sustentabilidade                    
       
20 Julho
4 min de leitura

Como um Software de Gestão ambiental auxilia a reduzir custos e evitar multas?

cover image
O uso de um Software de Gestão Ambiental pode ser o ideal para reduzir custos na gestão ambiental e evitar multas por danos ambientais ou descumprimento de leis e normas. Saiba mais!
software de gestão ambiental

O uso de um Software de Gestão Ambiental pode ser o ideal para reduzir custos na gestão ambiental e evitar multas por danos ambientais ou descumprimento de leis e normas. Com eles é possível o controle total de todos os processos de gestão ambiental, eliminando as antigas planilhas de Excel, licenças em PDF e documentos em Word.

A sociedade e o mercado têm exigido das empresas uma postura ambientalmente correta. Portanto, o desenvolvimento da gestão ambiental torna a empresa mais sustentável. Mas como fazer essa gestão ambiental sem aumentar custos? Neste artigo vamos entender melhor como um software contribui para a redução de custos e evita penalidades ambientais! Então vamos lá!

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Gestão ambiental e gestão de resíduos

software de gestão ambiental

Empresas que buscam garantir a sustentabilidade e cumprir todos os requisitos de conformidade ambiental precisam da gestão ambiental.

A Gestão Ambiental implantada dentro da organização resulta em um alcance dos objetivos de sustentabilidade, da redução de custos e dos impactos ambientais. Além disso, evita multas e outras penalidades.

A Gestão Ambiental está interligada por um conjunto de processos que fazem com que a organização caminhe para ter o menor impacto ambiental sobre o meio ambiente, por meio do desenvolvimento de algum produto ou serviço com qualidade ambiental, redução do desperdício e geração de resíduos, uso de energia renovável, etc..

Uma prática da gestão ambiental é o gerenciamento de resíduos. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, o gerenciamento de resíduos sólidos é o conjunto de ações exercidas nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final. Neste caso, fazer o gerenciamento dos resíduos é fundamental para os processos sustentáveis.

Como a gestão ambiental reduz custos e evita multas?

A gestão ambiental faz parte do novo cenário competitivo empresarial. O desenvolvimento de estratégias ambientais na empresa buscam controlar de forma apurada para evitar as multas ambientais e possibilitar a redução de custos. Além disso, a possibilidade de entrada em novos mercados, o aumento do lucro, e maior valor para a marca.

Para estabelecer uma gestão ambiental a empresa deve buscar ações e inovações para o uso eficiente de recursos e o incremento da produtividade. Isso pode ocorrer através de processos mais limpos, tratamento e reutilização de resíduos, matérias-primas menos poluentes, entre outros.

A gestão ambiental impulsiona inovações que leva a uma maior competitividade das empresas e o cumprimento das leis ambientais.

Gerenciamento de resíduos

Confira os benefícios em ter um software de gestão ambiental

software de gestão ambiental

O uso da tecnologia digital para melhorar a gestão ambiental surge como grande aliada da empresa.

Pensando nisso a VG Resíduos desenvolveu um software em que todos os envolvidos na gestão ambiental podem trabalhar de forma sistematizada e organizada, aumentando a eficácia da gestão. Os acompanhamentos podem ser feitos em um ambiente totalmente virtual. Possibilitando assim, a agilidade dos processos e a segurança das informações.

Os benefícios em ter um software da VG Resíduos na gestão ambiental são inúmeros, entre eles:

  • auxilia no cumprimento das leis ambientais: com o software a empresa consegue implantar as diretrizes das leis ambientais, evitando assim, sofrer sanções, como multas e embargos;

  • facilita a gestão de informações e evita perdas e falhas no processo: o software permite manter um histórico sobre os processos produtivos. Com essas informações a empresa identifica os gargalos do processo, ou seja, onde é possível reduzir desperdícios. Isso permite reduzir os custos, por exemplo, com a aquisição de matéria prima e com a destinação dos resíduos;

  • padroniza a comunicação com fornecedores: a VG Resíduos conta com uma plataforma em que você encontra fornecedores aptos. Com a plataforma é possível encontrar um fornecedor mais próximo ao seu negócio, isso reduz o custo com transporte. Além disso, com o software de gestão é possível monitorar todos os documentos que os fornecedores devem emitir e possuir, incluindo licenças ambientais;

  • minimiza a possibilidade de passivos ambientais e prejuízos para a empresa: já que através do software é feito o controle completo da documentação e licenças evitando que a organização pague multas por não ter um documento exigido pelo órgão ambiental;

  • otimiza a elaboração de relatórios ambientais: reduz o tempo para elaboração dos relatórios, já que todas as informações necessárias estão arquivadas em um ambiente único.

Confira leis ambientais que interferem na gestão de resíduos

Plataforma VG Resíduos

Confira as principais leis ambientais que interferem na gestão de resíduos de sua empresa.

Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, nº 6.938/81 Estabelece o princípio do poluidor pagador. Isso significa que todos os impactos causados por uma empresa precisam ser mitigados, pois geram um custo sobre a saúde, meio ambiente e sociedade.

Lei nº 9605/98 Define as sanções administrativas para quem cause algum tipo de impacto negativo no meio ambiente.

Resolução CONAMA nº001/86 Define o licenciamento

Lei nº 12.305 Política Nacional de Resíduos Sólidos que estabelece a implementação de sistemas de gestão de resíduos.

Sendo assim, um software de gestão ambiental surge como um grande aliad das empresas para reduzir custos e evitar multas. Por meio dessa tecnologia, a organização tem controle total sobre todos os seus processos que direta ou indiretamente podem causar impactos ambientais. Entre eles a gestão de resíduos. A gestão de resíduos faz parte de uma gestão ambiental eficiente e eficaz.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gerenciamento de resíduos
seta para cima