conama                    
       
20 Março
5 min de leitura

Passo a passo para preencher e gerar automaticamente o CONAMA 313

cover image
Gerar automaticamente o CONAMA 313 é fundamental para automatizar e facilitar a coleta de informações referentes à geração de resíduos. Saiba mais!

 

Gerar automaticamente o CONAMA 313

Gerar automaticamente o CONAMA 313 é uma necessidade, pois elaborá-lo costuma ser um processo bastante trabalhoso na gestão de resíduos de uma empresa. Utilizar um meio que permita coletar todas as informações referentes à geração, transporte e tratamento dos resíduos pode facilitar bastante esse processo.

O CONAMA 313 é uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, onde está definida a obrigação de se elaborar o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos Industriais.

No Inventário CONAMA 313 deve estar contido um conjunto de informações sobre a geração, características, armazenamento, transporte, tratamento, reutilização, reciclagem, recuperação e disposição final dos resíduos gerados pela empresa no ano. Confira como coletar as informações referentes à geração de resíduos de sua empresa e, como gerar automaticamente o CONAMA 313!

Saiba quais estados brasileiros possuem formato específico para elaborar o inventário de resíduos.

Como gerar automaticamente o CONAMA 313?

 

Gerar automaticamente o CONAMA 313

O inventário CONAMA 313 é um documento que deve ser elaborado com a identificação da empresa seguida da listagem de resíduos gerados no ano, suas quantidades e a forma de tratamento dada a cada um.

Contudo, gerar esse inventário é um processo trabalhoso, já que requer um grande número de documentos e informações. Para facilitar a elaboração, a VG Resíduos possui uma maneira simples de gerar automaticamente o CONAMA 313 através de um software especializado em gestão de resíduos.

O software da VG Resíduos coleta automaticamente todas as informações e registros de destinação do resíduo, bem como os dados dos transportadores e tratadores dos resíduos.

Após coletar as informações é gerado um documento em arquivo PDF que pode ser enviado ao órgão fiscalizador. O documento também fica disponível para impressão.

O software permite a geração do inventário Conama 313 já nos moldes exigidos pela legislação e com toda a informação atualizada. Além disso, o sistema avisa sobre os prazos de envio do documento.

O gerador de relatórios do sistema é sincronizado ao banco de dados. Esse banco de dados possui todos as informações referente a geração de resíduos ao longo do ano. Bem como as informações pertinentes de quem tratou, qual a destinação dada ao resíduos, quanto custou e etc.

Gerar automaticamente o CONAMA 313

O VG Resíduos não é uma ferramenta que serve unicamente para a geração de inventários, mas para todo o controle e gerenciamento da geração e destinação de resíduos nas empresas. Pelo software a empresa gera uma série de outros relatório e dados de gerenciamento de resíduos.

Saiba como elaborar um inventário de resíduos funcional.

Quais informações devem estar contidas no inventário?

Gerar automaticamente o CONAMA 313

As informações que devem estar contidas no inventário de resíduos são as solicitadas pela resolução CONAMA 313. São elas:

  • Informações gerais da empresa;
  • Razão social;
  • Endereço da unidade industrial;
  • Endereço para correspondência;
  • Característica da atividade industrial;
  • Responsável pela empresa;
  • Informações sobre o processo de produção desenvolvido pela empresa;
  • Lista de matérias primas e insumos utilizados;
  • Identificação da produção anual da empresa;
  • Apresentação da relação das etapas do processo industrial;
  • Descrição de todas as etapas do processo de produção;
  • Informações sobre resíduos sólidos gerados nos últimos doze meses;
  • Formas de armazenamento;
  • Formas de tratamento na empresa e fora dela;
  • Formas de armazenamento (fora ou dentro da empresa);
  • Forma de disposição final;
  • Informações sobre resíduos sólidos gerados nos anos anteriores.

Pelo software de gestão de resíduos essas informações são inseridas, facilitando a empresa gerar automaticamente o CONAMA 313.

Aprenda como identificar as fontes geradoras de resíduos do seu negócio.

Empresas obrigadas a elaborar o Inventário de Resíduos

A resolução CONAMA nº 313 no seu 4º artigo determina quais as empresas obrigadas a emitir o inventário anual. São as empresas dos respectivos setores:

  • indústrias de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro;
  • fabricação de coque;
  • refino de petróleo;
  • elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool;
  • fabricação de produtos químicos;
  • metalurgia básica;
  • fabricação de produtos de metal;
  • fabricação de máquinas e equipamentos;
  • máquinas para escritório e equipamentos de informática;
  • fabricação e montagem de veículos automotores;
  • reboques e carrocerias e fabricação de outros equipamentos de transporte.
Gerar automaticamente o CONAMA 313

Estados que possuem formulário para Inventário de Resíduos

Gerar automaticamente o CONAMA 313

Alguns estados brasileiros possuem formulário próprio para o inventário de resíduos. As informações contidas no banco de dados do software da VG Resíduos podem ser migrados para esses formulários, facilitando o preenchimento.

Minas Gerais

No Estado mineiro as empresas que desenvolvem as atividades listadas acima devem apresentar à FEAM, anualmente, até o dia 31 de março, o Inventário de Resíduos Sólidos, referente ao ano anterior.

O formulário especifico do estado para elaboração do Inventário de Resíduos Sólidos está disponível no Banco de Declarações Ambientais – BDA - e deve ser preenchido e enviado à Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam).

Paraná

O Estado do Paraná disponibiliza no site www.sga-ir.pr.gov.br o formulário para o preenchimento das informações referente ao resíduo gerado nas empresas paranaenses.

O órgão responsável por fornecer, através de relatórios gerencias, o diagnóstico dos resíduos industriais gerados e tratados no estado do Paraná é o IAP – Instituto Ambiental do Paraná.

Goiás

Em Goiás foi criado um sistema para coleta anual de dados referentes aos resíduos sólidos industriais e de mineração Os dados deverão ser preenchidos até 31 de março do ano subsequente.

A declaração dos dados deverá ser realizada no site da SEMARH – Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - onde o formulário esta disponível para acesso dos usuários.

O inventário de resíduos é a principal ferramenta de controle e fiscalização utilizada pelos órgãos estaduais de meio ambiente sobre resíduos. As empresas precisam ficar atentas para a forma correta de realizar o preenchimento e envio da documentação. Um erro ou a falta do inventário são passiveis de sanções aplicadas pelos órgãos ambientais. Mediante isso gerar automaticamente o CONAMA 313 é a melhor opção para evitar erros. Entregar o Inventário Nacional de Resíduos Sólidos é muito mais do que atender uma exigência legal. Significa que sua empresa se preocupa com o meio ambiente e sua preservação.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Mas quer se aprofundar um pouco mais a respeito? Leia outro artigo do nosso blog: Inventário Conama 313: como elaborar facilmente para afastar sanções?

Gerar automaticamente o CONAMA 313
seta para cima