Símbolos da reciclagem: quais são, significados e qual importância?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

07/12/2020

símbolos da reciclagem

Os símbolos da reciclagem são utilizados para identificar se o material é ou não reciclado. Suas variações indicam a melhor opção de destinação dos resíduos.

A destinação de resíduos consiste na reutilização, compostagem, reciclagem, recuperação, aproveitamento energético, entre outros. Conhecer os símbolos de reciclagem facilita a encaminhar os resíduos para o destino correto.

Veja agora o que abordaremos neste artigo:

Quer saber como destinar seus resíduos de forma ambientalmente adequada? Então, acompanhe nosso artigo. Aqui vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre símbolos de reciclagem!Confira!

Gerenciamento de resíduos

Símbolos de reciclagem: o que são?

símbolos da reciclagem

O símbolo é um elemento essencial no processo de comunicação. A representação específica para cada símbolo permite que o receptor consiga fazer a interpretação do seu significado e atribuir-lhe determinado conotação.

O símbolo de reciclagem, ou também chamado de símbolo da coleta seletiva, é um dos símbolos gráficos mais reconhecidos no mundo facilitando e incentivando a reciclagem dos resíduos.

São uma referência a reciclabilidade dos materiais, tanto para os geradores quanto para os recicladores. Seu uso serve para orientar qual a destinação ambientalmente correta devemos dá ao material.

Através dos símbolos conseguimos identificar a composição do material e se são passivos de serem reciclados.

Os símbolos são importantes para os geradores, pois os ajudam a dá a destinação ambientalmente correta dos resíduos e a segregar em seus coletores específicos.

Também, contribuem para que a cadeia de reciclagem funcione corretamente, pois servem como um guia para os trabalhadores da coleta seletiva na hora da triagem do material.

Como e onde surgiu o símbolo de reciclagem?

O símbolo da reciclagem surgiu em 1971, após uma empresa de reciclagem de papelão, a Container Corporation Of America, patrocinar um concurso para que criassem um símbolo que representasse a conscientização ecológica.

O vencedor do concurso foi o arquiteto e designer Gary Anderson, ainda estudante na época.

Neste concurso foi eleito o símbolo da reciclagem universal, que consiste em um triângulo formado por três setas em sentido horário. A referência para este símbolo é a figura topológica da fita Möbius.

O símbolo é um triângulo, formado por três setas, desenhadas no sentido horário. As setas representam um ciclo, sendo que a primeira seta representa a indústria, que produz um determinado produto (uma garrafa PET, por exemplo), a segunda refere-se ao consumidor, que utiliza esse produto (a pessoa que consome um refrigerante) e a terceira seta representa a reciclagem, que permite a reutilização da matéria-prima (a garrafa, que volta a ser matéria-prima, dando origem a novas garrafas em PET e outros produtos).

Cada tipo de material - plástico, vidro, metal e papel - tem um símbolo de cor própria. Esses símbolos podem ser encontrados nas embalagens dos produtos recicláveis e mostram o que pode ser reaproveitado como matéria-prima.

O símbolo é de domínio público, ou seja, qualquer um pode modificá-la e utilizá-la. Também não há um órgão regulamentador para sua aplicação. Isso porque cada país e segmento da indústria exercem suas próprias regras de coleta, triagem e reciclagem.

Tipos de símbolos da reciclagem

símbolos da reciclagem

O padrão oficial do símbolo da reciclagem é um triângulo formado por três setas em sentido horário. Contudo algumas variantes de cor e preenchimento são usadas para identificar tipos de materiais.

Vejamos abaixo os tipos de símbolos da reciclagem:

Reciclagem de Papel

O símbolo da reciclagem de papel foi criada pela American Paper Institute. São três variáveis do símbolo de reciclagem.

Esses símbolos são usados para identificar se o produto é reciclável e qual o tipo de material de reciclagem utilizado em sua composição. São eles:

  • Símbolo universal da reciclagem
símbolos da reciclagem

O símbolo pode ser branco com margens pretas (U + 2672) ou todo preenchido na cor preta (U+267B).

  • Contém papel reciclado
símbolos da reciclagem

Símbolo da reciclagem dentro de um círculo com preenchimento na cor preta (U + 267C). Indica que o produto foi fabricado com material reciclável.

  • Parte do produto contém papel reciclado símbolos da reciclagem

Símbolo da reciclagem na cor preta dentro de um círculo com preenchimento na cor branca (U + 267D). Indica que parte do produto foi fabricado com material reciclável.

  • Símbolo para papel durável . .

Sem as setas, o ícone lembra um símbolo do infinito (U + 267E). Representa que o papel é durável e/ou foi utilizado algum tipo de ácido em sua fabricação.

Reciclagem de plásticos

Os símbolos da reciclagem dos plásticos são sete. Em síntese, esses símbolos são representados por números que identificam a composição do material. São eles:

  • PET símbolos da reciclagem

O Polietileno Tereftalato é o tipo de plástico mais comum na fabricação de embalagens de refrigerante, água e óleos de cozinha. Pode ser reutilizado na fabricação de fibras para tapetes, embalagens de produto de limpeza e vassouras, por exemplo.

  • PEAD símbolos da reciclagem

O Polietileno de Alta Densidade é um tipo de plástico utilizado, geralmente, na fabricação de embalagens para iogurte, frascos de leite e potes de sorvetes. Após a reciclagem, podem ser transformadas em cadeiras de plástico, latas de lixo e tubulações de esgoto.

  • PVC . .

O Policloreto de Vinila é um plástico utilizado na fabricação de brinquedos, embalagens de remédios e de higiene pessoal. Após sua reciclagem, pode dar origem a tubulações de esgoto, mangueiras de jardim e cabos.

  • PEBD símbolos da reciclagem

O Polietileno de Baixa Densidade é um plástico utilizado na fabricação e sacolas plásticas, em bolsas de soro fisiológico. Após a reciclagem, o PEBD pode servir para fabricação saco de lixo e irrigadores.

  • PP símbolos da reciclagem

O Polipropileno é um tipo de plástico utilizado na fabricação de embalagens de margarina, condimentos como Ketchup, mostarda e maionese, assim como de produtos químicos e remédios. Após sua reciclagem, o material pode ser utilizado para fabricação de itens diversos. Entre eles: bateria de carro, embalagem de tintas e caixas de cabos.

  • PS símbolos da reciclagem

O Poliestireno é um plástico brilhante utilizado na fabricação de copos e pratos descartáveis. Sua reciclagem pode dar origem a placas de isolamento térmico, como do interior de refrigeradores e frigoríficos, assim como na fabricação de aparelhos de barbear descartáveis.

  • Outros símbolos da reciclagem

O símbolo da reciclagem número sete é destinado a tipos de plásticos compostos por policarbonato, ABS, poliamida e acrílicos. São, em suma, materiais muito utilizados em embalagens multicamadas, como de salgadinhos e biscoitos. Quando reciclados, podem dar origem a madeira plástica ou reciclagem energética. Esse processo aproveita o valor calorífico do resíduo plástico para gerar energia.

Reciclagem do Alumínio símbolos da reciclagem

O símbolo da reciclagem do alumínio é um círculo formado por duas setas, com as iniciais de alumínio (al) no centro.

Reciclagem do Aço símbolos da reciclagem

O símbolo da reciclagem do aço não utiliza setas e é bastante diferente dos símbolos de reciclagem de papel e plástico. O ícone é representado pela imagem de um imã atraindo uma barra de ferro e a palavra AÇO.

Reciclagem do Vidro símbolos da reciclagem

O símbolo da reciclagem do vidro reciclável é representado por um triângulo formado por três setas, e uma figura que representa uma pessoa jogando uma garrafa no lixo.

Lixo ou resíduo comum símbolos da reciclagem

O símbolo de lixo comum ou resíduo comum é representado pela imagem de uma pessoa descartando uma embalagem em um cesto de lixo.

Longa Vida Reciclável

O símbolo de materiais de longa vida e grande durabilidade é representado por um círculo formado pela frase: “Preserve a natureza. Recicle a embalagem”. Ao redor do símbolo de reciclagem universal.

Legislação que regulamenta o uso de símbolos da reciclagem

Não há uma legislação específica que regulamenta o uso de símbolos da reciclagem. Porém, em junho de 2013 a ABNT publicou a NBR 16182 que padroniza a simbologia técnica brasileira de identificação de materiais.

Na norma encontramos um conjunto de símbolos aplicados às embalagens de produtos para ajudar o consumidor a identificar os materiais e encaminhar o seu descarte adequado.

Sendo assim, o símbolo da reciclagem é utilizado para identificar se o tipo de material é ou não reciclável. É muito importante para os geradores identificar qual a destinação ambientalmente correta e para a triagem do material para a reciclagem. A VG Resíduos, através do seu software, permite o controle na geração dos resíduos para o envio a destinação ambientalmente correta.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gestão ambiental

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5