sustentabilidade                    
       
10 Setembro
7 min de leitura

O que é o índice ISE e como melhorar o equilíbrio ambiental na sua empresa?

cover image
O índice ISE, ou Índice de Sustentabilidade Empresarial, é uma ferramenta que avalia a sustentabilidade corporativa. Confira!
índice ISE

O índice ISE, ou Índice de Sustentabilidade Empresarial, é uma ferramenta que avalia a sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança. O ISE melhora o equilíbrio ambiental na empresa, uma vez que amplia o entendimento sobre a sustentabilidade.

No mercado financeiro, investidores têm optado por empresas socialmente responsáveis, sustentáveis e rentáveis para investir seus recursos. Eles consideram que empresas sustentáveis geram valor para o acionista a longo prazo, pois se apresentam mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais.

Pensando nisso, foi criado em 2005 o índice ISE, com objetivo de acompanhar o desempenho de empresas que atuam seguindo princípios de gestão responsável e sustentável. Neste artigo vamos entender melhor sobre o índice ISE. Confira!

Gestão ambiental

O que é o índice ISE?

índice ISE

O Índice de Sustentabilidade Empresarial, ou índice ISE, é uma ferramenta comparativa que avalia a performance das empresas listadas na B3 sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa.

O índice ISE é uma iniciativa pioneira na América Latina e iniciou em 2005.

Originalmente foi financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, seu desenho metodológico foi desenvolvido pelo FGVCes e B3.

O ISE cria um ambiente de investimento em que as empresas que atuam de forma compatível com as necessidades de desenvolvimento sustentável são diferenciadas no mercado. Ou seja, essas organizações se destacam, tendo melhores oportunidades de crescimento.

A MSCI acredita que os índices de sustentabilidade serão mais importantes que os tradicionais no mercado de investimentos. Logo, se sua empresa deseja ser mais competitiva e estar a frente em seu nicho de negócio é mais que necessário que ela invista em práticas sustentáveis, sociais e de governança.

Como uma empresa participa do índice ISE?

índice ISE

Incorporar o índice ISE na empresa significa enxergá-la de forma holística. A organização passa a analisar tanto seus aspectos econômicos e financeiros, como também os sociais, éticos e de sustentabilidade de forma unificada.

A incorporação do conceito confirma que ao aderir aos padrões de sustentabilidade a empresa reduz riscos, custo de capital e aumenta o valor econômico da organização.

Para estar no índice ISE, a empresa deve responder uma série de questionários e apresentar documentos que comprovem que em seus processos são incorporados a responsabilidade socioambiental e a governança.

O processo de seleção foi desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas.

Veja alguns exemplos de pontos avaliados para a empresa participar do índice ISE:

  • verificado se a organização está alinhada às práticas de sustentabilidade, ao compromisso com desenvolvimento sustentável, ao combate à corrupção e a transparência;

  • verificado se a empresa disponibiliza informações ao consumidor final sobre o produto e sobre os impactos deste ao meio ambiente e a sociedade;

  • realizado processos de fiscalização, processos de auditoria e conflito de interesses;

  • verificado a posição e ação empresarial nas áreas financeira, mudança do clima, ambiental e social.

Gerenciamento de resíduos

Quais empresas fazem parte do índice ISE?

Anualmente a B3 seleciona empresas com boas práticas de sustentabilidade para integrarem a carteira do Índice ISE.

Para a carteira deste ano (2020) a B3 escolheu 30 empresas, com 36 ações. Essas empresas representam 15 setores e somam R$ 1,64 trilhão em valor de mercado.

Entre as 30 empresas temos: Banco do Brasil, Bradesco, Braskem, Cemig, Cielo, Copel, Duratex, Eletrobrás, Itaú Unibanco, Klabin, Light, Lojas Americanas, Lojas Renner, Movida, MRV, Natura, Petrobrás Distribuidora, Santander, Telefônica e TIM.

A carteira ISE vigora no período de 06 de janeiro de 2020 a 01 de janeiro de 2021.

Para conhecer as demais empresas que fazem parte do índice ISE acesse aqui a Carteira Teórica IBOVESPA.

Ser sustentável: por que devemos pensar nisso para melhorar o equilíbrio ambiental?

índice ISE

A sustentabilidade de uma empresa é medida pelo impacto ambiental que suas atividades geram, e também pelo cumprimento de suas responsabilidades sociais e sua governança.

As empresas sustentáveis que almejam fazer parte do rol de empresas B3 olham os seguintes fatores:

  • o risco regulatório: empresas com práticas sustentáveis cumprem com a leis e regulamentos ambientais;

  • risco físico: empresas sustentáveis diminuem a poluição ambiental e a degradação dos recursos naturais, asseguram o desenvolvimento social e a proteção da saúde;

  • demanda: os consumidores são o termômetro. Eles se preocupam mais com produtos sustentáveis, logo, investir em processos que produzem produtos sustentáveis é o melhor;

  • acesso ao capital: práticas sustentáveis minimizam riscos e atraem mais investidores, consequentemente, aumenta o capital da empresa.

Você ainda pode ter dúvidas se é vantajosos investir em sustentabilidade. Pois bem, as boas ações de governança, responsabilidade social e ambiental ajudam organizações a obterem o sucesso longo prazo.

Como crescer financeiramente e melhorar o equilíbrio ambiental?

O índice ISE está em pauta no mercado de investimento e as empresas que desejam ampliar seu negócio terão que tomar algumas medidas. Para isso, integrar ações de sustentabilidade na estratégia da organização pode definitivamente ter impacto sobre sua receita.

Para integrar essas ações a implantação da gestão ambiental demonstra ser promissora. A gestão ambiental vem se tornando um grande aliado das empresas que buscam manter seus processos, aspectos e impacto ambiental sobre controle, para assim serem caracterizadas como uma empresa sustentável.

A gestão ambiental é uma importante estratégia para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente.

Através dela a organização obtém melhores oportunidades de negócios, melhora a sua imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental.

A gestão ambiental tem uma participação fundamental para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável. Com a gestão são elaborados projetos com o objetivo de alcançar resultados positivos em relação ao meio ambiente, bem como a redução dos impactos ambientais provocados pelas ações da empresa.

Como a gestão de resíduos reflete no índice ISE?

índice ISE

A preocupação com a sustentabilidade gerou reflexões sobre a função da empresa na solução de desafios globais como a fome, a pobreza e as agressões ao meio-ambiente.

O número de empresas que têm se empenhado na busca de melhores práticas ambientais, sociais e de governança é cada vez maior.

A empresa que deseja se manter competitiva no cenário atual, no qual o consumidor e investidores procurem empresas sustentáveis, precisa adotar práticas ecologicamente corretas. Entre as práticas mais comuns adotadas temos a de gestão de resíduos.

Realizar a gestão de resíduos é adotar um conjunto de ações adequadas nas etapas de coleta, armazenamento, transporte, tratamento, destinação final e disposição final ambientalmente adequada. Tais atividades envolvem uma relação entre aspectos administrativos, financeiros, legais e de planejamento.

O objetivo do gerenciamento é minimizar a produção de resíduos, preservar a saúde pública e a qualidade do meio ambiente.

A legislação que rege a gestão adequada de resíduos é a Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da Lei nº 12.305/2010. Conforme estabelecido na PNRS a gestão de resíduos deve garantir o máximo de reaproveitamento e reciclagem e a minimização dos rejeitos.

E o mais importante, a gestão aumenta os ganhos econômicos, pois são reduzidos custos com matéria prima ao reaproveitar os resíduos e custo com o seu descarte final.

Como um software de gestão contribui para melhorar o equilíbrio ambiental?

índice ISE

O uso de um Software de Gestão Ambiental pode ser o ideal para reduzir impacto ambiental que as empresas geram, e controlar o cumprimento de suas responsabilidades sociais e sua governança. Com o software é possível o controle total de todos os processos de gestão ambiental, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF e documentos em Word.

Pensando nisso a VG Resíduos desenvolveu um software em que todos os envolvidos na gestão ambiental podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Os benefícios em ter um software da VG Resíduos na gestão ambiental são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento das leis ambientais: com o software a empresa consegue implantar as diretrizes das leis ambientais, evitando assim, sofrer sanções, como multas e embargos;
  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo: o software permite manter um histórico sobre os processos produtivos. Com essas informações a empresa identifica os gargalos do processo, ou seja, onde é possível reduzir desperdícios. Isso permite reduzir os custos, por exemplo, com a aquisição de matéria prima e com a destinação dos resíduos;
  • padroniza a comunicação com fornecedores: a VG Resíduos conta com uma plataforma em que você encontra fornecedores aptos. Com a plataforma é possível encontrar um fornecedor mais próximo ao seu negócio, isso reduz o custo com transporte. Além disso, com o software de gestão é possível monitorar todos os documentos que os fornecedores devem emitir e possuir, incluindo licenças ambientais;
  • minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa: já que através do software é feito o controle completo da documentação e licenças evitando que a organização pague multas por não ter um documento exigido pelo órgão ambiental;
  • otimiza a elaboração de relatórios ambientais: reduz o tempo para elaboração dos relatórios, já que todas as informações necessárias estão arquivadas em um ambiente único.

Sendo assim, o índice ISE avalia a sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança. Através das práticas adotadas pelas empresas para fazerem parte das empresas B3 a organização melhora o equilíbrio ambiental.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar
seta para cima