Panorama da geração de resíduos da indústria automobilística x destinação correta no Brasil

Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5

03/11/2021

geração de resíduos da indústria automobilística

A geração de resíduos da indústria automobilística é uma grande preocupação junto ao descarte correto de resíduos.

A gestão eficaz de resíduos da indústria automobilística, além de transformar resíduos em algo lucrativo, pode aumentar a produtividade da empresa. Por meio da gestão eficaz é possível manter internamente os recursos da empresa pelo maior tempo possível, extraindo o valor máximo deles durante o uso.

A redução dos impactos ambientais que os resíduos da indústria automotiva causam ao meio ambiente é prioritária para o setor automobilístico. Para tanto, essas empresas têm adotado práticas sustentáveis em seus processos, como a redução, reutilização de veículos em fim de vida e a reciclagem.

Neste post, nós iremos ver:

Neste artigo, abordaremos mais sobre geração de resíduos da indústria automobilística e a destinação correta no Brasil. Continue conosco!

Agende uma demonstração Online

O que é considerado resíduos da indústria automobilística?

geração de resíduos da indústria automobilística

Os resíduos da indústria automobilística são aqueles derivados das indústrias de veículos ou de empresas que atuam no segmento automotivo. Em sua maioria, os resíduos automotivos são classificados como resíduos perigosos, por serem prejudiciais à saúde e ao meio ambiente se descartados indevidamente.

Pneus, estopas e EPIs contaminados com óleo, filtros de ar, filtros e frascos de óleo, serragem contaminada, efluentes contaminados com óleo e graxa são alguns dos resíduos automotivos mais comuns, geralmente, esses resíduos são gerados em concessionárias, postos de combustíveis, transportadoras e indústrias automotivas.

O problema se inicia pela forma de como esses resíduos são descartados. Somente no Brasil, 98,5% das sucatas e peças automotivas terminam em desmanches e depósitos a céu aberto que muitas vezes atua de forma irregular, isso quando não são descartados nas ruas. Os resíduos automotivos, em grande parte, estão contaminados com óleo lubrificante e este, por sua vez, é altamente poluente, principalmente em contato com água, comprometendo a oxigenação de rios e prejudicando a vida aquática.

Fabricantes e representantes devem se responsabilizar por seus resíduos automotivos, destinando de forma ambientalmente correta e legal. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº12.305/2010, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes que geram resíduos automotivos devem participar dos sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor.

Por que é importante na gestão de resíduos da indústria automobilística?

geração de resíduos da indústria automobilística

A gestão estratégica de resíduos da indústria automotiva, quando eficaz, aumenta os benefícios econômicos (redução de custos e aumento das receitas alternativas), sociais (atendimento às ODS e licença social de operação), ambientais (redução dos impactos diretos e indiretos) e de gestão (requisitos da ISO 14001 e aumento da governança e compliance das informações).

Um processo de gestão eficiente de resíduos implica em: identificação na fonte geradora das características de cada resíduo, avaliação das possibilidades de reaproveitamento no próprio processo ou de reposicionamento dos mesmos no mercado de resíduos.

Ao aperfeiçoar o processo de gestão e destinação de resíduos, a empresa reduz gastos com a aquisição de novos materiais, reduz o volume de resíduos que demandam tratamento especial com custo e, consequentemente, aumenta os lucros com a venda de resíduos.

Como a Gestão de Resíduos interfere para uma destinação correta?

geração de resíduos da indústria automobilística

O papel da gestão ambiental para as empresas é duplo: proteger o meio ambiente dos efeitos de seus produtos e proteger a própria empresa de multas e penalidades por não conformidade. A seguir, você encontrará informações essenciais sobre tudo o que você precisa saber a respeito da gestão ambiental dentro do gerenciamento de resíduos.

A gestão ambiental está começando a desempenhar um papel cada vez mais importante na proteção de nosso meio ambiente, bem como na saúde pública. Há uma preocupação crescente em relação à atenção que as empresas dão em relação aos impactos ambientais promovidos pela organização.

A maioria das empresas conta com sistemas de gestão ambiental para melhorar o desempenho de sua organização, reduzir custos, conquistar novos clientes e melhorar a imagem pública.

Esses sistemas de gestão ambiental tratam do impacto ambiental das atividades de uma organização, bem como ajudam a estabelecer metas, processos e procedimentos que irão melhorar o impacto que a empresa tem sobre o meio ambiente e a saúde do público. Eles também abrem caminho para que as organizações se tornem certificadas pela ISO 14001.

Ao implementar um sistema de gestão ambiental, as organizações podem melhorar continuamente seu desempenho ambiental, ajustando processos e procedimentos. Mas esses sistemas de gestão ambiental também podem ajudar a resolver questões não regulamentadas, incluindo conservação de energia, bem como promover um controle operacional mais forte.

Como VGR, como um software de gestão ambiental, pode ajudar?

geração de resíduos da indústria automobilística

O gerenciamento de resíduos da indústria automobilística é uma função crítica em qualquer organização, não apenas para economizar tempo e dinheiro, mas também para prevenir impactos adversos no meio ambiente.

Quanto mais tempo os problemas de gestão de resíduos são ignorados e mal gerenciados, mais complexos se tornam os problemas.

Pensando nisso, o sistema VGR Resíduos permite que você gerencie e reduza o desperdício, garanta a conformidade regulatória e melhore seu desempenho ambiental.

O uso da plataforma irá possibilitar para sua organização:

  • Simplificação e melhoria dos resíduos: otimização do gerenciamento de resíduos em sua organização por meio de perfis de resíduos. Identifique facilmente as fontes de resíduos, obtendo visibilidade e supervisão dos fornecedores e aumente a eficácia rastreando o movimento, quantidade e tipo de resíduo;
  • Controlar os custos relacionados ao lixo: identifique e selecione os transportadores de resíduos e instalações de descarte mais econômicas.
  • Automatize o gerenciamento de faturas vinculadas a empresas terceirizadas de descarte. Faça uma estimativa precisa de todos os custos para a eliminação de resíduos programada e futura pelos corretores; e
  • Garantia de conformidade regulamentar: reduza os riscos de não conformidade, rastreando todas as normativas pertinentes vinculados ao perfil do resíduo gerado, licenças de instalação e suas datas de validade.

Gostou desse assunto ou acha ele relevante? Compartilhe nas redes sociais ou deixe seu comentário abaixo.

Gestão ambiental

Compartilhe!


Curtiu este post?

Avaliação: 0.0/5