Subir

Software Online para Gestão de Resíduos

Controle de documentos e condicionantes

Auditoria de fornecedores

Integração com fornecedores

Ser negligente com o controle de documentação de fornecedores pode gerar muitos prejuízos.

Todos já ouvimos que tempo é dinheiro e, atualmente, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de perder tempo com arquivos de documentos que não se revelam úteis e eficazes.

Fichas amareladas e pilhas de documentos armazenados em armários empoeirados definitivamente não representam a moderna perspectiva de um modelo de Gestão de Fornecedores eficiente. A verdadeira Gestão de Fornecedores compreende uma questão muito mais complexa que o armazenamento de papéis. É, na verdade, uma atividade desafiadora capaz, inclusive, de melhorar a competitividade da sua empresa.

Em um mercado cada vez mais exigente e com maiores pressões dos concorrentes, nenhuma empresa pode deixar de buscar uma maior eficiência na sua gestão, e a gestão de fornecedores faz parte da missão de manejar uma gestão eficiente e de qualidade.

Porque é importante investir na Gestão de Fornecedores?


A Gestão de Fornecedores é um processo complexo que envolve a análise da necessidade de comprar determinado bem ou serviço, a avaliação e seleção de fornecedores, a gestão de contratos, o controle de licenças, a verificação do cumprimento de condicionantes e a contratação de fornecedores qualificados.

O aumento da competitividade no meio organizacional fez com que a gestão de fornecedores adquirisse uma posição estratégica para a qualidade e a credibilidade da sua organização. Gerir os fornecedores é a melhor forma de manter sob controle possíveis riscos de que terceiros possam afetar a qualidade do seu produto ou serviço, promover passivos ambientais e comprometer a reputação da sua marca.

O aumento da competitividade no meio organizacional fez com que a gestão de fornecedores adquirisse uma posição estratégica para a qualidade e a credibilidade da sua organização.

Porque é importante investir na Gestão de Fornecedores


A destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos, além de agradar aos consumidores mais exigentes, quando bem planejada e gerida, pode tornar-se uma fonte de receitas. Empresas que adotam uma postura sustentável podem ter custos operacionais reduzidos e um incremento significativo no marketing.

Por isso, a destinação ambientalmente adequada de resíduos sólidos está cada vez mais em alta não apenas pela força coercitiva da legislação, mas, principalmente, pelo retorno positivo às finanças, à abertura de novos mercados, à retenção de talentos que comungam destes ideais e ao marketing.

Vale destacar também que, no cenário atual, em que a terceirização do gerenciamento de resíduos é uma realidade cada vez mais forte, a dependência de determinados fornecedores considerados críticos, pode influenciar decisivamente no processo produtivo.

Quando uma empresa possui grande dependência de um fornecedor para manter sua produção ou receber produtos especializados (mercado com poucos fornecedores do produto depende de um) diz-se que esse fornecedor é crítico. Um descumprimento no prazo de entrega, por parte de um fornecedor crítico, comprometerá seriamente a qualidade e/ou os prazos que sua empresa tem com os seus clientes.

Além disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, trouxe como um de seus princípios fundamentais (art. 6º, VII) a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

O termo é definido no artigo 3º, como um “conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, para minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos, nos termos desta Lei”.

Dessa forma, todos aqueles que estão envolvidos no processo deverão assumir padrões sustentáveis de produção e consumo e observar normas operacionais específicas a fim de evitar riscos ou danos à segurança e à saúde pública, bem como minimizar eventuais impactos ambientais.

Considerando que o ciclo de vida do produto envolve uma série de etapas – desde o desenvolvimento do produto, a obtenção de matérias-primas e insumos, o processo produtivo, o consumo até a destinação/disposição final – muita atenção deve ser dedicada a cada uma delas, mas, principalmente, àquelas que não estarão sob a execução direta dos geradores.

O transporte e o tratamento de resíduos, por exemplo, por razões operacionais, na maioria dos casos, não são realizados diretamente pelo gerador. Isso, porém, não afasta a responsabilidade.

Empresas que demandam por tratamentos complexos e/ou apresentam um volume considerável de geração de resíduos, geralmente, terceirizam essa etapa do gerenciamento. É o que denominam de tratamento off-site.

A terceirização é, hoje, uma prática essencial em favor da sustentabilidade e responsabilidade social. O off-site é uma alternativa para quem não deseja arcar com os custos de construção de uma estação de tratamento própria. Deve, no entanto, ser realizada com um fornecedor experiente e confiável.

Optando pelo tratamento off-site, a indústria ganha com eficiência, agilidade e segurança.  Além disso, têm-se a certeza de que a escolha de um determinado método de tratamento é de fato o mais adequado.

De modo geral, dispensa-se o investimento em construções, operações e manutenções de uma estação própria; o espaço para armazenamento fica disponível; e abstêm-se de grande parte dos riscos operacionais, trabalhistas e ambientais. Ocorre também a simplificação da gestão; a redução de custos trabalhistas; e a melhoria na qualidade dos serviços, já que o serviço será realizado por profissionais especializados.

Gerir os fornecedores, portanto, é a melhor forma de manter sob controle possíveis riscos de que terceiros possam:

Afetar a qualidade do seu produto ou serviço

Promover passivos ambientais

Comprometer a reputação da sua marca

Os geradores devem contratar fornecedores que atuem sempre de acordo com as exigências legais.

Como o VG Resíduos pode ajudar na Gestão de Fornecedores da sua empresa?


Se você está tendo dificuldades em fazer essas implementações na sua empresa, a Verde Gaia e o VG resíduos são ótimas opções.

Por meio da tecnologia de informação, a sua empresa poderá ter uma gestão de qualidade implementada de forma prática, continuada e altamente eficiente.

O Grupo Verde Ghaia oferece treinamentos sobre a IS0 9001 e presta serviços de consultoria organizacional, auditoria aos fornecedores e controle de riscos legais, além de disponibilizar um software de gestão de resíduos, o VG Resíduos, que aperfeiçoa a sua relação com seus fornecedores.

Com o VG Resíduos, a gestão de fornecedores passa a contar com ferramentas de contagem de prazos para controle de condicionantes e licenças; a automatização dos processos de comunicação; a emissão de alertas para coleta; registro e conferência de comprovantes e todos os tradicionais documentos referentes ao tratamento e disposição/destinação final de resíduos sólidos.

VG Resíduos pode ajudar na Gestão de Fornecedores da sua empresa

Como a Gestão de Fornecedores pode melhorar a competitividade da sua empresa?


Alto padrão de qualidade

Com a certificação do sistema de gestão de qualidade sua empresa se credencia a mercados mais exigentes e potencialmente lucrativos.

Credibilidade da marca

A prevenção contra passivos ambientais e criminais e a preocupação com a qualidade do produto/serviço oferecido asseguram a credibilidade da organização.

Incremento do poder de negociação

Manter uma cadeia de fornecedores diversificada e alternativa é importante e muito saudável para as organizações. Compreender a rivalidade entre os concorrentes pode, então, viabilizar a competitividade a favor do seu negócio

Informações protegidas

Ainda que papéis sejam exigidos e necessários, ter documentos em formato digital faz com que você garanta a segurança das suas informações e não desperdice tempo nem dinheiro.

Organização

Documentos organizados deixam a rotina mais produtiva, dinâmica e eficiente.

Controle de documentos


Controle de documentos gestão de resíduos

O pleno controle de todos os registros e emissão de documentos padronizados é uma tarefa árdua se não for bem planejada e gerida.

Nesse contexto, VG Resíduos emerge como uma alternativa inovadora e dinâmica para viabilizar o manejo e monitoramento minucioso da documentação de todas as etapas do gerenciamento de resíduos.

Utilizando o software VG Resíduos, o gestor tem a possibilidade de controlar os serviços prestados pelos fornecedores e acompanhar as suas licenças.

O sistema disponibiliza um painel de tarefas e alertas para monitoramento das principais pendências e documentos com vencimento próximo; concede ao usuário maior segurança quanto ao cumprimento dos parâmetros legais; bem como auxilia no preenchimento de documentos - como o certificado de destinação final, ficha de emergência, manifesto de transporte, dentre outros –, permitindo upload e download de arquivos em formatos doc., xls e pdf.

Com o VG Resíduos, a sistematização das informações é automática e as dificuldades de controlar a atualização dos formulários utilizados deixam de ser vilãs.

O acompanhamento integral da gestão dos resíduos industriais torna-se mais prático, intuitivo e alinhado às alterações das legislações.

Auditoria de Fornecedores


O objetivo básico da auditoria de fornecedores é garantir que os processos de produção, embalagem, armazenamento, transporte e distribuição do produto estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos.

Trata-se de um processo para verificação da qualidade dos produtos e serviços adquiridos pela sua empresa. Em síntese, esse processo garante que as informações prestadas em documentos estejam em conformidade com os processos realizados na prática.

A auditoria de fornecedores é obrigatória para todas as indústrias submetidas à fiscalização da ANVISA e para empresas que desejam certificação de Gestão de Qualidade.

O sistema disponibiliza um painel de tarefas e alertas para monitoramento das principais pendências e documentos com vencimento próximo; concede ao usuário maior segurança quanto ao cumprimento dos parâmetros legais; bem como auxilia no preenchimento de documentos - como o certificado de destinação final, ficha de emergência, manifesto de transporte, dentre outros –, permitindo upload e download de arquivos em formatos doc., xls e pdf.

Com o VG Resíduos, a sistematização das informações é automática e as dificuldades de controlar a atualização dos formulários utilizados deixam de ser vilãs.

O acompanhamento integral da gestão dos resíduos industriais torna-se mais prático, intuitivo e alinhado às alterações das legislações.

ISO 9001 define, então, as normas e os procedimentos para a implantação de uma política de credenciamento, seleção e qualificação de fornecedores.

A auditoria de fornecedores visa à confiabilidade do cliente no processo do fornecedor. Isso porque, a partir de um sistema da qualidade funcional garante-se que haverá menos situações de não conformidades e que seus fornecedores saberão lidar eficazmente com eventuais desvios na curva da produção.

Por meio da auditoria de fornecedores, também é possível determinar parceiros organizacionais de confiança; obter respostas a questões pontuais que surgem sobre o desempenho da cadeia de fornecimento; a mitigação de riscos associados; e reduzir custos associados às atividades de gestão da cadeia de fornecimento, dada a contratação de uma avaliação independente.

Auditoria de Fornecedores

Manter-se atrelado com alto grau de dependência a um fornecedor pode representar um risco à produção e comprometer a qualidade e/ou os prazos que sua empresa tem com os seus clientes.

Utilizando o Mercado de Resíduos associado ao VG Resíduos você terá sempre a sua disposição uma rede de fornecedores recomendados, capacitados e devidamente licenciados ao alcance de um clique.

Além disso, o VG Resíduos aperfeiçoa a sua relação com seus fornecedores. A comunicação de pedidos de coleta é automatizada e o acompanhamento do status do serviço torna-se um indicador do relacionamento com seu fornecedor.

Com a auditoria de fornecedores, a consonância entre os tradicionais documentos referentes ao tratamento e disposição/destinação final de resíduos sólidos são confirmados, ou não, e todos os comprovantes são checados.

Controle de condicionantes


Condicionantes são compromissos assumidos pelas empresas que realizam atividades potencialmente poluidoras, com o intuito de evitar, diminuir ou compensar os impactos sociais e ambientais de um empreendimento.

O órgão licenciador do empreendimento será o responsável por avaliar os estudos de impacto ambiental e emitir a licença, desde que determinadas condicionantes sejam cumpridas; e, ainda, por estabelecer os parâmetros condicionantes.

Controle de condicionantes

O controle de condicionantes é, portanto, um instrumento que o governo utiliza para facilitar a fiscalização e controle de empresas potencialmente poluidoras e seus respectivos impactos negativos sobre o meio ambiente.

A ausência de controle de condicionantes gera confusão nos dados e prazos de entrega de formulários e relatórios. Esse tipo de erro pode acarretar graves consequências para sua empresa, inclusive, a cassação da licença e, consequentemente, a interrupção das atividades da atividade licenciada.

O controle de condicionantes realizado com base na implementação do VG Resíduos colabora para que a empresa ou seus fornecedores não venham a ser multados ou mesmo percam suas licenças ambientais de operação.

Quando planilhas eletrônicas, cronogramas, calendário e planos de ação não estão integrados em único sistema, sua empresa precisa contratar um profissional (ou uma equipe dependendo do tamanho do seu empreendimento) para gerenciar o controle das conformidades ambientais.

Esse controle pode ser feito de maneira eficiente, integrada e sem necessidade de contratação de pessoal específico para essa atividade.

Utilizando a tecnologia da informação você poderá manter atualizados os dados de sua empresa e de seus fornecedores, receber lembretes de forma automática de todos os prazos relacionados a condicionantes, específicas ou genéricas, a serem cumpridos.

Com VG Resíduos o controle de condicionantes é contínuo, integrado, sem transtornos, surpresas ou confusões.

Conheça mais sobre a plataforma!

Últimos Artigos