Entenda a relação do ciclo de vida do produto com a PNRS e a nova versão da ISO 14001?

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

19/02/2021

Monitoramento da Geração de resíduos - Porque é importante e obrigações legais.

A PNRS institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada através da ordem de prioridade do gerenciamento de resíduos (não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos). O ciclo de vida do produto e a ordem de prioridade do gerenciamento de resíduos fazem parte da nova versão da ISO 14001, que tem como requisito a inserção da perspectiva do ciclo de vida dentro das organizações. Neste artigo você saberá tudo que precisa saber sobre a relação do ciclo de vida do produto com a PNRS e a nova versão da ISO 14001. Confira!

A exaustão dos recursos naturais e a degradação ambiental é uma preocupação constante na sociedade atual. Para as empresas atenderem as demandas do mercado e se manterem competitivas, preocupam-se cada vez mais com produtos e processos “verdes”, que estão relacionadas ao ciclo de vida do produto.

Por vezes, pensamos que os produtos que consumimos tem uma vida breve, entre o local onde foi adquirido e a lixeira. Porém, ao avaliar melhor a situação, entende-se que este não é o início e nem o fim do processo, já que muitas etapas já ocorreram antes (processo de extração de matérias-primas e fabricação do produto) e outras ainda irão ocorrer, como o Gerenciamento de Resíduos.

O desempenho ambiental dos produtos e processos já é uma questão-chave para empresas competitivas, visto que, entender melhor como funciona e quais são os impactos relacionados ao que é produzido é um grande diferencial de mercado, atrelado à gestão completa das atividades que são realizadas e visando novas tendências de mercado como a Economia Circular.

Veja abaixo o que abordaremos neste artigo:

ebook guia para otimizar a gestao de residuos minimizar custos e lucrar

Afinal, do que se trata o Ciclo de Vida do produto?

O ciclo de vida do produto são os estágios sucessivos e encadeados de um sistema de produto, desde a aquisição da matéria-prima ou geração de recursos naturais à disposição final.

No ponto de vista do marketing, esses estágios estão relacionados com a venda do produto, envolvendo a introdução do produto no mercado, crescimento das vendas, maturidade das vendas e por fim o declínio, conforme o gráfico abaixo:

maturidade das vendas.

Um bom planejamento estratégico da empresa ajuda a prolongar este ciclo, mantendo a fase de maturidade de um mesmo produto por muito tempo.

Neste artigo não discutiremos o ciclo de vida do produto sob este ponto de vista, e sim sob o ponto de vista ambiental, que vai desde sua extração ao pós-consumo, chegando à destinação final dos resíduos, também conhecido como Avaliação do Ciclo de Vida do Produto.

Conhecendo cada fase do ciclo de vida do produto, consegue-se entender a fase em encontra-se.

Uma vez que os produtos têm ciclos de vida cada vez mais curtos, as indústrias mais maduras se revitalizam através de diferenciação e segmentação do mercado.

Você já ouviu falar da história das coisas? Assista ao vídeo e veja como todos os produtos, da extração e produção até a venda, consumo e descarte, afetam comunidades em diversos países.

O que é avaliação de Ciclo de Vida (ACV)?

O que é avaliação de Ciclo de Vida (ACV)?

É uma metodologia de gestão ambiental, que avalia os impactos ambientais causados durante todo o ciclo de vida do produto, levando em consideração todas as fases, desde a retirada da matéria-prima da natureza até o retorno do produto pós-consumo (do berço ao túmulo).

A Avaliação Do Ciclo de Vida trata-se de compilar e avaliar as entradas, as saídas e os impactos ambientais potenciais de um sistema de produto ao longo do seu ciclo de vida. Por meio dessa avaliação, é possível verificar a quantificação das cargas ambientais e a ponderação dos impactos positivos e negativos gerados por um produto, sistema ou processo tem no meio ambiente.

As definições e etapas da ACV são encontradas na NBR ABNT ISO 14040 - Avaliação do ciclo de vida - Princípios e estrutura. Dentre as diversas normas ISO, existe a série ISO 14000, que se referem a normas de padres ambientais que tem como objetivo abordar aspectos como sistemas de gestão ambiental, auditorias ambientais. A norma atesta também a rotulagem ambiental, comunicação ambiental, desempenho ambiental, aspectos ambientais e terminologia, e ainda análise do ciclo de vida por meio da ISO 14040, em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

A ACV auxilia na identificação de oportunidades de melhoria nos aspectos ambientais dos produtos nas várias fases do seu ciclo de vida. Visa, também, a minimização do uso de componentes tóxicos, redução do consumo de água e energia, diminuição da geração de resíduos (e encontrar soluções para utilizá-los como subprodutos), redução dos custos dentro do processo, avaliação da utilização de máquinas e equipamentos, e ainda gerenciamento de outras atividades ambientais referentes ao processo industrial.

Entenda bem como funciona a Avaliação do Ciclo de Vida neste vídeo informativo.

software online de emissão de mtr online

E como o ciclo de vida está envolvido no Sistema de Gestão Ambiental da minha empresa?

A nova versão ISO 14001, publicada em setembro de 2015 tem como destaques: o alinhamento da Gestão Ambiental à estratégia da empresa, a gestão de riscos e a busca pela maior compatibilidade com as demais normas ISO. Isso quer dizer que as empresas certificadas ISO 14001 na nova versão da norma, possuem uma maior preocupação no gerenciamento dos aspectos ambientais durante o ciclo de vida do produto ou serviço da organização.

Dessa forma, o foco principal é a melhoria do desempenho ambiental e não a melhoria do desempenho do sistema de gestão, fazendo com que a análise ocorra com mais ênfase quanto as reais reduções de emissões, efluentes e resíduos que a empresa obteve com a implementação do SGA.

Além da mudança relacionada ao desempenho ambiental, outras alterações importantes foram realizadas para acompanhar o ritmo dinâmico das empresas e mantê-las competitivas frente às exigências do mercado, que envolveu: alteração na Estrutura de Alto Nível (Anexo SL), direcionamento estratégico, liderança e documentação.

A perspectiva dos ciclos de vida está relacionada na mudança do foco das organizações. A empresa deve ter uma postura mais responsável ambientalmente dentro da cadeia produtiva onde atuam. Antes analisavam os aspectos ambientais considerando os seus impactos ambientais enquanto estes estavam em seu poder. Agora a empresa precisa enxergar e avaliar onde é possível controlar ou influenciar no ciclo de vida.

Como exemplo, avaliar a escolha de matérias-primas que causem um menor impacto ambiental, optando por materiais de fontes renováveis ao invés de fontes não renováveis. Ou a escolha de um transporte que gere menos impactos ambientais.

O foco da perspectiva dos ciclos de vida é a busca por práticas socioambientais para a produção e o consumo conscientes, incluindo o uso eficiente de matérias-primas e energia e o gerenciamento de resíduos sólidos seguindo a ordem de prioridade da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Saiba mais em: O que é ISO 14001? E para saber mais sobre a nova versão, leia também o artigo: O que mudou com a ISO 14001:2015?

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a ACV

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a ACV

Um dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010 é estimular a implementação da avaliação do ciclo de vida do produto. A proposta dessa política é para que haja uma gestão integrada dos resíduos sólidos utilizando a logística reversa como sua principal ferramenta.

É aí que podemos relacionar a PNRS com a ACV, visto que no pós-consumo a logística reversa aparece como ferramenta a ser aplicada de forma que atenda o Sistema de Gestão Ambiental atual e a PNRS.

Como?

A ACV faz uma avaliação de toda a cadeia produtiva, visando mostrar os impactos ambientais que são causados durante toda a cadeia produtiva (do berço ao túmulo). Isso proporciona a busca pelo desenvolvimento sustentável das empresas e, coloca a logística reversa como uma atividade fundamental para a ACV, em que a empresa definirá e irá gerir os destinos de cada resíduo que fizer parte do meu processo produtivo.

Como facilitar a gestão de todo Ciclo de Vida do meu produto e processos?

A Verde Ghaia desenvolveu o VG Resíduos, um software para gestão de resíduos totalmente on-line, baseado na PNRS, que contempla todos os processos de gerenciamento de resíduos, desde a geração até a disposição final.

Essa ferramenta é solução para que sua empresa realize uma adequada gestão de resíduos, fornecedores, ajuda quanto ao cumprimento e controle da legislação, logística reversa e permite que vendedores e compradores de resíduos se cadastrem no Mercado de Resíduos permitindo a transformação do que era considerado um prejuízo para alguns em um novo nicho de negócios.

Saiba mais no artigo: VG Resíduos ocupa o terceiro lugar entre as 100 startups mais promissoras do Brasil.

Gostou desse tema ou achou o assunto relevante? Deixe seu comentário abaixo ou compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

Gerenciamento de resíduos

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5