Qual importância de um sistema de gestão ambiental em uma empresa?

20/07/2020

sistema de gestão ambiental

O sistema de gestão ambiental é uma importante estratégia de negócio para as empresas realizarem a gestão dos impactos dos seus produtos e serviços sobre o meio ambiente. Através do SGA a organização obtém melhores oportunidades de negócios, melhora a imagem e a administração de recursos energéticos e materiais, reduz riscos, acidentes ambientais e gastos desnecessários. Além disso, cumpre com a legislação ambiental.

A gestão ambiental controla e diminui os impactos que a empresa provoca ao meio ambiente. Por ser um modelo estratégico, a sua aplicação deve seguir um planejamento. Neste artigo vamos entender melhor a importância do sistema de gestão ambiental! Então vamos lá!

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

O que é sistema de gestão ambiental?

sistema de gestão ambiental

O Sistema de Gestão Ambiental consistem em um conjunto de procedimentos de gestão, a fim de tornar o processo produtivo ou prestação de serviço de uma empresa o mais sustentável possível.

É através do SGA que a empresa determina a sua gestão de meio ambiente, os objetivos e indicadores ambientais e como serão monitorados. Além disso, define quais os processos afetam o meio ambiente.

O Sistema de Gestão Ambiental foi estabelecido pela ABNT NBR ISO 14001. A ISO 14001:2015 tem como objetivo, o controle dos processos da empresa e sua relação com o meio ambiente. Assim, a norma abordará a questão de riscos, melhoria contínua, prevenção de acidentes e redução do impacto ambiental causado pelas operações da organização.

A implementação do SGA é exigida para empresas que estejam sujeitas a PNRS. No entanto, é necessário que todos os setores da empresa estejam alinhados com os objetivos do sistema de gestão ambiental.

Como implantar um sistema de gestão ambiental?

sistema de gestão ambiental

Inicialmente, na implantação do sistema de gestão ambiental é feito o mapeamento de todas as atividades realizadas pela empresa. O intuito é identificar quais são os aspectos e os impactos gerados em cada uma dessas atividades e como elas afetam o meio ambiente.

Depois de identificados os aspectos e impactos, são estabelecidos métodos de controle, de monitoramento e soluções tecnológicas para minimizar esses impactos.

É importante que todos os métodos e soluções tecnológicas estejam embasados nas exigências legais de cada ramo de atividade. Exemplo, indústrias de pneus devem estabelecer e implementar um sistema de logística reversa. A logística reversa de pneus é exigida por lei.

Posteriormente, inicia-se a fase de planejamento do SGA. Nessa fase é feita a classificação e avaliação dos impactos causados ao meio ambiente pelas atividades e processos produtivos da empresa, além do levantamento dos requisitos legais do âmbito federal, estadual e municipal relacionados a estas atividades.

Também, são definidos os objetivos e metas ambientais condizentes com a política ambiental estabelecida. Além de quais ações precisa ser tomada para alcançar os objetivos e metas.

biblioteca virtual

Conheça os benefícios do sistema de gestão ambiental

sistema de gestão ambiental

Além do sistema de gestão ambiental proporcionar para as empresas melhores oportunidades de negócios, há outros benefícios como:

  • melhoria na imagem da empresa;
  • promove a melhoria dos processos produtivos;
  • redução de riscos e acidentes ambientais;
  • melhoria na eficiência energética e materiais;
  • redução de gastos desnecessários com matéria prima;
  • redução na geração de resíduos e custo com a destinação;
  • cumprimento da legislação ambiental;
  • aumento da competitividade no mercado nacional e internacional;
  • possibilidade de obter melhores financiamentos, uma vez que a empresa - demonstra estar alinhada às políticas ambientais.

Adotar o sistema de gestão ambiental é o primeiro passo para aquelas empresas que estão buscando o desenvolvimento sustentável.

A organização que implanta o SGA alcança, assim, o principal objetivo da sustentabilidade, que é promover o equilíbrio entre a proteção ambiental e as necessidades socioeconômicas.

Qual a relação do SGA com a gestão de resíduos?

sistema de gestão ambiental

A gestão de resíduos demonstra ser uma aliada das organizações para eliminar os impactos negativos que os resíduos causam principalmente os associados ao descarte final. Além disso, contribui para alcançar a sustentabilidade. Haja vista que através da gestão serão adotadas práticas que contribuem para a preservação ambiental.

O Sistema de Gestão Ambiental possibilita o controle sobre os resíduos, o acompanhamento do ciclo de vida deles no impacto ambiental, o gerenciamento estruturado e o estabelecimento de objetivos e metas para redução na geração de resíduos.

Através do SGA os requisitos legais do âmbito federal, estadual e municipal serão cumpridos, como é o caso da elaboração dos relatórios e emissão de documentos que comprovam a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

As organizações que implementam o sistema de gestão ambiental têm a capacidade de evitar desperdícios, além de reutilizar os materiais que antes eram descartados, reduzindo assim custos com a aquisição de matéria prima.

O SGA é uma forma de organizar as ações ambientais na organização. Também, fornece uma gestão de resíduos eficiente para atingir os objetivos, uma vez que prioriza a melhoria contínua das ações ambientais.

Como a VG Resíduos auxilia a empresa a ter um SGA estruturado?

sistema de gestão ambiental

Para ter um sistema de gestão ambiental bem estruturado é necessário que toda a empresa esteja envolvida e comprometida com o desenvolvimento sustentável.

Uma forma de adotar medidas inteligentes ligadas ao sistema de gestão ambiental é a adoção da gestão de resíduos eficiente dentro da empresa. Para isso, o uso de um sistema automatizado tem demonstrado ser uma aliada para eliminar os impactos negativos sobre a economia e o meio ambiente. Isso graças ao desenvolvimento de plataformas de gestão de resíduos.

A plataforma da VG Resíduos é uma dessas plataformas, que auxilia na gestão de resíduos, gerenciamento, destinação, logística reversa e na coleta e transporte de resíduos de forma sustentável.

Um sistema automatizado mantém todas as informações e documentos gerados automaticamente em um ambiente único e confiável, de acordo com a legislação ambiental, para eliminar multas e perda de licença ambiental.

Outro benefício da automatização é a plataforma de compra e venda de resíduos. Através dessas plataformas, é possível negociar com fornecedores a coleta, transporte, tratamento e disposição final do resíduo.

Sendo assim, o sistema de gestão ambiental é um modelo estratégico de gestão para redução dos impactos ambientais gerados pelas atividades das empresas. Quando aplicado juntamente com a gestão de resíduos trás como benefício a redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais após o fim de sua vida útil. Trás também o aumento da competitividade e promoção da inovação, crescimento econômico e emprego.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!