×

Reciclagem: tudo que você precisa saber

Reciclagem: tudo que você precisa saber
2.3 (45.36%) 138 votos

No Brasil são produzidos aproximadamente sete milhões de toneladas de lixo urbano. Quando os resíduos são misturados, somente 1% destes resíduos podem ser reaproveitados, e quando ocorre a separação correta, o aproveitamento passa para a ser 70%.

Reciclar é uma forma de reduzir o lixo depositado no ambiente e todos podemos colaborar para a conscientização da sociedade sobre os benefícios dessa atividade.

Muitas pessoas utilizam essa forma de vida como fonte de renda, e ainda ajudam o meio ambiente. O profissional que destina o tempo para reciclagem é totalmente importante para o ciclo e redução da produção de lixos. Por isso que foi criada uma data comemorativa destinada somente a esse público. O dia do reciclador e da reciclagem que é celebrado 22 de novembro. Dia importante para esse profissional e para a atividade tão significativa para o meio ambiente.

Reciclagem: tudo que você precisa saber!

A reciclagem é um processo de conversão do desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir a necessidade de tratamento do lixo e a emissão de gases do efeito estufa.

A reciclagem é um componente importante na gestão dos resíduos sólidos e o terceiro componente na hierarquia dos resíduos: reduzir, reutilizar e reciclar!

São muitos os materiais que são recicláveis e podemos fazer a separação na nossa casa e no local de trabalho. Os materiais que são recicláveis são: vidro, papel, metal, plástico, tecido e componentes eletrônicos.

Também tem a compostagem, que é a reutilização dos detritos biodegradáveis, como o lixo de cozinha ou de jardim.

Os materiais que serão reciclados são transportados para uma cooperativa ou são recolhidos em locais estratégicos, esses materiais são limpos e reprocessados em novos materiais para a produção industrial.

Benefícios da reciclagem

Os benefícios são muitos, tanto para o meio ambiente, quanto para a área socioeconômica.

Para o meio ambiente: redução da acumulação dos resíduos, evitando a produção de novos materiais, como: papel, que exige o corte de árvores, com emissão de gases como metano e gás carbônico, consumo de energia, agressões ao solo, ar e água.

Na questão socioeconômica, a reciclagem contribui para o uso racional dos recursos naturais e da reposição dos recursos que podem ser reaproveitados. A reciclagem também proporciona uma melhora na qualidade de vida das pessoas, com a preservação das condições ambientais, e também gera renda para aquelas pessoas que encontram nessa atividade uma oportunidade de negócio.

Segundo um levantamento realizado em 2010 pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), naquele ano 443 municípios brasileiros tinham programas de coleta seletiva, o que representava 8% dos municípios, com concentração principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país (86%). Este serviço de coleta atendia 12% da população brasileira.

A regulamentação das atividades de coleta seletiva e reciclagem no Brasil teve um importante avanço no segundo semestre de 2010, quando foram sancionados a Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos [6] e o Decreto nº 7.404, que regulamentou a Lei nº 12.305, criando o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de logística reversa.

Estas novas políticas vieram, entre outras ações, regulamentar a atividade das cooperativas de trabalhadores do setor de coleta seletiva e traçar as diretrizes a serem seguidas pelas esferas de governo para implementar os serviços de coleta e reciclagem de resíduos sólidos.

Dicas para ajudar na gestão dos resíduos sólidos

Mesmo com profissionais que auxiliam na limpeza urbana, é essencial cada pessoa fazer a sua parte. Pode ser em casa, no local de trabalho ou em ambiente público.

Selecionamos algumas dicas para ajudar a separar o lixo e facilitar a gestão dos resíduos sólidos:

– separar o lixo orgânico do lixo inorgânico: separar o lixo orgânico (restos de comida), do lixo seco (papel, plástico, vidro);

– higienizar as embalagens: limpar com água as embalagens usadas, limpar com agua, por exemplo: cerveja, refrigerante, iogurte, garrafas PETs. Assim evita acúmulo de insetos e animais que são atraídos por objetos sujos. Além de evitar o mau cheiro.

– diminuir o tamanho do lixo: separar papéis e caixas de papelão, rasga-los e empilhá-los, pois ocupa menos espaço do que papel ou caixas amassados e jogados. E também facilita o trabalho dos catadores.

– amassar as latinhas: sempre que possível deverá amassar as latinhas de alumínio, economizando espaço e contribuindo para a gestão da coleta seletiva.

– secar as embalagens: embalagens tetrapack devem ser secadas e dobradas para ocupar menos espaço, não atrair animais ou insetos e gerar menos mau cheiro;

– separar o óleo de cozinha: armazenar garrafas PET após a utilização do óleo de cozinha, procurar postos de coleta desse produto. Com isso, evita o entupimento do encanamento, contribui para a produção de sabão de limpeza.

– embale os resíduos recicláveis: coloque em embalagens separadas e que sejam resistentes para facilitar para o reciclador de lixo efetuar o transporte.

– jogue lixo no local correto: deposite seus resíduos na lixeira, e não jogados nas ruas, evitando assim que animais ou pessoas possam rasga-los, e evita poluição nas vias públicas.

ISO 14001 e a gestão dos resíduos sólidos

Com a implantação da ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental sua empresa terá o auxílio para ter uma gestão eficiente dos resíduos sólidos, ter indicações de empresas de reciclagem.

A ISO 14001, focada na gestão ambiental, traz soluções para manter empresa dentro das legislações referentes ao campo de atuação da empresa, oferecendo um eficiente Sistema de Gestão Ambiental, e consequentemente a Gestão dos Resíduos Sólidos.

A nova versão da ISO 14001 saiu no final de 2015. A Verde Ghaia já está preparada para te dar todo suporte e assistência para a implantação e atualização da Certificação ISO 14001 2015.

Entre em contato com os consultores da Verde Ghaia e inicie sua Certificação o quanto antes! Conheça também a plataforma para Gerenciamento de resíduos.

Caso sua empresa precise gerenciar os resíduos sólidos que ela produz, mas você ainda não sabe a maneira correta de iniciar o processo, entre em contato com a VG Resíduos, empresa do Grupo Verde Ghaia, pelo telefone (31) 2127-9137.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© VG Residuos Ltda, 2018