mercado de residuos                    
       
8 Abril
4 min de leitura

Como o Mercado de Resíduos facilita a busca de fornecedores?

cover image
O Mercado de Resíduos facilita a busca de fornecedores já que é um mecanismo para vender, comprar e trocar resíduos. Conheça!
mercado de resíduos

O Mercado de Resíduos facilita a busca de fornecedores já que é um mecanismo para vender, comprar e trocar resíduos, além de contratar transporte e tratamento dos resíduos.

Encontrar fornecedor qualificado é ponto importante na gestão de resíduos. O Mercado de Resíduos é uma plataforma que funciona para comercialização on-line de resíduos criando oportunidades e otimizando a gestão das organizações para melhor aproveitamento e destinação dos resíduos. Confira mais sobre o assunto!

Mercado de Resíduos facilita a busca de fornecedores

mercado de resíduos

Atualmente, com o avanço tecnológico, a compra e venda online se tornou a melhor opção para muitos, e por que não para as empresas? Essa tecnologia facilita a busca de fornecedores.

As vantagens em utilizar a tecnologia são o ganho de tempo e poder maior de negociação, pois é possível realizar uma pesquisa rápida e identificar bons fornecedores dentro da própria organização. Sem necessitar se deslocar ou agendar visitas. A tecnologia trouxe um processo de contratação mais rápido acabando com a perda de tempo.

Hoje é possível localizar fornecedores a partir de paginas da internet que reúnem várias empresas que fornece o serviço desejado ou de plataformas de busca.

Mercado de Resíduos, uma plataforma da VG Resíduos, é um desses ambientes onde geradores encontram fornecedores qualificados. Tudo isso através de um portal unificado de fornecedores e geradores.

Imagine você tendo acesso a diversos fornecedores em um único ambiente? Seria o ideal. Pois bem, o Mercado de Resíduos facilita a busca de fornecedores para coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos. Além de outros que desejam vender os seus resíduos transformando-os em matéria prima para outras organizações.

Com o Mercado de Resíduos os processos de homologação de fornecedores é facilitado, já que a plataforma permite que somente empresas que estejam em conformidade com as legislações componha o quadro de negociantes. Isto é, você tem segurança e confiabilidade nos serviços realizados e vendas acordadas.

Benefícios do Mercado de Resíduos

Mercado de Resíduos facilita a busca de fornecedores

Ao aderir o Mercado de Resíduos a sua empresa terá as seguintes vantagens:

  • redução dos gastos com transporte e disposição em local apropriado – na plataforma é possível encontrar o fornecedor mais próximo da empresa. Dessa forma os custos com transporte e disposição ficam mais baratos, já que a distância será menor. Além disso, o poder de negociação é melhor. Há vários fornecedores cadastrados o que permite encontrar o que tem melhor preço;
  • auxilio no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos – a política estabelece que o gerador de resíduos é responsável pela destinação ambientalmente correta dos resíduos. Através do Mercado de Resíduos ela consegue seguir todas diretrizes como o tratamento adequado, a implantação da logística reversa, a reciclagem e o reaproveitamento;
  • evita a saturação de aterro e lixões e os gastos, privados e públicos- através do Mercado de Resíduos a organização encontra alternativas para que o seu resíduo não vá parar em aterros. O resíduo pode ser negociado para outros reaproveitarem em seus processos;
  • evita contaminação de solo, água e ar e reduz a proliferação de vetores de doenças, que se reproduzem nos amontoados de resíduos - uma vez que esses resíduos terão um destino ambientalmente correto. Os fornecedores que compõem o catalago são licenciados, isso significa que cumprem com todas as normas e leis ambientais;
  • geração de lucro com algo que seria descartado – o Mercado de Resíduos gera lucro as empresas, quando esta dispõem seus resíduos para venda.

O Mercado de Resíduos trás segurança a sua empresa

Para homologar um fornecedor a empresa deve observar alguns critérios. Aderindo o Mercado de Resíduos o processo de homologação é facilitado, haja vista que para se cadastrar o fornecedor passa pela seleção.

Abaixo veremos alguns desses critérios:

1 – Cotação

Para conseguir o melhor custo-benefício, é bom avaliar o requisito cotação do seu fornecedor. Através desse requisito a empresa conseguirá trazer mais retornos financeiros, e em consequência reduzir o custo com a destinação de resíduos.

2 – Estabilidade financeira

Se o seu fornecedor estiver com problemas financeiros, há a possibilidade de ele ter problemas para destinar seus resíduos, como realizar o tratamento adequado, realizar o transporte de forma adequada ou mesmo destina-lo de forma ambientalmente correta. Deve-se sempre antecipar os riscos para evitar problemas e imprevistos uma vez que a responsabilidade pelo resíduo é compartilhada.

3 – Desempenho operacional

O desempenho do seu fornecedor é um requisito essencial para ser sempre bem avaliado. Os requisitos importantes para a avaliação desse requisito são:

– qualidade;

– flexibilidade;

– pontualidade;

– custo de garantia;

– tempo de resposta.

Para aprofundar mais no assunto, você pode consultar o artigo “Como a avaliação de fornecedores pode melhorar seu negócio? ” no site da consultoria online da Verde Ghaia.

Como participar da plataforma?

Gestão ambiental

Para participar da plataforma é muito fácil, basta entrar no site da VG Resíduos e realizar o cadastro. No cadastro você fornece informações sobre a empresa e o resíduo.

Se você é gerador e deseja destinar seus resíduos primeiro você deve gerar uma oferta e anunciar sua oferta de resíduos para que diversos fornecedores possam te encontrar.

Se para venda o comprador dá lances pelo seu resíduo. Ao final do leilão, você poderá entrar em contato com o vencedor e acertar todos os detalhes da negociação. Mas não se preocupe você não é obrigado a fechar negócio.

O comprador tem acesso gratuito para visualizar e realizar o cadastro de resíduos, com opção de contratação de funcionalidades exclusivas. O vendedor tem opções de contratos semestral e anual.

Os fornecedores podem firmar contratos mensais para veiculação de anúncios.

Sendo assim, o Mercado de Resíduos facilita a busca de fornecedores já que é uma plataforma que une compradores, geradores e tratadores. O acesso é fácil e permite que a empresa aumente seus lucros e reduza custos.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

seta para cima