sustentabilidade                    
       
19 Março
5 min de leitura

Sete dicas para aumentar a consciência ambiental na sua empresa

cover image
Você sabe como aumentar a consciência ambiental na sua empresa? Primeiramente, é necessário ter uma equipe engajada pelas causas ambientais... Leia mais!

Você sabe como aumentar a consciência ambiental na sua empresa? Para aumentar a consciência ambiental, primeiramente, é necessário ter uma equipe engajada pelas causas ambientais. Simples ações realizadas diariamente por eles demonstra que a organização tem preocupação com o meio ambiente.

Confira abaixo sete dicas para engajar a companhia e aumentar a consciência ambiental dos colaboradores!

Consciência ambiental

O termo consciência ambiental é uns dos mais utilizados desde que começaram os movimentos que busca a proteção ambiental, tais como a Conferencia de Estocolmo e a RIO 92.

A consciência ambiental é a habilidade de compreender o meio ambiente em que se vive. Além disso, consiste na capacidade de entender quais são as consequências das ações realizadas em relação a ele e os impactos causados. Nada mais é que o senso crítico sobre os prejuízos que causamos ao meio ambiente devido a nossa exploração.

Contudo, nada adianta ter consciência ambiental se não há ações. A transformação da consciência em ações é capaz de mobilizar grupos e pessoas na busca por soluções para evitar a degradação ambiental.

Para acelerar a conscientização, principalmente nas empresas, os órgãos ambientais estabeleceram normas e leis, como a:

Além das leis e normas há também outros métodos de despertar a consciência ambiental, por meio de cartilhas, avisos, artigos, marketing, etc..

Dicas para aumentar a consciência ambiental na sua empresa

Abaixo enumeramos algumas dicas para aumentar a consciência ambiental na sua empresa. Confira!

1ª dica: Conscientize!

Para aumentar a consciência ambiental na sua empresa o primeiro passo é conscientizar os colaboradores da importância de proteger o meio ambiente e usar os recursos disponibilizados por ela de maneira consciente.

educação ambiental é uma ótima estratégia de conscientização e engajamento, uma vez que é um processo informativo e formativo, que tem como finalidade despertar a preocupação dos colaboradores em relação ao meio ambiente.

Através da conscientização serão construídos dentro da empresa valores sociais, atitudes e competências voltadas para a conservação da natureza.

A conscientização pode ser utiliza como um instrumento para resolver os problemas associados aos resíduos sólidos, desde a geração, coleta, transporte até a disposição no destino final.

2ª dica: Valorize e capacite sua equipe

Sabemos que colaboradores valorizados e desafiados dentro de uma empresa apresentam melhor desempenho e resultado. Portanto, para aumentar a consciência ambiental na sua empresa e obter êxito nos programas de preservação ambiental é necessário formá-los, capacitá-los e valorizá-los.

Além disso, a organização pode definir um profissional que atue como agente de multiplicação, assumindo o controle. Esse profissional terá a função de desenvolver ações de preservação ambiental dentro da organização, como coleta seletiva, o tratamento adequado dos resíduos e sua destinação ambientalmente correta.

3ª dica: Crie ações que desperte o interesse

Aumentar a consciência ambiental não é simples se não forem utilizados meios de desperta-la. A tarefa se torna ainda mais complicada quando há pouco recurso financeiro para desenvolverem projetos de conscientização, mas existem algumas ações de baixo custo que podem despertar e estimular o interesse dos colaboradores.

Como por exemplo: gincanas, oficinas de artesanato ou até mesmo festivais de cultura.

Esses exemplos são boas formas de começar a capacitar a equipe de colaboradores. Além disso, você pode incentivar os funcionários a participarem de programas de coleta seletiva já existentes.

Outra forma interessante de aumentar a conscientização ambiental na sua empresa é através da discussão do tema por meio de fóruns de discussão, seminários, eventos, debates e cursos de capacitação.

4ª dica: Divulgue a ideia

A propaganda de uma nova proposta, produto e/ou serviço é ponto chave para atrair o público. Por que não fazer propaganda para conscientizar sobre a importância em preservar o meio ambiente?

Crie campanhas e materiais de divulgação, como folhetos e cartazes para conscientizar sua equipe. Disponibilize dentro da empresa vasilhames identificados para realizar a disposição correta do reciclável.

5ª dica: Ofereça infraestrutura adequada para os programas ambientais

Os programas ambientais, o acondicionamento e armazenamento correto de resíduos, o transporte, a disposição final, etc. só funcionarão se a empresa fornecer a infraestrutura adequada.

A infraestrutura adequada é de extrema importância. Sem ela o trabalho se torna árduo e cheio de desafios que poderão desanimar o colaborador.

6ª dica: Divulgue as vantagens da consciência ambiental

Conscientizar a equipe é um instrumento fundamental para integrar valores e participação dos funcionários. Através da conscientização despertamos o respeito pelo meio ambiente e divulgamos a importância do papel que cada um desempenha.

A conscientização ambiental contribui para inúmeros benefícios para sua empresa. Vejamos alguns:

  • diminuição do consumo de matérias primas virgens;
  • redução da poluição do solo, água e ar;
  • geração de receita para os pequenos e micro empresários;
  • geração de receita com a comercialização dos recicláveis;
  • estimula a concorrência, uma vez que os consumidores buscam por empresas que tem consciência ambiental.

7ª dica: Faça gestão adequada de resíduos

O resíduo pode ser considerado como qualquer material que a empresa não considere com valor para conservá-lo. O descarte inadequado de resíduos pode causar grande impacto ao meio ambiente.

Toda ação que visa reduzir os resíduos e os impactos que causam ao meio ambiente devem ser planejados e bem gerenciados para que não prejudique o crescimento econômico da empresa.

Desenvolver uma gestão de resíduos eficiente é fundamental para garantir o máximo reaproveitamento de todos os resíduos, mesmo aqueles com pouca viabilidade técnica ou econômica para a reciclagem (como os resíduos hospitalar, por exemplo).

A gestão de resíduos é essencial para evitar prejuízos financeiros, preservar a imagem, minimizar os impactos ambientais, sociais e econômicos que suas atividades podem causar., e, principalmente aumentar a consciência ambiental.

As empresas têm aderido ao VG RESÍDUOS como uma ferramenta capaz de fazer a gestão eficiente de resíduos. O software centraliza as informações e possibilita uma gestão mais estratégica do processo.

Concluímos que para aumentar a consciência ambiental na sua empresa você pode seguir essas sete dicas: a conscientização, valorização e capacitação da equipe; o desenvolvimento de ações que desperta o interesse pela preservação ambiental; o marketing verde; o estabelecimento de uma infraestrutura adequada; a gestão adequada dos resíduos. Além disso, divulgar as vantagens em seguir os programas e leis ambientais.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ecologia industrial contribui para gestão de resíduos
seta para cima