ISO’s da indústria automobilística certificam que as empresas do setor possuem um alto nível de qualidade do produto, produtividade e competitividade, bem como a melhoria contínua dos seus processos.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gestão ambiental

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5