resíduos                    
       
17 Junho
6 min de leitura

5 vantagens da automação na gestão de resíduos da indústria têxtil

cover image
A automação aplicada a processos em uma organização é de suma importância para a otimização das atividades, visto sua capacidade de diminuir o tempo de execução, aumentar o controle e centralizar as informações. Saiba mais!
automação na gestão de resíduos da indústria têxtil

A automação aplicada a processos em uma organização é de suma importância para a otimização das atividades, visto sua capacidade de diminuir o tempo de execução, aumentar o controle e centralizar as informações. Quando aplicada à gestão de resíduos da indústria têxtil, a automação é capaz de melhorar a performance da empresa nas diversas esferas existentes, como a social, ambiental e a econômica.

Levando em consideração que, no Brasil, a indústria têxtil está entre os setores que mais geram empregos, tendo o quarto maior parque produtivo de confecção do mundo e o quinto maior produtor têxtil, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), é possível afirmar que a geração de resíduos por esse segmento da indústria é significativa.

Quer saber mais sobre o tema? Continue conosco!

Gestão ambiental

O que é a automação na gestão de resíduos da indústria têxtil?

automação na gestão de resíduos da indústria têxtil

A automação de processos na área de gestão de resíduos é, atualmente, uma grande aliada para as empresas, visto sua capacidade de reduzir custos, seja por meio da visibilidade de atividades mal operadas, seja por meio de substituição de trabalhos manuais anteriormente feitos.

Por meio da automação, o monitoramento pode ser realizado de forma sistematizada e organizada. Além disso, aumenta a agilidade dos processos, a segurança das informações e é uma ferramenta muito eficiente para controle ambiental, visto que pode ser utilizado para comprovação de evidências para os órgãos ambientais.

No que diz respeito ao meio, a automação de processos na gestão de resíduos pode ser realizada a partir de dispositivos eletrônicos ou software de gestão. O objetivo é otimizar e agilizar os processos relacionados à gestão de resíduos, principalmente na elaboração de documentos de destinação, tais como Manifesto de Transporte de Resíduos, Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental, entre outros.

Na indústria têxtil, o resíduo gerado é todo material proveniente de sobra e resto da produção, que não possui mais utilidade após determinado processo e que, geralmente, é descartado e tratado como indesejável.

Pelo fato da geração desses resíduos ser inevitável, ou mesmo pela falta de conhecimento e negligência, muitas empresas descartam esses materiais sem o tratamento adequado. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída por meio da Lei nº 12.305/2010, do Ministério do Meio Ambiente, a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos.

Diante dessa problemática, faz-se necessário que a indústria têxtil adote um conjunto de ações ambientalmente adequadas no que tange à gestão de resíduos, incluindo nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final, com o objetivo de minimizar os efeitos adversos que o resíduo pode causar tanto à saúde pública quanto à qualidade do meio ambiente.

Quais as vantagens de aplicar a automação na gestão de resíduos da indústria têxtil?

automação na gestão de resíduos da indústria têxtil

Por meio da automação aplicada a processos da indústria têxtil é possível que a empresa adquira inúmeras vantagens. Logo abaixo listamos algumas:

1. identificar deficiências no processo produtivo

Por meio da automação é possível mapear todas as informações pertinentes à execução de processos, o que torna muito mais fácil encontrar possíveis falhas, possibilitando a realização de ajustes rápidos. Isso contribui para a redução de desperdícios e custos, aumentando a lucratividade dos negócios e para o estabelecimento do desenvolvimento sustentável.

2. contribuir para uma imagem positiva diante de seus clientes, parceiros e a comunidade local

Entendendo que empresas que adotam práticas ambientais nos seus processos são bem vistas pela sociedade como um todo, aplicar esses valores no dia-a-dia deixou de ser uma recomendação e passou a ser uma exigência. Diversos fundos de investimento e bancos, hoje, não apostam em empresas que não conseguem garantir uma sustentabilidade e não se posicionam perante questões ambientais.

3. garantir o cumprimento dos requisitos legais, minimizando os riscos de multas e punições

Como a gestão dos resíduos sólidos envolve muitos dados e documentos, gerenciar essas informações é essencial para que o empreendedor não seja penalizado com os diversos tipos de sanções ambientais existentes. Hoje, a quantidade de legislações que versam sobre a gestão de resíduos sólidos é vasta, o que sugere um acompanhamento assertivo de tudo que é produzido pela empresa.

4. oportunidade das indústrias têxteis ganharem dinheiro com a compra e venda de resíduos

Além de estar em conformidade com o que se estabelece nas legislações ambientais, evitando sanções, embargos e multas, os resíduos podem se constituir em instrumento que pode gerar lucro para a empresa. Isso é possível por meio da comercialização desses resíduos, processo prático que ajuda tanto o meio ambiente quanto o empreendedor. A VGR conta com uma solução dessas, por meio do Mercado de Resíduos.

5. aumentar o controle da documentação que evidencia a destinação ambientalmente correta de resíduos

Conforme dito anteriormente nesse artigo, a gestão de resíduos envolve uma gama significativa de dados. Ter o controle dessas documentações é primordial para que todo o fluxo de informações fique centralizado, facilitando o processo de busca e favorecendo tomadas de decisão mais rápidas pela gerência.

Qual sua importância e como interfere na Gestão ambiental e Gestão dos Resíduos?

automação na gestão de resíduos da indústria têxtil

Levando em consideração que a indústria têxtil produz grande quantidade de resíduos, sendo alguns de natureza perigosa, o estabelecimento de um sistema de gestão de resíduos e de gestão ambiental é importante, ao passo que podem evitar sérios danos à saúde pública e ao meio ambiente.

No entanto, a gestão de resíduos da indústria têxtil tem certo grau de complexidade. O retalho, por exemplo, um dos principais resíduos desse segmento, pode ser classificado como resíduo não perigoso, devido às propriedades como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água; mas também pode ser classificado como resíduo perigoso, em caso de contato com algum contaminante como, por exemplo, o óleo lubrificante de máquinas de costura.

Dessa forma, faz-se necessário adotar uma série de medidas que possam garantir que todas as ações relacionadas ao manejo dos resíduos estejam sendo aplicadas corretamente.

Além disso, a empresa que não realiza a gestão dos seus resíduos perde muitas oportunidades, principalmente de realizar negócios com novos clientes. Atualmente, uma demanda crescente do mercado tem considerado essencial aderir a empresas certificadas com a ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental, a qual atesta que a empresa age em conformidade com os aspectos ambientais por ela desempenhados.

Por fim, é válido ressaltar que se configura crime ambiental causar poluição ou danos à saúde humana, à fauna e a flora, com pena de reclusão de um (1) a cinco (5) anos, além das demais penalidades civis e administrativas, caso sejam despejados resíduos sólidos sem o adequado tratamento na natureza.

Como a VGR Resíduos pode auxiliar sua empresa como um software de gestão ambiental

automação na gestão de resíduos da indústria têxtil

A Gestão de Resíduos para a indústria têxtil, por mais que pareça complicada e burocrática, principalmente na etapa de classificação e caracterização do resíduo, é essencial para que sua empresa possa minimizar impactos ambientais e passivos, evitar prejuízos financeiros e preservar a imagem.

Nesse sentido, a VGR Resíduos é capaz de auxiliar sua empresa, ao realizar toda a gestão dos resíduos de forma automatizada, mantendo os registros centralizados e disponíveis a qualquer momento. O software permite, também, realizar a gestão completa do processo, monitorar históricos e tomar decisões estratégicas baseadas em gráficos e relatórios.

Além disso, a plataforma VGR Resíduos auxilia no controle de validades de documentos e licenças e emite automaticamente documentos como: Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), Certificado de Destinação Final (CDF) e a Ficha de Emergência.

Através do sistema é possível visualizar e monitorar o andamento da gestão de resíduos, permitindo uma visão estratégica para a tomada de decisões.

Portanto, é importante perceber que a automação ligada à gestão de resíduos da indústria têxtil é essencial para o crescimento de empresas do setor, pois são primordiais para o aprimoramento de processos, preservação ambiental e conformidade com leis. Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

software online de emissão de mtr online
seta para cima